Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262676 |
Resumo: | O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social. |
id |
UFRGS-2_2b679e9511104d05810435b0fe8c410b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262676 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Laily Brasil dosCorbellini, Silvana2023-07-28T03:35:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/262676001174010O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social.application/pdfporPandemia de COVID-19 (2020-)Educação infantilContação de históriasTecnologia educacionalContação de histórias : o uso da videoaula no EREinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174010.pdf.txt001174010.pdf.txtExtracted Texttext/plain110447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/2/001174010.pdf.txte6ad3ec08dcf678b29d2ab8c96561158MD52ORIGINAL001174010.pdfTexto completoapplication/pdf406574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/1/001174010.pdf205a8fd94483d09649ee44466c6203d0MD5110183/2626762023-07-29 03:35:09.640314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
title |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
spellingShingle |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE Santos, Laily Brasil dos Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação infantil Contação de histórias Tecnologia educacional |
title_short |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
title_full |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
title_fullStr |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
title_full_unstemmed |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
title_sort |
Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE |
author |
Santos, Laily Brasil dos |
author_facet |
Santos, Laily Brasil dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Laily Brasil dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana |
contributor_str_mv |
Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação infantil Contação de histórias Tecnologia educacional |
topic |
Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação infantil Contação de histórias Tecnologia educacional |
description |
O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:35:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174010 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262676 |
identifier_str_mv |
001174010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/2/001174010.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/1/001174010.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6ad3ec08dcf678b29d2ab8c96561158 205a8fd94483d09649ee44466c6203d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224665662750720 |