Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253724 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido. |
id |
UFRGS-2_2ba7fb9b2fbde85ec55af1ded2f8b64c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253724 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Minuzi, Nathalie AssunçãoSonego, Anna Helena SilveiraMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2023-01-14T05:15:01Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/253724001159675O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido.The objective of the research was to develop a pedagogical model (MP) that allows the construction of digital teaching competences (CDD) with a focus on digital educational materials (MED). CDDs refer to a set of knowledge, skills and attitudes necessary for problem solving. The MP can be used as a possibility of integrating MED in pedagogical practices. Therefore, this study was characterized as applied research with a qualitative approach. The instrument for data collection was a semi-structured questionnaire with open and closed questions. The results made it possible to present a MP proposal that includes the profile of the teacher during the pandemic, a planning in the form of an architecture and pedagogical strategies to build the digital skills necessary for the application of MED in teaching practices. In this way, it is considered that PM developed and evaluated can contribute to meet the demands of teachers in higher education, both in remote and hybrid teaching.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42Tecnologia educacionalPedagogical modelDigital teaching skillsDigital educational materialsModelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superiorPedagogical model for building teachers digital skills : focus on the development of digital educational materials in higher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159675.pdf.txt001159675.pdf.txtExtracted Texttext/plain36713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/2/001159675.pdf.txtc5c2b8a86fbe09adfcd4ffe423b35d1bMD52ORIGINAL001159675.pdfTexto completoapplication/pdf2184609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/1/001159675.pdf8886c2a2e0a46526aa8c31b8d48b58a4MD5110183/2537242024-01-27 06:02:25.890798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical model for building teachers digital skills : focus on the development of digital educational materials in higher education |
title |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
spellingShingle |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior Minuzi, Nathalie Assunção Tecnologia educacional Pedagogical model Digital teaching skills Digital educational materials |
title_short |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
title_full |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
title_fullStr |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
title_sort |
Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior |
author |
Minuzi, Nathalie Assunção |
author_facet |
Minuzi, Nathalie Assunção Sonego, Anna Helena Silveira Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Sonego, Anna Helena Silveira Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minuzi, Nathalie Assunção Sonego, Anna Helena Silveira Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Pedagogical model Digital teaching skills Digital educational materials |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical model Digital teaching skills Digital educational materials |
description |
O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-14T05:15:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253724 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159675 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001159675 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/2/001159675.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/1/001159675.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5c2b8a86fbe09adfcd4ffe423b35d1b 8886c2a2e0a46526aa8c31b8d48b58a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225078726197248 |