Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minuzi, Nathalie Assunção
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sonego, Anna Helena Silveira, Machado, Letícia Sophia Rocha, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253724
Resumo: O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido.
id UFRGS-2_2ba7fb9b2fbde85ec55af1ded2f8b64c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253724
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Minuzi, Nathalie AssunçãoSonego, Anna Helena SilveiraMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2023-01-14T05:15:01Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/253724001159675O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido.The objective of the research was to develop a pedagogical model (MP) that allows the construction of digital teaching competences (CDD) with a focus on digital educational materials (MED). CDDs refer to a set of knowledge, skills and attitudes necessary for problem solving. The MP can be used as a possibility of integrating MED in pedagogical practices. Therefore, this study was characterized as applied research with a qualitative approach. The instrument for data collection was a semi-structured questionnaire with open and closed questions. The results made it possible to present a MP proposal that includes the profile of the teacher during the pandemic, a planning in the form of an architecture and pedagogical strategies to build the digital skills necessary for the application of MED in teaching practices. In this way, it is considered that PM developed and evaluated can contribute to meet the demands of teachers in higher education, both in remote and hybrid teaching.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42Tecnologia educacionalPedagogical modelDigital teaching skillsDigital educational materialsModelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superiorPedagogical model for building teachers digital skills : focus on the development of digital educational materials in higher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159675.pdf.txt001159675.pdf.txtExtracted Texttext/plain36713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/2/001159675.pdf.txtc5c2b8a86fbe09adfcd4ffe423b35d1bMD52ORIGINAL001159675.pdfTexto completoapplication/pdf2184609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/1/001159675.pdf8886c2a2e0a46526aa8c31b8d48b58a4MD5110183/2537242024-01-27 06:02:25.890798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical model for building teachers digital skills : focus on the development of digital educational materials in higher education
title Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
spellingShingle Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
Minuzi, Nathalie Assunção
Tecnologia educacional
Pedagogical model
Digital teaching skills
Digital educational materials
title_short Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
title_full Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
title_fullStr Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
title_full_unstemmed Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
title_sort Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior
author Minuzi, Nathalie Assunção
author_facet Minuzi, Nathalie Assunção
Sonego, Anna Helena Silveira
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Sonego, Anna Helena Silveira
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minuzi, Nathalie Assunção
Sonego, Anna Helena Silveira
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Pedagogical model
Digital teaching skills
Digital educational materials
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical model
Digital teaching skills
Digital educational materials
description O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-14T05:15:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253724
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159675
identifier_str_mv 1679-1916
001159675
url http://hdl.handle.net/10183/253724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/2/001159675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253724/1/001159675.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5c2b8a86fbe09adfcd4ffe423b35d1b
8886c2a2e0a46526aa8c31b8d48b58a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078726197248