Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264174 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo. |
id |
UFRGS-2_ad5951e2e7ea001930b1295e3e477670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264174 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Minuzi, Nathalie AssunçãoSonego, Anna Helena SilveiraAkazaki, Jacqueline MayumiBehar, Patrícia AlejandraMachado, Letícia Sophia RochaLonghi, Magalí Teresinha2023-08-31T03:31:54Z20231679-1916http://hdl.handle.net/10183/264174001174876O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo.The aim of the study was to determine the socio-affective competences required ofhigher education professors in the construction of digital educational materials (DEM). TheCOVID-19 pandemic caused changes in pedagogical practices, making it necessary foreducators to seek and develop DEM that address cognitive, technological, affective and socialaspects. Thus, a qualitative exploratory approach was used, targeting 28 professors. Datacollection occurred through the application of a questionnaire. As a result, professorsemphasized the importance of taking into account the socio-affective competences ofopenness to new, self-management, empathy and engagement, as well as maintainingcontinuity in the study.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 1 (jul. 2023), p. 433-443Ambiente virtual de aprendizagemAfetividadeEnsino a distânciaAprendizagemCompetencesSocio-affective competencesDigital educational materialsTeacher trainingCompetências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitaisTeaching socio-affective competences : a look at digital educational materialsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174876.pdf.txt001174876.pdf.txtExtracted Texttext/plain39894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/2/001174876.pdf.txt1e90389731b5034f71f55ef1da5ceb74MD52ORIGINAL001174876.pdfTexto completoapplication/pdf2105702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/1/001174876.pdfd24965a7bcd4bafec7d38daf02c0517dMD5110183/2641742024-01-27 06:01:07.945294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching socio-affective competences : a look at digital educational materials |
title |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
spellingShingle |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais Minuzi, Nathalie Assunção Ambiente virtual de aprendizagem Afetividade Ensino a distância Aprendizagem Competences Socio-affective competences Digital educational materials Teacher training |
title_short |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
title_full |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
title_fullStr |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
title_full_unstemmed |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
title_sort |
Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais |
author |
Minuzi, Nathalie Assunção |
author_facet |
Minuzi, Nathalie Assunção Sonego, Anna Helena Silveira Akazaki, Jacqueline Mayumi Behar, Patrícia Alejandra Machado, Letícia Sophia Rocha Longhi, Magalí Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Sonego, Anna Helena Silveira Akazaki, Jacqueline Mayumi Behar, Patrícia Alejandra Machado, Letícia Sophia Rocha Longhi, Magalí Teresinha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minuzi, Nathalie Assunção Sonego, Anna Helena Silveira Akazaki, Jacqueline Mayumi Behar, Patrícia Alejandra Machado, Letícia Sophia Rocha Longhi, Magalí Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Afetividade Ensino a distância Aprendizagem |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Afetividade Ensino a distância Aprendizagem Competences Socio-affective competences Digital educational materials Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Competences Socio-affective competences Digital educational materials Teacher training |
description |
O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-31T03:31:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264174 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174876 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001174876 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 1 (jul. 2023), p. 433-443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/2/001174876.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/1/001174876.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e90389731b5034f71f55ef1da5ceb74 d24965a7bcd4bafec7d38daf02c0517d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225097780920320 |