Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minuzi, Nathalie Assunção
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sonego, Anna Helena Silveira, Akazaki, Jacqueline Mayumi, Behar, Patrícia Alejandra, Machado, Letícia Sophia Rocha, Longhi, Magalí Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264174
Resumo: O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo.
id UFRGS-2_ad5951e2e7ea001930b1295e3e477670
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264174
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Minuzi, Nathalie AssunçãoSonego, Anna Helena SilveiraAkazaki, Jacqueline MayumiBehar, Patrícia AlejandraMachado, Letícia Sophia RochaLonghi, Magalí Teresinha2023-08-31T03:31:54Z20231679-1916http://hdl.handle.net/10183/264174001174876O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo.The aim of the study was to determine the socio-affective competences required ofhigher education professors in the construction of digital educational materials (DEM). TheCOVID-19 pandemic caused changes in pedagogical practices, making it necessary foreducators to seek and develop DEM that address cognitive, technological, affective and socialaspects. Thus, a qualitative exploratory approach was used, targeting 28 professors. Datacollection occurred through the application of a questionnaire. As a result, professorsemphasized the importance of taking into account the socio-affective competences ofopenness to new, self-management, empathy and engagement, as well as maintainingcontinuity in the study.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 1 (jul. 2023), p. 433-443Ambiente virtual de aprendizagemAfetividadeEnsino a distânciaAprendizagemCompetencesSocio-affective competencesDigital educational materialsTeacher trainingCompetências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitaisTeaching socio-affective competences : a look at digital educational materialsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174876.pdf.txt001174876.pdf.txtExtracted Texttext/plain39894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/2/001174876.pdf.txt1e90389731b5034f71f55ef1da5ceb74MD52ORIGINAL001174876.pdfTexto completoapplication/pdf2105702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/1/001174876.pdfd24965a7bcd4bafec7d38daf02c0517dMD5110183/2641742024-01-27 06:01:07.945294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching socio-affective competences : a look at digital educational materials
title Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
spellingShingle Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
Minuzi, Nathalie Assunção
Ambiente virtual de aprendizagem
Afetividade
Ensino a distância
Aprendizagem
Competences
Socio-affective competences
Digital educational materials
Teacher training
title_short Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
title_full Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
title_fullStr Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
title_full_unstemmed Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
title_sort Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais
author Minuzi, Nathalie Assunção
author_facet Minuzi, Nathalie Assunção
Sonego, Anna Helena Silveira
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Behar, Patrícia Alejandra
Machado, Letícia Sophia Rocha
Longhi, Magalí Teresinha
author_role author
author2 Sonego, Anna Helena Silveira
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Behar, Patrícia Alejandra
Machado, Letícia Sophia Rocha
Longhi, Magalí Teresinha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minuzi, Nathalie Assunção
Sonego, Anna Helena Silveira
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Behar, Patrícia Alejandra
Machado, Letícia Sophia Rocha
Longhi, Magalí Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Afetividade
Ensino a distância
Aprendizagem
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Afetividade
Ensino a distância
Aprendizagem
Competences
Socio-affective competences
Digital educational materials
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Competences
Socio-affective competences
Digital educational materials
Teacher training
description O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-31T03:31:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264174
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174876
identifier_str_mv 1679-1916
001174876
url http://hdl.handle.net/10183/264174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 1 (jul. 2023), p. 433-443
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/2/001174876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264174/1/001174876.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e90389731b5034f71f55ef1da5ceb74
d24965a7bcd4bafec7d38daf02c0517d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225097780920320