Análise da rigidez torcional de um veículo BAJA pelo método dos elementos finitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222508 |
Resumo: | A rigidez de um chassi é a propriedade fundamental para o correto funcionamento de todos os mecanismos de um automóvel. Garantir que um veículo tenha alta rigidez e pouca massa são indicadores essenciais de qualquer automóvel. No entanto, esses indicadores geralmente estão em conflito entre si, já que o aumento da rigidez é acompanhado com o aumento do peso do veículo. Este trabalho estuda, especificamente, a rigidez torcional de um veículo BAJA SAE. Através do método dos elementos finitos é possível obter resultados de rigidez torcional e validá-los com dados experimentais. A partir destes resultados, propõe-se novas geometrias a fim de maximizar a rigidez torcional. |
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Cunico, Pietro Gabriel RamosDe Leon, Daniel Milbrath2021-06-22T04:25:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/222508001126714A rigidez de um chassi é a propriedade fundamental para o correto funcionamento de todos os mecanismos de um automóvel. Garantir que um veículo tenha alta rigidez e pouca massa são indicadores essenciais de qualquer automóvel. No entanto, esses indicadores geralmente estão em conflito entre si, já que o aumento da rigidez é acompanhado com o aumento do peso do veículo. Este trabalho estuda, especificamente, a rigidez torcional de um veículo BAJA SAE. Através do método dos elementos finitos é possível obter resultados de rigidez torcional e validá-los com dados experimentais. A partir destes resultados, propõe-se novas geometrias a fim de maximizar a rigidez torcional.The rigidity of a chassis is a fundamental property for the correct functioning of the systems of a vehicle. Therefore, to ensure the vehicle has a high torsional stiffness and low weight is one of the best indicators. However, these indicators are usually in conflict because a high rigidity increases the vehicle's mass. This paper studies, specifically, the torsional stiffness of a BAJA’s vehicle. Through the finite element method, it is possible to obtain the results of torsional stiffness and compare them with experimental tests. Once validated, it is possible to study different geometries that can improve the torsional stiffness.application/pdfporTorção mecânicaChassisElementos finitosBAJA SAEFinite elementNumerical simulationTorsional stiffnessAnálise da rigidez torcional de um veículo BAJA pelo método dos elementos finitosAnalysis of torsional stiffness of a BAJA SAE vehicle by the finite element analysis info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126714.pdf.txt001126714.pdf.txtExtracted Texttext/plain41221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222508/2/001126714.pdf.txtc083205b371787d69b40697f7fdec07dMD52ORIGINAL001126714.pdfTexto completoapplication/pdf1251396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222508/1/001126714.pdfc7d3ee0f9f01e88d21037db2f317f7bbMD5110183/2225082021-06-26 04:38:04.362419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:38:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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