Currículo e política cultural da avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257849 |
Resumo: | A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos. |
id |
UFRGS-2_2bbeb0d67f222875661e4283266a8d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257849 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corazza, Sandra Mara2023-05-10T03:26:53Z19950100-3143http://hdl.handle.net/10183/257849000037105A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos.Based on the foucaultian perspective and cultural studies, this paper specifically applies relations between curriculum, culture, school knowledge, identity and power, by analysis of the evaluation mechanism of descriptive expert opinions produced at an elementary school, describing their strategic functions in the cultural policy of school-childhood and school knowledge. It presents several conclusions which allow one to suspend this school cultural policy mechanism so as to permanently question the thought systems and problem forms of social experience in which we find ourselves.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 47-59CurrículoAvaliaçãoCurrículoCulturaConhecimentoIdentidadeCurrículo e política cultural da avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000037105.pdf.txt000037105.pdf.txtExtracted Texttext/plain36420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/2/000037105.pdf.txt5aa994912066080f6616f69f5a69c705MD52ORIGINAL000037105.pdfTexto completoapplication/pdf246332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/1/000037105.pdff8b2d6bd243a98486f7d1d1aa06f2226MD5110183/2578492023-05-11 03:38:19.372438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:38:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo e política cultural da avaliação |
title |
Currículo e política cultural da avaliação |
spellingShingle |
Currículo e política cultural da avaliação Corazza, Sandra Mara Currículo Avaliação Currículo Cultura Conhecimento Identidade |
title_short |
Currículo e política cultural da avaliação |
title_full |
Currículo e política cultural da avaliação |
title_fullStr |
Currículo e política cultural da avaliação |
title_full_unstemmed |
Currículo e política cultural da avaliação |
title_sort |
Currículo e política cultural da avaliação |
author |
Corazza, Sandra Mara |
author_facet |
Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Avaliação Currículo Cultura Conhecimento Identidade |
topic |
Currículo Avaliação Currículo Cultura Conhecimento Identidade |
description |
A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos. |
publishDate |
1995 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1995 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T03:26:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257849 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000037105 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000037105 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 47-59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/2/000037105.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/1/000037105.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5aa994912066080f6616f69f5a69c705 f8b2d6bd243a98486f7d1d1aa06f2226 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225087699910656 |