Currículo e política cultural da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257849
Resumo: A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos.
id UFRGS-2_2bbeb0d67f222875661e4283266a8d92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corazza, Sandra Mara2023-05-10T03:26:53Z19950100-3143http://hdl.handle.net/10183/257849000037105A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos.Based on the foucaultian perspective and cultural studies, this paper specifically applies relations between curriculum, culture, school knowledge, identity and power, by analysis of the evaluation mechanism of descriptive expert opinions produced at an elementary school, describing their strategic functions in the cultural policy of school-childhood and school knowledge. It presents several conclusions which allow one to suspend this school cultural policy mechanism so as to permanently question the thought systems and problem forms of social experience in which we find ourselves.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 47-59CurrículoAvaliaçãoCurrículoCulturaConhecimentoIdentidadeCurrículo e política cultural da avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000037105.pdf.txt000037105.pdf.txtExtracted Texttext/plain36420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/2/000037105.pdf.txt5aa994912066080f6616f69f5a69c705MD52ORIGINAL000037105.pdfTexto completoapplication/pdf246332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/1/000037105.pdff8b2d6bd243a98486f7d1d1aa06f2226MD5110183/2578492023-05-11 03:38:19.372438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:38:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo e política cultural da avaliação
title Currículo e política cultural da avaliação
spellingShingle Currículo e política cultural da avaliação
Corazza, Sandra Mara
Currículo
Avaliação
Currículo
Cultura
Conhecimento
Identidade
title_short Currículo e política cultural da avaliação
title_full Currículo e política cultural da avaliação
title_fullStr Currículo e política cultural da avaliação
title_full_unstemmed Currículo e política cultural da avaliação
title_sort Currículo e política cultural da avaliação
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Avaliação
Currículo
Cultura
Conhecimento
Identidade
topic Currículo
Avaliação
Currículo
Cultura
Conhecimento
Identidade
description A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos.
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:26:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257849
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000037105
identifier_str_mv 0100-3143
000037105
url http://hdl.handle.net/10183/257849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 47-59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/2/000037105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257849/1/000037105.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5aa994912066080f6616f69f5a69c705
f8b2d6bd243a98486f7d1d1aa06f2226
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225087699910656