Olhos de poder sobre o currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231986 |
Resumo: | O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais. |
id |
UFRGS-2_d11ff4c2669dab278e5b852c8c512469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231986 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corazza, Sandra Mara2021-11-18T04:25:03Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231986000189506O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais.The ensay analyses the "eyes" on school-children, which produce the school biopolitics of Modernity. The textual operations articulate an archeo-genealogical analysis, in the foucaultian manner, ofthe interdiscoursive set formed by three positivities: pedagogy, clinicai medicine and the criminal/normative jurisprudence; describing some of the isomorphisms which permeate it and produce the evaluational technologies of observation, self-assessment and Descriptive Opinions; establishing correlations and analogies with the institutional field of school; political and cultural practices; and the exercises ofpower-knowledge and truth for the curricular practice, the children and their social groups.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 46-70CurrículoAvaliaçãoCulturePowerIdentitySchool-childhoodOlhos de poder sobre o currículoEyes of power on the curriculum info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000189506.pdf.txt000189506.pdf.txtExtracted Texttext/plain71114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231986/2/000189506.pdf.txte875b18ba15305bc5bec90f044d2e8efMD52ORIGINAL000189506.pdfTexto completoapplication/pdf379872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231986/1/000189506.pdfc6a7369dd08178102318cd856864380dMD5110183/2319862021-11-20 06:13:36.745754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Olhos de poder sobre o currículo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Eyes of power on the curriculum |
title |
Olhos de poder sobre o currículo |
spellingShingle |
Olhos de poder sobre o currículo Corazza, Sandra Mara Currículo Avaliação Culture Power Identity School-childhood |
title_short |
Olhos de poder sobre o currículo |
title_full |
Olhos de poder sobre o currículo |
title_fullStr |
Olhos de poder sobre o currículo |
title_full_unstemmed |
Olhos de poder sobre o currículo |
title_sort |
Olhos de poder sobre o currículo |
author |
Corazza, Sandra Mara |
author_facet |
Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Avaliação |
topic |
Currículo Avaliação Culture Power Identity School-childhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Culture Power Identity School-childhood |
description |
O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-18T04:25:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231986 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000189506 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000189506 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 46-70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231986/2/000189506.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231986/1/000189506.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e875b18ba15305bc5bec90f044d2e8ef c6a7369dd08178102318cd856864380d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042790449153 |