Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194854 |
Resumo: | O avanço tecnológico tem gerado significativas mudanças sociais. Da localidade à globalização surge uma geração com novas demandas de consumo.Na era da informação e do compartilhamento o turismo toma papel fundamental, ofertando inúmeros serviços através de plataformas e aplicativos. Este estudo analisa o comportamento dos usuários do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis, com o objetivo de identificar os atributos que influenciam no processo de decisão e determinam a compra de um meio de hospedagem. Para atingir os objetivos propostos para o trabalho utilizou-se uma abordagem no qual a primeira parte foi uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A segunda parte foi uma pesquisa quantitativa, através da técnica de aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os consumidores valorizam a localização, as avaliações de terceiros, as fotografias e o ar condicionado no momento de compra de um meio de hospedagem no site de reservas do Airbnb. Ainda que, atributos como amenities, geladeira, wifi, preço, transporte próximo e higiene e limpeza sejam considerados fatores muito importantes na escolha, não possuem alto grau de diferenciação entre as opções pesquisadas e, por isso, não se classificam como determinantes. |
id |
UFRGS-2_2be3c6da22c55e648f402796defd1967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194854 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bagatini, Virginia OsórioSlongo, Luiz Antonio2019-06-01T02:39:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/194854001091715O avanço tecnológico tem gerado significativas mudanças sociais. Da localidade à globalização surge uma geração com novas demandas de consumo.Na era da informação e do compartilhamento o turismo toma papel fundamental, ofertando inúmeros serviços através de plataformas e aplicativos. Este estudo analisa o comportamento dos usuários do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis, com o objetivo de identificar os atributos que influenciam no processo de decisão e determinam a compra de um meio de hospedagem. Para atingir os objetivos propostos para o trabalho utilizou-se uma abordagem no qual a primeira parte foi uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A segunda parte foi uma pesquisa quantitativa, através da técnica de aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os consumidores valorizam a localização, as avaliações de terceiros, as fotografias e o ar condicionado no momento de compra de um meio de hospedagem no site de reservas do Airbnb. Ainda que, atributos como amenities, geladeira, wifi, preço, transporte próximo e higiene e limpeza sejam considerados fatores muito importantes na escolha, não possuem alto grau de diferenciação entre as opções pesquisadas e, por isso, não se classificam como determinantes.The technological development has generated significant social impact. A new generation arises, from locally to globally, manifesting distinct consumption habits. In this new information and data sharing era, tourism plays an important role offering a great deal of services through digital platforms and apps. This research aims to identify the main attributes that are likely to influence the decision making process of Airbnb users, a digital real estate rental platform, thought behavior analysis. In order to collect data it was used a multi-method approach, firstly qualitative, through depth semi-structured interviews and secondly, quantitative, through questionnaire application. The research results demonstrate customers mostly value locality, others customers reviews, pictures available and air conditioning in the act of purchase. Nevertheless, attributes such as amenities, fridge, wifi, price, accessible transportation, hygiene and cleanness are considered significantly in the customer choice, they don't necessarily present high level of differentiation among the attributes. They are not considered decisive.application/pdfporAtributos de valorComportamento do consumidorDecisão de compraTurismoTourismAttributes.Purchase decision processConsumer behaviorAirbnbMeans of hostingOs atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnbinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091715.pdf.txt001091715.pdf.txtExtracted Texttext/plain159912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/2/001091715.pdf.txte43af41c558c224db85bf3f2cc186458MD52ORIGINAL001091715.pdfTexto completoapplication/pdf1870905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/1/001091715.pdf7caa3e0d614cc7b2bbf5ec67eaa6491fMD5110183/1948542019-06-02 02:38:57.543189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:38:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
title |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
spellingShingle |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb Bagatini, Virginia Osório Atributos de valor Comportamento do consumidor Decisão de compra Turismo Tourism Attributes. Purchase decision process Consumer behavior Airbnb Means of hosting |
title_short |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
title_full |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
title_fullStr |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
title_full_unstemmed |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
title_sort |
Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb |
author |
Bagatini, Virginia Osório |
author_facet |
Bagatini, Virginia Osório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagatini, Virginia Osório |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atributos de valor Comportamento do consumidor Decisão de compra Turismo |
topic |
Atributos de valor Comportamento do consumidor Decisão de compra Turismo Tourism Attributes. Purchase decision process Consumer behavior Airbnb Means of hosting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tourism Attributes. Purchase decision process Consumer behavior Airbnb Means of hosting |
description |
O avanço tecnológico tem gerado significativas mudanças sociais. Da localidade à globalização surge uma geração com novas demandas de consumo.Na era da informação e do compartilhamento o turismo toma papel fundamental, ofertando inúmeros serviços através de plataformas e aplicativos. Este estudo analisa o comportamento dos usuários do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis, com o objetivo de identificar os atributos que influenciam no processo de decisão e determinam a compra de um meio de hospedagem. Para atingir os objetivos propostos para o trabalho utilizou-se uma abordagem no qual a primeira parte foi uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A segunda parte foi uma pesquisa quantitativa, através da técnica de aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os consumidores valorizam a localização, as avaliações de terceiros, as fotografias e o ar condicionado no momento de compra de um meio de hospedagem no site de reservas do Airbnb. Ainda que, atributos como amenities, geladeira, wifi, preço, transporte próximo e higiene e limpeza sejam considerados fatores muito importantes na escolha, não possuem alto grau de diferenciação entre as opções pesquisadas e, por isso, não se classificam como determinantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-01T02:39:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194854 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091715 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194854 |
identifier_str_mv |
001091715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/2/001091715.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/1/001091715.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e43af41c558c224db85bf3f2cc186458 7caa3e0d614cc7b2bbf5ec67eaa6491f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242231775232 |