Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagatini, Virginia Osório
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194854
Resumo: O avanço tecnológico tem gerado significativas mudanças sociais. Da localidade à globalização surge uma geração com novas demandas de consumo.Na era da informação e do compartilhamento o turismo toma papel fundamental, ofertando inúmeros serviços através de plataformas e aplicativos. Este estudo analisa o comportamento dos usuários do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis, com o objetivo de identificar os atributos que influenciam no processo de decisão e determinam a compra de um meio de hospedagem. Para atingir os objetivos propostos para o trabalho utilizou-se uma abordagem no qual a primeira parte foi uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A segunda parte foi uma pesquisa quantitativa, através da técnica de aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os consumidores valorizam a localização, as avaliações de terceiros, as fotografias e o ar condicionado no momento de compra de um meio de hospedagem no site de reservas do Airbnb. Ainda que, atributos como amenities, geladeira, wifi, preço, transporte próximo e higiene e limpeza sejam considerados fatores muito importantes na escolha, não possuem alto grau de diferenciação entre as opções pesquisadas e, por isso, não se classificam como determinantes.
id UFRGS-2_2be3c6da22c55e648f402796defd1967
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bagatini, Virginia OsórioSlongo, Luiz Antonio2019-06-01T02:39:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/194854001091715O avanço tecnológico tem gerado significativas mudanças sociais. Da localidade à globalização surge uma geração com novas demandas de consumo.Na era da informação e do compartilhamento o turismo toma papel fundamental, ofertando inúmeros serviços através de plataformas e aplicativos. Este estudo analisa o comportamento dos usuários do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis, com o objetivo de identificar os atributos que influenciam no processo de decisão e determinam a compra de um meio de hospedagem. Para atingir os objetivos propostos para o trabalho utilizou-se uma abordagem no qual a primeira parte foi uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A segunda parte foi uma pesquisa quantitativa, através da técnica de aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os consumidores valorizam a localização, as avaliações de terceiros, as fotografias e o ar condicionado no momento de compra de um meio de hospedagem no site de reservas do Airbnb. Ainda que, atributos como amenities, geladeira, wifi, preço, transporte próximo e higiene e limpeza sejam considerados fatores muito importantes na escolha, não possuem alto grau de diferenciação entre as opções pesquisadas e, por isso, não se classificam como determinantes.The technological development has generated significant social impact. A new generation arises, from locally to globally, manifesting distinct consumption habits. In this new information and data sharing era, tourism plays an important role offering a great deal of services through digital platforms and apps. This research aims to identify the main attributes that are likely to influence the decision making process of Airbnb users, a digital real estate rental platform, thought behavior analysis. In order to collect data it was used a multi-method approach, firstly qualitative, through depth semi-structured interviews and secondly, quantitative, through questionnaire application. The research results demonstrate customers mostly value locality, others customers reviews, pictures available and air conditioning in the act of purchase. Nevertheless, attributes such as amenities, fridge, wifi, price, accessible transportation, hygiene and cleanness are considered significantly in the customer choice, they don't necessarily present high level of differentiation among the attributes. They are not considered decisive.application/pdfporAtributos de valorComportamento do consumidorDecisão de compraTurismoTourismAttributes.Purchase decision processConsumer behaviorAirbnbMeans of hostingOs atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnbinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091715.pdf.txt001091715.pdf.txtExtracted Texttext/plain159912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/2/001091715.pdf.txte43af41c558c224db85bf3f2cc186458MD52ORIGINAL001091715.pdfTexto completoapplication/pdf1870905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/1/001091715.pdf7caa3e0d614cc7b2bbf5ec67eaa6491fMD5110183/1948542019-06-02 02:38:57.543189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:38:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
title Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
spellingShingle Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
Bagatini, Virginia Osório
Atributos de valor
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Turismo
Tourism
Attributes.
Purchase decision process
Consumer behavior
Airbnb
Means of hosting
title_short Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
title_full Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
title_fullStr Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
title_full_unstemmed Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
title_sort Os atributos que determinam a escolha de um meio de hospedagem através do site de reservas do Airbnb
author Bagatini, Virginia Osório
author_facet Bagatini, Virginia Osório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagatini, Virginia Osório
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Atributos de valor
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Turismo
topic Atributos de valor
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Turismo
Tourism
Attributes.
Purchase decision process
Consumer behavior
Airbnb
Means of hosting
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism
Attributes.
Purchase decision process
Consumer behavior
Airbnb
Means of hosting
description O avanço tecnológico tem gerado significativas mudanças sociais. Da localidade à globalização surge uma geração com novas demandas de consumo.Na era da informação e do compartilhamento o turismo toma papel fundamental, ofertando inúmeros serviços através de plataformas e aplicativos. Este estudo analisa o comportamento dos usuários do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis, com o objetivo de identificar os atributos que influenciam no processo de decisão e determinam a compra de um meio de hospedagem. Para atingir os objetivos propostos para o trabalho utilizou-se uma abordagem no qual a primeira parte foi uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A segunda parte foi uma pesquisa quantitativa, através da técnica de aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que os consumidores valorizam a localização, as avaliações de terceiros, as fotografias e o ar condicionado no momento de compra de um meio de hospedagem no site de reservas do Airbnb. Ainda que, atributos como amenities, geladeira, wifi, preço, transporte próximo e higiene e limpeza sejam considerados fatores muito importantes na escolha, não possuem alto grau de diferenciação entre as opções pesquisadas e, por isso, não se classificam como determinantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-01T02:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091715
url http://hdl.handle.net/10183/194854
identifier_str_mv 001091715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/2/001091715.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194854/1/001091715.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e43af41c558c224db85bf3f2cc186458
7caa3e0d614cc7b2bbf5ec67eaa6491f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574203854848