Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoupantis, Ioanis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203888
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo compreender quais são os atributos mais importantes no processo de tomada de decisão de compra do consumidor de incenso. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por realizar duas etapas de pesquisa, a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de incenso como parte da pesquisa qualitativa. Dessa forma, a análise das entrevistas permitiu a identificação de atributos no processo de compra de incensos. Na segunda etapa, com o objetivo de mensurar a importância dos atributos identificados na etapa anterior, foi realizado a criação do instrumento de coleta de dados baseados nos resultados das entrevistas em profundidade. O questionário, instrumento dessa pesquisa quantitativa, foi respondido por 232 residentes de Porto Alegre. Para análise dos resultados, os consumidores foram divididos conforme sua frequência de uso do produto, denominados de Heavy Users e de Light Users - sendo o primeiro grupo com maior frequência de consumo. Com informações sobre hábitos de consumo, características e motivos do consumidor foram realizadas análises descritivas sobre os atributos mais importantes e os atributos que podem determinar a escolha de alternativas. Nesse sentido, realizaram-se cruzamentos dos dados da pesquisa quantitativa com o objetivo de melhor compreender o consumidor e suas preferências na avaliação de alternativas. Portanto, o presente estudo identificou e analisou atributos no processo de tomada de decisão de compra, assim os atributos capazes de determinar a escolha de compra de incensos são: fragrância do incenso, cheiro sentido na embalagem e a fixação do aroma no ambiente.
id UFRGS-2_3cc6c70e3ae03159887e536b5ee39dc3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203888
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zoupantis, IoanisNicolao, Leonardo2019-12-27T04:04:53Z2019http://hdl.handle.net/10183/203888001107580O presente trabalho teve por objetivo compreender quais são os atributos mais importantes no processo de tomada de decisão de compra do consumidor de incenso. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por realizar duas etapas de pesquisa, a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de incenso como parte da pesquisa qualitativa. Dessa forma, a análise das entrevistas permitiu a identificação de atributos no processo de compra de incensos. Na segunda etapa, com o objetivo de mensurar a importância dos atributos identificados na etapa anterior, foi realizado a criação do instrumento de coleta de dados baseados nos resultados das entrevistas em profundidade. O questionário, instrumento dessa pesquisa quantitativa, foi respondido por 232 residentes de Porto Alegre. Para análise dos resultados, os consumidores foram divididos conforme sua frequência de uso do produto, denominados de Heavy Users e de Light Users - sendo o primeiro grupo com maior frequência de consumo. Com informações sobre hábitos de consumo, características e motivos do consumidor foram realizadas análises descritivas sobre os atributos mais importantes e os atributos que podem determinar a escolha de alternativas. Nesse sentido, realizaram-se cruzamentos dos dados da pesquisa quantitativa com o objetivo de melhor compreender o consumidor e suas preferências na avaliação de alternativas. Portanto, o presente estudo identificou e analisou atributos no processo de tomada de decisão de compra, assim os atributos capazes de determinar a escolha de compra de incensos são: fragrância do incenso, cheiro sentido na embalagem e a fixação do aroma no ambiente.This study aimed to understand what are the most important attributes in the process of consumer buying decision. To achieve this purpose, it was decided to conduct two stages of research, the first is exploratory study and second descriptive. In the first stage, ten in-depth interviews were conducted with incense consumers as part of the qualitative research.Thus, the analysis of the interviews allowed the identification of attributes in incense buying process.In the second stage, with the objective of measuring the importance of the attributes identified in the previous stage, the instrument of data collection based on the results of the in-depth interviews was created. Therefore, the instrument of this quantitative survey was answered by 232 residents of Porto Alegre. To analyze the results, consumers were divided according to their frequency of use of the product, called Heavy Users and Light Users - being the first group with the highest consumption frequency. With information about consumer habits, characteristics of the sample and consumer motivation, descriptive analysis were performed on the most important attributes and attributes that can determine the choice of alternatives in buying incense. The results of the research presents intersections of quantitative research data in order to better understand consumers and their preferences in choosing alternatives. Therefore, the present study identified and analyzed attributes in the process of purchasing decision, so the attributes able to determine the choice of buying incense are: fragrance of incense, smell sense in packing and fixation of aroma into the environment.application/pdfporMarketingAtributos de valorDecisão de compraComportamento do consumidorConsumer behaviorAttributesPurchase decision processIncenseImportância dos atributos associados ao processo de escolha de incensoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107580.pdf.txt001107580.pdf.txtExtracted Texttext/plain156809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203888/2/001107580.pdf.txte63d530d0ad4101370fc095c6090550eMD52ORIGINAL001107580.pdfTexto completoapplication/pdf1255223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203888/1/001107580.pdf57faade37fe0984c21ab29a593444d55MD5110183/2038882023-05-06 03:26:39.64792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
title Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
spellingShingle Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
Zoupantis, Ioanis
Marketing
Atributos de valor
Decisão de compra
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Attributes
Purchase decision process
Incense
title_short Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
title_full Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
title_fullStr Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
title_full_unstemmed Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
title_sort Importância dos atributos associados ao processo de escolha de incenso
author Zoupantis, Ioanis
author_facet Zoupantis, Ioanis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zoupantis, Ioanis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolao, Leonardo
contributor_str_mv Nicolao, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Atributos de valor
Decisão de compra
Comportamento do consumidor
topic Marketing
Atributos de valor
Decisão de compra
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Attributes
Purchase decision process
Incense
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Attributes
Purchase decision process
Incense
description O presente trabalho teve por objetivo compreender quais são os atributos mais importantes no processo de tomada de decisão de compra do consumidor de incenso. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por realizar duas etapas de pesquisa, a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de incenso como parte da pesquisa qualitativa. Dessa forma, a análise das entrevistas permitiu a identificação de atributos no processo de compra de incensos. Na segunda etapa, com o objetivo de mensurar a importância dos atributos identificados na etapa anterior, foi realizado a criação do instrumento de coleta de dados baseados nos resultados das entrevistas em profundidade. O questionário, instrumento dessa pesquisa quantitativa, foi respondido por 232 residentes de Porto Alegre. Para análise dos resultados, os consumidores foram divididos conforme sua frequência de uso do produto, denominados de Heavy Users e de Light Users - sendo o primeiro grupo com maior frequência de consumo. Com informações sobre hábitos de consumo, características e motivos do consumidor foram realizadas análises descritivas sobre os atributos mais importantes e os atributos que podem determinar a escolha de alternativas. Nesse sentido, realizaram-se cruzamentos dos dados da pesquisa quantitativa com o objetivo de melhor compreender o consumidor e suas preferências na avaliação de alternativas. Portanto, o presente estudo identificou e analisou atributos no processo de tomada de decisão de compra, assim os atributos capazes de determinar a escolha de compra de incensos são: fragrância do incenso, cheiro sentido na embalagem e a fixação do aroma no ambiente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:04:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107580
url http://hdl.handle.net/10183/203888
identifier_str_mv 001107580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203888/2/001107580.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203888/1/001107580.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e63d530d0ad4101370fc095c6090550e
57faade37fe0984c21ab29a593444d55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447258499383296