Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199856
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Escola Técnica Monteiro Lobato, com a turma MEC33, do terceiro ano do curso técnico em mecânica. Foram utilizadas mídias digitais para a construção de um manual impresso, voltado ao aprendizado de máquinas de comando numérico computadorizado – CNC, a fim de diminuir os principais erros na utilização do equipamento e melhorar os índices de aprendizagem do curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Monteiro Lobato. Como se trata de uma disciplina bastante técnica, com diversos códigos e procedimentos, as turmas geralmente apresentam dificuldades. Por meio da análise junto ao diagnóstico de turma, foi possível identificar as principais dificuldades no aprendizado desta disciplina. O objetivo do presente trabalho é utilizar mídias para confeccionar um manual didático voltado ao aprendizado, a fim de diminuir os principais erros na utilização do equipamento e melhorar os índices de aprendizagem. Por se tratar de operações complexas, tornou-se necessário fazer relatórios de procedimentos para a utilização da máquina, com a coleta de dados; e baseados no manual do fabricante, desenvolveu-se o manual impresso. Apesar de existir o manual do fabricante, este não apresenta uma linguagem de aprendizado contemplando apenas a funcionalidade do equipamento, sendo necessária uma abordagem didática para facilitar o entendimento na utilização da máquina. Com a coleta de dados e utilizando-se recursos digitais para edição de texto e fotografia, desenvolveu-se um manual didático, impresso, contemplando a parte de operação e programação do Centro de Usinagem Romi-Discovery 560. Como contribuição, espera-se diminuir o tempo de aprendizagem do aluno na utilização da máquina, diminuir a ocorrência de erros básicos na utilização do equipamento, melhorar os índices de aprendizagens, bem como facilitar a aprendizagem do aluno.
id UFRGS-2_2c4d9e2886cb00ba98e220885210e237
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199856
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Daniel da SilvaMehlecke, Querte Teresinha Conzi2019-10-01T03:41:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/199856001102564O presente trabalho foi realizado na Escola Técnica Monteiro Lobato, com a turma MEC33, do terceiro ano do curso técnico em mecânica. Foram utilizadas mídias digitais para a construção de um manual impresso, voltado ao aprendizado de máquinas de comando numérico computadorizado – CNC, a fim de diminuir os principais erros na utilização do equipamento e melhorar os índices de aprendizagem do curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Monteiro Lobato. Como se trata de uma disciplina bastante técnica, com diversos códigos e procedimentos, as turmas geralmente apresentam dificuldades. Por meio da análise junto ao diagnóstico de turma, foi possível identificar as principais dificuldades no aprendizado desta disciplina. O objetivo do presente trabalho é utilizar mídias para confeccionar um manual didático voltado ao aprendizado, a fim de diminuir os principais erros na utilização do equipamento e melhorar os índices de aprendizagem. Por se tratar de operações complexas, tornou-se necessário fazer relatórios de procedimentos para a utilização da máquina, com a coleta de dados; e baseados no manual do fabricante, desenvolveu-se o manual impresso. Apesar de existir o manual do fabricante, este não apresenta uma linguagem de aprendizado contemplando apenas a funcionalidade do equipamento, sendo necessária uma abordagem didática para facilitar o entendimento na utilização da máquina. Com a coleta de dados e utilizando-se recursos digitais para edição de texto e fotografia, desenvolveu-se um manual didático, impresso, contemplando a parte de operação e programação do Centro de Usinagem Romi-Discovery 560. Como contribuição, espera-se diminuir o tempo de aprendizagem do aluno na utilização da máquina, diminuir a ocorrência de erros básicos na utilização do equipamento, melhorar os índices de aprendizagens, bem como facilitar a aprendizagem do aluno.The present work was carried out at the Technical School Monteiro Lobato, with the MEC33 group, of the third year of the technical course in mechanics. Digital media were used to construct a printed manual, aimed at the learning of numerical computerized CNC machines, in order to reduce the main errors in the use of the equipment and to improve the learning indices of the Technician in Mechanics course at Escola Técnica Monteiro Lobato. As it is a very technical discipline, with several codes and procedures, the classes usually present difficulties. Through the analysis with the diagnosis of the class, it was possible to identify the main difficulties in the learning of this discipline. The aim of this study is to use media to create a didactic manual for learning in order to reduce the main errors in the use of the equipment and to improve the learning indexes. Because these were complex operations, it became necessary to make reports of procedures for the use of the machine, with data collection; and based on the manufacturer's manual, the printed manual has been developed. Although the manufacturer's manual exists, it does not present a language of learning contemplating only the functionality of the equipment, being necessary a didactic approach to facilitate the understanding in the use of the machine. With the collection of data and using digital resources for text and photo editing, a didactic manual was developed, including the operation and programming part of the Romi-Discovery 560 Machining Center. As a contribution, it is expected to decrease the learning time of the student in the use of the machine, to reduce the occurrence of basic errors in the use of the equipment, to improve the indices of learning, as well as to facilitate the learning of the student.application/pdfporDidáticaManualAprendizagemDidacticsPrinted ManualUtilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino TécnicoUse of digital and printed media in the learning process in Technical Education info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102564.pdf.txt001102564.pdf.txtExtracted Texttext/plain60000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199856/2/001102564.pdf.txtfd3425ee5c0220dbc940fd430dde6067MD52ORIGINAL001102564.pdfTexto completoapplication/pdf1659291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199856/1/001102564.pdf78dca8c11ddb85a1e66253c5d64dd222MD5110183/1998562019-10-02 03:43:04.235854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of digital and printed media in the learning process in Technical Education
title Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
spellingShingle Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
Rocha, Daniel da Silva
Didática
Manual
Aprendizagem
Didactics
Printed Manual
title_short Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
title_full Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
title_fullStr Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
title_full_unstemmed Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
title_sort Utilização das mídias digitais e impressas no processo de aprendizagem no Ensino Técnico
author Rocha, Daniel da Silva
author_facet Rocha, Daniel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Daniel da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
contributor_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Manual
Aprendizagem
topic Didática
Manual
Aprendizagem
Didactics
Printed Manual
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics
Printed Manual
description O presente trabalho foi realizado na Escola Técnica Monteiro Lobato, com a turma MEC33, do terceiro ano do curso técnico em mecânica. Foram utilizadas mídias digitais para a construção de um manual impresso, voltado ao aprendizado de máquinas de comando numérico computadorizado – CNC, a fim de diminuir os principais erros na utilização do equipamento e melhorar os índices de aprendizagem do curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Monteiro Lobato. Como se trata de uma disciplina bastante técnica, com diversos códigos e procedimentos, as turmas geralmente apresentam dificuldades. Por meio da análise junto ao diagnóstico de turma, foi possível identificar as principais dificuldades no aprendizado desta disciplina. O objetivo do presente trabalho é utilizar mídias para confeccionar um manual didático voltado ao aprendizado, a fim de diminuir os principais erros na utilização do equipamento e melhorar os índices de aprendizagem. Por se tratar de operações complexas, tornou-se necessário fazer relatórios de procedimentos para a utilização da máquina, com a coleta de dados; e baseados no manual do fabricante, desenvolveu-se o manual impresso. Apesar de existir o manual do fabricante, este não apresenta uma linguagem de aprendizado contemplando apenas a funcionalidade do equipamento, sendo necessária uma abordagem didática para facilitar o entendimento na utilização da máquina. Com a coleta de dados e utilizando-se recursos digitais para edição de texto e fotografia, desenvolveu-se um manual didático, impresso, contemplando a parte de operação e programação do Centro de Usinagem Romi-Discovery 560. Como contribuição, espera-se diminuir o tempo de aprendizagem do aluno na utilização da máquina, diminuir a ocorrência de erros básicos na utilização do equipamento, melhorar os índices de aprendizagens, bem como facilitar a aprendizagem do aluno.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102564
url http://hdl.handle.net/10183/199856
identifier_str_mv 001102564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199856/2/001102564.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199856/1/001102564.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd3425ee5c0220dbc940fd430dde6067
78dca8c11ddb85a1e66253c5d64dd222
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582157303808