A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71880 |
Resumo: | Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade. |
id |
UFRGS-2_2c9cebc4286ce1ed4967b29364b6922d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71880 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Lígia Regina dos PassosSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71880000880305Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade.application/pdfporAfetividadeRelação professor-alunoAprendizagem significativaA importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880305.pdf000880305.pdfTexto completoapplication/pdf401314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/1/000880305.pdfbfa489114847a6db0daebb5030e3d2a2MD51TEXT000880305.pdf.txt000880305.pdf.txtExtracted Texttext/plain77982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/2/000880305.pdf.txtcb8af48db21f3c9f941f280e030363a5MD52THUMBNAIL000880305.pdf.jpg000880305.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/3/000880305.pdf.jpga0bd733910f5fc243aee00491c74cf94MD5310183/718802018-10-17 07:57:10.812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71880Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
title |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa Silveira, Lígia Regina dos Passos Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem significativa |
title_short |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
title_full |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
title_sort |
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa |
author |
Silveira, Lígia Regina dos Passos |
author_facet |
Silveira, Lígia Regina dos Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Lígia Regina dos Passos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem significativa |
topic |
Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem significativa |
description |
Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71880 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880305 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71880 |
identifier_str_mv |
000880305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/1/000880305.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/2/000880305.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/3/000880305.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfa489114847a6db0daebb5030e3d2a2 cb8af48db21f3c9f941f280e030363a5 a0bd733910f5fc243aee00491c74cf94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107536945152 |