A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Lígia Regina dos Passos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71880
Resumo: Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade.
id UFRGS-2_2c9cebc4286ce1ed4967b29364b6922d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71880
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Lígia Regina dos PassosSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71880000880305Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade.application/pdfporAfetividadeRelação professor-alunoAprendizagem significativaA importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880305.pdf000880305.pdfTexto completoapplication/pdf401314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/1/000880305.pdfbfa489114847a6db0daebb5030e3d2a2MD51TEXT000880305.pdf.txt000880305.pdf.txtExtracted Texttext/plain77982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/2/000880305.pdf.txtcb8af48db21f3c9f941f280e030363a5MD52THUMBNAIL000880305.pdf.jpg000880305.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/3/000880305.pdf.jpga0bd733910f5fc243aee00491c74cf94MD5310183/718802018-10-17 07:57:10.812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71880Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
title A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
spellingShingle A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
Silveira, Lígia Regina dos Passos
Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem significativa
title_short A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
title_full A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
title_fullStr A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
title_sort A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
author Silveira, Lígia Regina dos Passos
author_facet Silveira, Lígia Regina dos Passos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Lígia Regina dos Passos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem significativa
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem significativa
description Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71880
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880305
url http://hdl.handle.net/10183/71880
identifier_str_mv 000880305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/1/000880305.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/2/000880305.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71880/3/000880305.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bfa489114847a6db0daebb5030e3d2a2
cb8af48db21f3c9f941f280e030363a5
a0bd733910f5fc243aee00491c74cf94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107536945152