Silence and word in Elizabeth Gaskell’s : The Life of Charlotte Brontë

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stuart, Kimberly Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217594
Resumo: Biografias são elementos importantes no desenvolvimento da fortuna crítica de um escritor. Isso fica claro no caso da autora Charlotte Brontë, cuja vida pessoal é quase tão conhecida quanto suas obras literárias. Desse modo, a presente monografia analisa a primeira biografia sobre Brontë, chamada The Life of Charlotte Brontë, escrita por Elizabeth Gaskell pouco depois da morte da autora. Essa obra foi composta a pedido do Reverendo Patrick Brontë, pai de Charlotte, e tinha a finalidade de reverter a imagem negativa que se criara devido aos elementos do estilo de Brontë que feriam uma série de preceitos vitorianos. A partir desta primeira biografia, publicada em 1857, começa a se formar a imagem mítica que até hoje envolve não apenas Charlotte Brontë, mas toda a sua família. O objetivo da pesquisa é verificar certas escolhas feitas por Gaskell sobre quais aspectos evidenciar e apresentar como verdadeiros e quais omitir ou mitigar. A metodologia utilizada é uma leitura contrastiva entre The Life of Charlotte Brontë e outra biografia mais recente, The Brontës, publicada em 1995 por Juliet Barker, a historiadora curadora da biblioteca da Brontë Society. Esta monografia se desenvolve em duas partes. A primeira apresenta as autoras envolvidas em The Life of Charlotte Brontë, a biógrafa Elizabeth Gaskell e a biografada Charlotte Brontë, em relação aos motivos que levaram à apresentação que é feita de Brontë para o público vitoriano. A segunda discute o que é dito e o que é calado na biografia, analisando as razões e estabelecendo um contraponto sobre como essas questões são vistas e compreendidas hoje em dia. Como apoio teórico sobre biografias e o papel do eu-biográfico recorro a HAMILTON (2007) e SCHMIDT (2014). Ao término da pesquisa, espero que o trabalho contribua (1) para o nosso entendimento sobre o desenvolvimento da fortuna crítica de Brontë e da formação do mito cultural que envolve a família Brontë; (2) para identificarmos as diferentes visões entre aquela época e a nossa com respeito a autoria e aos papeis de gênero; e (3) para apontar as grandes diferenças entre o que se considerava ser a função arte no século XIX e a nossa visão atual.
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spelling Stuart, Kimberly MeloMaggio, Sandra Sirangelo2021-01-28T04:02:38Z2020http://hdl.handle.net/10183/217594001121645Biografias são elementos importantes no desenvolvimento da fortuna crítica de um escritor. Isso fica claro no caso da autora Charlotte Brontë, cuja vida pessoal é quase tão conhecida quanto suas obras literárias. Desse modo, a presente monografia analisa a primeira biografia sobre Brontë, chamada The Life of Charlotte Brontë, escrita por Elizabeth Gaskell pouco depois da morte da autora. Essa obra foi composta a pedido do Reverendo Patrick Brontë, pai de Charlotte, e tinha a finalidade de reverter a imagem negativa que se criara devido aos elementos do estilo de Brontë que feriam uma série de preceitos vitorianos. A partir desta primeira biografia, publicada em 1857, começa a se formar a imagem mítica que até hoje envolve não apenas Charlotte Brontë, mas toda a sua família. O objetivo da pesquisa é verificar certas escolhas feitas por Gaskell sobre quais aspectos evidenciar e apresentar como verdadeiros e quais omitir ou mitigar. A metodologia utilizada é uma leitura contrastiva entre The Life of Charlotte Brontë e outra biografia mais recente, The Brontës, publicada em 1995 por Juliet Barker, a historiadora curadora da biblioteca da Brontë Society. Esta monografia se desenvolve em duas partes. A primeira apresenta as autoras envolvidas em The Life of Charlotte Brontë, a biógrafa Elizabeth Gaskell e a biografada Charlotte Brontë, em relação aos motivos que levaram à apresentação que é feita de Brontë para o público vitoriano. A segunda discute o que é dito e o que é calado na biografia, analisando as razões e estabelecendo um contraponto sobre como essas questões são vistas e compreendidas hoje em dia. Como apoio teórico sobre biografias e o papel do eu-biográfico recorro a HAMILTON (2007) e SCHMIDT (2014). Ao término da pesquisa, espero que o trabalho contribua (1) para o nosso entendimento sobre o desenvolvimento da fortuna crítica de Brontë e da formação do mito cultural que envolve a família Brontë; (2) para identificarmos as diferentes visões entre aquela época e a nossa com respeito a autoria e aos papeis de gênero; e (3) para apontar as grandes diferenças entre o que se considerava ser a função arte no século XIX e a nossa visão atual.Biographies are relevant elements in the development of an author’s critical fortune. This is clear in the case of Charlotte Brontë, whose personal life is almost as discussed as her literary works. Therefore, the present monograph analyses Brontë’s first biography, called The Life of Charlotte Brontë, written by Elizabeth Gaskell and published two years after Brontë’s death. Gaskell wrote this work by request of Reverend Patrick Brontë, Charlotte’s father. The intention was to revert the negative image that was created due to some elements of Brontë’s style, which did not fit the Victorian norms of morality. This first biography, published in 1857, is the starting point to the mystical imagery that involves not only Charlotte, but her whole family, to this day. The objective of the research is to verify certain choices made by Gaskell about aspects to enhance and present as truthful, and aspects to omit and mitigate. The methodology used was a contrastive reading of The Life of Charlotte Brontë and another recent biography, The Brontës, published in 1995 by Juliet Barker, the curate historian of the Brontë Society. This monograph is developed in two parts. The first presents both authors involved in The Life of Charlotte Brontë: the biographer, Elizabeth Gaskell, and the biographee, Charlotte Brontë, in relation to the circumstances that provoked this specific presentation of Brontë to the Victorian public. The second discusses “word” and “silence”, i.e., what is emphasized and what is omitted, analysing the reasons, and establishing a counterpoint about how some issues were viewed then, and are comprehended now. As theoretical support on biographies and the biographical-self I resort to HAMILTON (2007) and SCHMIDT (2014). In the end of this research, I hope that this work may contribute (1) to our understanding about the development of Brontë’s critical fortune and the creation of the cultural myth of the Brontë family; (2) to identify differences in the perception of some themes at that time and nowadays, especially regarding authorship and gender roles; and (3) to point out the big divergences between what was considered art’s function in the 19th Century and our current vision on the subject.application/pdfporGaskell, Elizabeth Cleghorn, 1810-1865 : Crítica e interpretaçãoBrontë, Charlotte, 1816-1855 : BiografiaLiteratura inglesa : Crítica e interpretaçãoMulheres na literaturaEnglish literatureBiographyThe Life of Charlotte BrontëAuthorshipElizabeth GaskellCharlotte BrontëSilence and word in Elizabeth Gaskell’s : The Life of Charlotte Brontëinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2020Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121645.pdf.txt001121645.pdf.txtExtracted Texttext/plain111166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217594/2/001121645.pdf.txtb88897eb365669cc9f8f56add14f1cdeMD52ORIGINAL001121645.pdfTexto completoapplication/pdf410062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217594/1/001121645.pdf187fad8f1b9758dcb056dff101468184MD5110183/2175942021-03-09 04:53:51.398266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:53:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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