A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Letícia Sório
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/93400
Resumo: Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado.
id UFRGS-2_2ce6657b21e19760f126494521486ecc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93400
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Letícia SórioMoellwald, Francisco Egger2014-04-13T01:50:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/93400000914209Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado.This study relates concepts and elements of Mathematics Education to the guiding principles of curricular restructuring proposed by the Rio Grande do Sul Secretary of Education. Supported by Skovsmose’s ideas concerning the critical mathematics education perspective, I defend Mathematical Modeling as an alternative to face the changes proposed by the State Government. The research carried out led me to consider Mathematical Modeling as a pedagogical strategy concerned in contributing to form the citizenship and political and social consciousness of the student. Furthermore, it represents an alternative tool for the math teacher to better face the curricular restructuring proposed in the document studied.application/pdfporModelagem matemáticaEducação MatemáticaMathematical modelingCritical mathematics educationMathematics educationPolytechnic high schoolA presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914209.pdf000914209.pdfTexto completoapplication/pdf438444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/1/000914209.pdf8fdddcbb7781844c2f30c841e4752c85MD51TEXT000914209.pdf.txt000914209.pdf.txtExtracted Texttext/plain87216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/2/000914209.pdf.txt3f9f07a880335b83ae25056385b8e361MD52THUMBNAIL000914209.pdf.jpg000914209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/3/000914209.pdf.jpg5fd7ee4efe1101dee23b1be2fc4c2773MD5310183/934002018-10-19 09:58:56.878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T12:58:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
title A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
spellingShingle A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
Saraiva, Letícia Sório
Modelagem matemática
Educação Matemática
Mathematical modeling
Critical mathematics education
Mathematics education
Polytechnic high school
title_short A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
title_full A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
title_fullStr A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
title_sort A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
author Saraiva, Letícia Sório
author_facet Saraiva, Letícia Sório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Letícia Sório
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Educação Matemática
topic Modelagem matemática
Educação Matemática
Mathematical modeling
Critical mathematics education
Mathematics education
Polytechnic high school
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Critical mathematics education
Mathematics education
Polytechnic high school
description Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-13T01:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/93400
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914209
url http://hdl.handle.net/10183/93400
identifier_str_mv 000914209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/1/000914209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/2/000914209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/3/000914209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fdddcbb7781844c2f30c841e4752c85
3f9f07a880335b83ae25056385b8e361
5fd7ee4efe1101dee23b1be2fc4c2773
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447124480884736