A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/93400 |
Resumo: | Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado. |
id |
UFRGS-2_2ce6657b21e19760f126494521486ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93400 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saraiva, Letícia SórioMoellwald, Francisco Egger2014-04-13T01:50:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/93400000914209Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado.This study relates concepts and elements of Mathematics Education to the guiding principles of curricular restructuring proposed by the Rio Grande do Sul Secretary of Education. Supported by Skovsmose’s ideas concerning the critical mathematics education perspective, I defend Mathematical Modeling as an alternative to face the changes proposed by the State Government. The research carried out led me to consider Mathematical Modeling as a pedagogical strategy concerned in contributing to form the citizenship and political and social consciousness of the student. Furthermore, it represents an alternative tool for the math teacher to better face the curricular restructuring proposed in the document studied.application/pdfporModelagem matemáticaEducação MatemáticaMathematical modelingCritical mathematics educationMathematics educationPolytechnic high schoolA presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914209.pdf000914209.pdfTexto completoapplication/pdf438444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/1/000914209.pdf8fdddcbb7781844c2f30c841e4752c85MD51TEXT000914209.pdf.txt000914209.pdf.txtExtracted Texttext/plain87216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/2/000914209.pdf.txt3f9f07a880335b83ae25056385b8e361MD52THUMBNAIL000914209.pdf.jpg000914209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/3/000914209.pdf.jpg5fd7ee4efe1101dee23b1be2fc4c2773MD5310183/934002018-10-19 09:58:56.878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T12:58:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
title |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul Saraiva, Letícia Sório Modelagem matemática Educação Matemática Mathematical modeling Critical mathematics education Mathematics education Polytechnic high school |
title_short |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
title_full |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
title_sort |
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul |
author |
Saraiva, Letícia Sório |
author_facet |
Saraiva, Letícia Sório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Letícia Sório |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Educação Matemática |
topic |
Modelagem matemática Educação Matemática Mathematical modeling Critical mathematics education Mathematics education Polytechnic high school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Critical mathematics education Mathematics education Polytechnic high school |
description |
Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-13T01:50:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/93400 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914209 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/93400 |
identifier_str_mv |
000914209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/1/000914209.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/2/000914209.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93400/3/000914209.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fdddcbb7781844c2f30c841e4752c85 3f9f07a880335b83ae25056385b8e361 5fd7ee4efe1101dee23b1be2fc4c2773 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447124480884736 |