Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krassmann, Aliane Loureiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kuyven, Neiva Larisane, Mazzuco, Alex Eder da Rocha, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Bercht, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229337
Resumo: Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida.
id UFRGS-2_2cee47521fbee64d0240b569dfaa7d4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229337
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Krassmann, Aliane LoureiroKuyven, Neiva LarisaneMazzuco, Alex Eder da RochaTarouco, Liane Margarida RockenbachBercht, Magda2021-09-01T04:27:08Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/229337001086742Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida.This paper presents an exploratory study about the use of Virtual Worlds integrated with Conversational Agents to promote the student’s sense of presence, in order to contribute with the learning process in Distance Education. This effort was made because the Virtual Learning Environments traditionally used are mostly textual, and there is a lack of individualized monitoring. It was obtained positive reports of students who accessed the environment, but it was highlighted some difficulties inherent in using a new instructional technology, pointing to necessary changes in the way the approach should be conducted.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Informática : EducaçãoEducação a distânciaDistance educationVirtual worldsConversational agentsSense of presenceEstudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distânciaExploratory study on virtual worlds and conversational agents in distance education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086742.pdf.txt001086742.pdf.txtExtracted Texttext/plain33726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/2/001086742.pdf.txt09adf08c75abb2e87488d8311125edf7MD52ORIGINAL001086742.pdfTexto completoapplication/pdf4067505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/1/001086742.pdfff4fd851f72d853888116ca9981fd20bMD5110183/2293372021-11-20 06:13:34.586814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploratory study on virtual worlds and conversational agents in distance education
title Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
spellingShingle Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
Krassmann, Aliane Loureiro
Informática : Educação
Educação a distância
Distance education
Virtual worlds
Conversational agents
Sense of presence
title_short Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
title_full Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
title_fullStr Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
title_sort Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
author Krassmann, Aliane Loureiro
author_facet Krassmann, Aliane Loureiro
Kuyven, Neiva Larisane
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
author_role author
author2 Kuyven, Neiva Larisane
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krassmann, Aliane Loureiro
Kuyven, Neiva Larisane
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Educação a distância
topic Informática : Educação
Educação a distância
Distance education
Virtual worlds
Conversational agents
Sense of presence
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Virtual worlds
Conversational agents
Sense of presence
description Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-01T04:27:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229337
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086742
identifier_str_mv 1679-1916
001086742
url http://hdl.handle.net/10183/229337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/2/001086742.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/1/001086742.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09adf08c75abb2e87488d8311125edf7
ff4fd851f72d853888116ca9981fd20b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225034844340224