Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229337 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida. |
id |
UFRGS-2_2cee47521fbee64d0240b569dfaa7d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229337 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Krassmann, Aliane LoureiroKuyven, Neiva LarisaneMazzuco, Alex Eder da RochaTarouco, Liane Margarida RockenbachBercht, Magda2021-09-01T04:27:08Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/229337001086742Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida.This paper presents an exploratory study about the use of Virtual Worlds integrated with Conversational Agents to promote the student’s sense of presence, in order to contribute with the learning process in Distance Education. This effort was made because the Virtual Learning Environments traditionally used are mostly textual, and there is a lack of individualized monitoring. It was obtained positive reports of students who accessed the environment, but it was highlighted some difficulties inherent in using a new instructional technology, pointing to necessary changes in the way the approach should be conducted.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Informática : EducaçãoEducação a distânciaDistance educationVirtual worldsConversational agentsSense of presenceEstudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distânciaExploratory study on virtual worlds and conversational agents in distance education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086742.pdf.txt001086742.pdf.txtExtracted Texttext/plain33726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/2/001086742.pdf.txt09adf08c75abb2e87488d8311125edf7MD52ORIGINAL001086742.pdfTexto completoapplication/pdf4067505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/1/001086742.pdfff4fd851f72d853888116ca9981fd20bMD5110183/2293372021-11-20 06:13:34.586814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exploratory study on virtual worlds and conversational agents in distance education |
title |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
spellingShingle |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância Krassmann, Aliane Loureiro Informática : Educação Educação a distância Distance education Virtual worlds Conversational agents Sense of presence |
title_short |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
title_full |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
title_fullStr |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
title_sort |
Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância |
author |
Krassmann, Aliane Loureiro |
author_facet |
Krassmann, Aliane Loureiro Kuyven, Neiva Larisane Mazzuco, Alex Eder da Rocha Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Bercht, Magda |
author_role |
author |
author2 |
Kuyven, Neiva Larisane Mazzuco, Alex Eder da Rocha Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Bercht, Magda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krassmann, Aliane Loureiro Kuyven, Neiva Larisane Mazzuco, Alex Eder da Rocha Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Bercht, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Educação a distância |
topic |
Informática : Educação Educação a distância Distance education Virtual worlds Conversational agents Sense of presence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Virtual worlds Conversational agents Sense of presence |
description |
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-01T04:27:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229337 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001086742 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001086742 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/2/001086742.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229337/1/001086742.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09adf08c75abb2e87488d8311125edf7 ff4fd851f72d853888116ca9981fd20b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447765409333248 |