O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo nos cursos de idiomas em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viégas, Maiara Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70667
Resumo: A língua inglesa é considerada, hoje, a língua franca entre os povos: as pessoas utilizamna não apenas para comunicação com falantes nativos, mas para comunicação internacional. O presente trabalho objetiva analisar em que medida as escolas de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (EIL) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isso, foram realizadas entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos locais, principalmente através da aplicação de questionários. Observamos que as escolas de idiomas sabem da importância da língua inglesa como ferramenta para o mundo globalizado, mas parecem não estar cientes da complexidade do conceito de EIL. Além disso, observamos que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos para as escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre. As discussões sobre EIL e inglês como língua franca, bem como o papel do professor falante nativo, baseiam-se principalmente nos trabalhos de David Crystal (2003), David Graddol (2005) e Jennifer Jenkins (2006).
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spelling Viégas, Maiara RosaIndrusiak, Elaine Barros2013-04-27T01:47:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/70667000877164A língua inglesa é considerada, hoje, a língua franca entre os povos: as pessoas utilizamna não apenas para comunicação com falantes nativos, mas para comunicação internacional. O presente trabalho objetiva analisar em que medida as escolas de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (EIL) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isso, foram realizadas entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos locais, principalmente através da aplicação de questionários. Observamos que as escolas de idiomas sabem da importância da língua inglesa como ferramenta para o mundo globalizado, mas parecem não estar cientes da complexidade do conceito de EIL. Além disso, observamos que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos para as escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre. As discussões sobre EIL e inglês como língua franca, bem como o papel do professor falante nativo, baseiam-se principalmente nos trabalhos de David Crystal (2003), David Graddol (2005) e Jennifer Jenkins (2006).The English language is considered, today, the world‟s lingua franca: people make use of it not only to communicate with native speakers, but for international communication. The present paper aims to analyze in which way language schools in Porto Alegre take into account the issues of English as an international language (EIL) and what the role of the native speaker in this environment is. For that, local principals and educational coordinators were interviewed, mainly through questionnaires. We have observed that schools know the importance of the English language as a tool for the globalized world, but they seem to be unaware of the complexity behind the concept of EIL. Moreover, we have observed that the native speaker myth seems to be weakened, at least for the schools of most commercial power in Porto Alegre. The discussions about EIL and English as a lingua franca, as well as about the role of the native speaker teacher, specially rely on David Crystal‟s (2003), David Graddol‟s (2005) and Jennifer Jenkins‟s (2006) works.application/pdfporLíngua inglesaFalante nativoVariedades lingüísticasEnsino de língua estrangeira (inglês)English languageLingua francaEnglish as an international languageLinguistic varietiesTeachingO inglês como língua internacional e o papel do falante nativo nos cursos de idiomas em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877164.pdf000877164.pdfTexto completoapplication/pdf538696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70667/1/000877164.pdf5d6bbcb1205bd8fe534ebd18d9c3d242MD51TEXT000877164.pdf.txt000877164.pdf.txtExtracted Texttext/plain89486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70667/2/000877164.pdf.txt7e79ab3392af19d42379b730aaba0dddMD52THUMBNAIL000877164.pdf.jpg000877164.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70667/3/000877164.pdf.jpg6f84082047096e777b250bd9e6b31301MD5310183/706672022-08-06 04:47:27.060809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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