Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iuva, Patrícia de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossini, Miriam de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181898
Resumo: O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.
id UFRGS-2_2d51faefca682c9dd0e7288f99c3dc2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Iuva, Patrícia de OliveiraRossini, Miriam de Souza2018-09-13T02:31:28Z20182316-7114http://hdl.handle.net/10183/181898001074600O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.This article discusses transformations in the cinematographic experience through a specific movie extra material, the making of, in its two main formats: documentaries (Mdoc) and featurettes. The mechanisms that allow delineating the field of the making of within the North American cinematographic industry are shown, where agents and institutions demonstrate concern with the practices and rules of a structure whose specificity is not only identifiable but also legitimate. We analyze the context of profusion and formats, filmmakers and production patterns, and the various aesthetic-narrative arrangements.application/pdfporSignificação : revista de cultura audiovisual. São Paulo, SP : Centro de Estudos Semióticos. Universidade de São Paulo. Vol. 45 n. 49 (jan./abr. 2018), p. 76-95Making ofIndústria cinematográficaFilme documentárioMaking ofMovie extrasFieldSocial spaceCinemaAtrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-ofBehind and beyond the cameras : initial propositions for the making-of fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074600.pdfTexto completoapplication/pdf160693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/1/001074600.pdf39c9b3420f23aabb101581c85f55b0e1MD51TEXT001074600.pdf.txt001074600.pdf.txtExtracted Texttext/plain54741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/2/001074600.pdf.txt9ee8d3d4b149cb48c3abd7e5c39c4bcbMD52THUMBNAIL001074600.pdf.jpg001074600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/3/001074600.pdf.jpgc420f6105ba939fdc987c80814ee4afcMD5310183/1818982018-10-05 07:49:52.645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181898Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:49:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Behind and beyond the cameras : initial propositions for the making-of field
title Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
spellingShingle Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
Iuva, Patrícia de Oliveira
Making of
Indústria cinematográfica
Filme documentário
Making of
Movie extras
Field
Social space
Cinema
title_short Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
title_full Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
title_fullStr Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
title_full_unstemmed Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
title_sort Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
author Iuva, Patrícia de Oliveira
author_facet Iuva, Patrícia de Oliveira
Rossini, Miriam de Souza
author_role author
author2 Rossini, Miriam de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iuva, Patrícia de Oliveira
Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Making of
Indústria cinematográfica
Filme documentário
topic Making of
Indústria cinematográfica
Filme documentário
Making of
Movie extras
Field
Social space
Cinema
dc.subject.eng.fl_str_mv Making of
Movie extras
Field
Social space
Cinema
description O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-13T02:31:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181898
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-7114
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074600
identifier_str_mv 2316-7114
001074600
url http://hdl.handle.net/10183/181898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Significação : revista de cultura audiovisual. São Paulo, SP : Centro de Estudos Semióticos. Universidade de São Paulo. Vol. 45 n. 49 (jan./abr. 2018), p. 76-95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/1/001074600.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/2/001074600.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/3/001074600.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39c9b3420f23aabb101581c85f55b0e1
9ee8d3d4b149cb48c3abd7e5c39c4bcb
c420f6105ba939fdc987c80814ee4afc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725030056853504