Atrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-of
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181898 |
Resumo: | O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos. |
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Iuva, Patrícia de OliveiraRossini, Miriam de Souza2018-09-13T02:31:28Z20182316-7114http://hdl.handle.net/10183/181898001074600O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.This article discusses transformations in the cinematographic experience through a specific movie extra material, the making of, in its two main formats: documentaries (Mdoc) and featurettes. The mechanisms that allow delineating the field of the making of within the North American cinematographic industry are shown, where agents and institutions demonstrate concern with the practices and rules of a structure whose specificity is not only identifiable but also legitimate. We analyze the context of profusion and formats, filmmakers and production patterns, and the various aesthetic-narrative arrangements.application/pdfporSignificação : revista de cultura audiovisual. São Paulo, SP : Centro de Estudos Semióticos. Universidade de São Paulo. Vol. 45 n. 49 (jan./abr. 2018), p. 76-95Making ofIndústria cinematográficaFilme documentárioMaking ofMovie extrasFieldSocial spaceCinemaAtrás e além das câmeras : proposições iniciais para o campo do making-ofBehind and beyond the cameras : initial propositions for the making-of fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074600.pdfTexto completoapplication/pdf160693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/1/001074600.pdf39c9b3420f23aabb101581c85f55b0e1MD51TEXT001074600.pdf.txt001074600.pdf.txtExtracted Texttext/plain54741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/2/001074600.pdf.txt9ee8d3d4b149cb48c3abd7e5c39c4bcbMD52THUMBNAIL001074600.pdf.jpg001074600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181898/3/001074600.pdf.jpgc420f6105ba939fdc987c80814ee4afcMD5310183/1818982018-10-05 07:49:52.645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181898Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:49:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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