A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguirres, Priscila Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193306
Resumo: Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade.
id UFRGS-2_2e001a1fdb40c57bbae275a16d8d82aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193306
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguirres, Priscila RodriguesStormowski, Vandoir2019-04-24T02:34:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/193306001089089Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade.This work aims to find alternatives for the development of mathematics contents in high school classes in the EJA modality. Through the analysis of errors, we searched for a categorization of the most common mistakes made by the students, and starting from that, we defined the best approach for each situation, with specific activities for each group that presented difficulties in common, and individual activities in isolated cases. The research had as methodology the case study, a high school class in the EJA modality and as a method in the classroom, the analysis of errors, which gave us the guideline for the conduction of the classes. The intention of using error analysis as a method in class salt allowed us to use the students' knowledge, characteristic of this modality, observing the best way to bring their knowledge to the classroom. Creating through the errors presented, ways to reach the student in a more personalized way, contributing to their learning. Thus, as a teacher, we can learn along with the students what the best course is, based on the errors presented, from the planning already predicting some errors, and working the issues observed in the classroom. Taking the student to reflect on how his learning is developing and how to work specific points of difficulty.application/pdfporAnálise de errosAprendizagemEJAAnalysis of errorsLearningEJAA análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089089.pdf.txt001089089.pdf.txtExtracted Texttext/plain83358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/2/001089089.pdf.txtd59c97c6a2debccabb6df69d9d0ac5d5MD52ORIGINAL001089089.pdfTexto completoapplication/pdf3523320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/1/001089089.pdfa1c83486f39dc5c3ae9b81119f583f9eMD5110183/1933062019-04-25 02:36:43.75167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
title A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
spellingShingle A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
Aguirres, Priscila Rodrigues
Análise de erros
Aprendizagem
EJA
Analysis of errors
Learning
EJA
title_short A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
title_full A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
title_fullStr A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
title_full_unstemmed A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
title_sort A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
author Aguirres, Priscila Rodrigues
author_facet Aguirres, Priscila Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguirres, Priscila Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stormowski, Vandoir
contributor_str_mv Stormowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erros
Aprendizagem
EJA
topic Análise de erros
Aprendizagem
EJA
Analysis of errors
Learning
EJA
dc.subject.eng.fl_str_mv Analysis of errors
Learning
EJA
description Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193306
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089089
url http://hdl.handle.net/10183/193306
identifier_str_mv 001089089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/2/001089089.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/1/001089089.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d59c97c6a2debccabb6df69d9d0ac5d5
a1c83486f39dc5c3ae9b81119f583f9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572456927232