A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193306 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade. |
id |
UFRGS-2_2e001a1fdb40c57bbae275a16d8d82aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193306 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguirres, Priscila RodriguesStormowski, Vandoir2019-04-24T02:34:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/193306001089089Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade.This work aims to find alternatives for the development of mathematics contents in high school classes in the EJA modality. Through the analysis of errors, we searched for a categorization of the most common mistakes made by the students, and starting from that, we defined the best approach for each situation, with specific activities for each group that presented difficulties in common, and individual activities in isolated cases. The research had as methodology the case study, a high school class in the EJA modality and as a method in the classroom, the analysis of errors, which gave us the guideline for the conduction of the classes. The intention of using error analysis as a method in class salt allowed us to use the students' knowledge, characteristic of this modality, observing the best way to bring their knowledge to the classroom. Creating through the errors presented, ways to reach the student in a more personalized way, contributing to their learning. Thus, as a teacher, we can learn along with the students what the best course is, based on the errors presented, from the planning already predicting some errors, and working the issues observed in the classroom. Taking the student to reflect on how his learning is developing and how to work specific points of difficulty.application/pdfporAnálise de errosAprendizagemEJAAnalysis of errorsLearningEJAA análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089089.pdf.txt001089089.pdf.txtExtracted Texttext/plain83358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/2/001089089.pdf.txtd59c97c6a2debccabb6df69d9d0ac5d5MD52ORIGINAL001089089.pdfTexto completoapplication/pdf3523320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/1/001089089.pdfa1c83486f39dc5c3ae9b81119f583f9eMD5110183/1933062019-04-25 02:36:43.75167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
title |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
spellingShingle |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas Aguirres, Priscila Rodrigues Análise de erros Aprendizagem EJA Analysis of errors Learning EJA |
title_short |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
title_full |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
title_fullStr |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
title_full_unstemmed |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
title_sort |
A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas |
author |
Aguirres, Priscila Rodrigues |
author_facet |
Aguirres, Priscila Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguirres, Priscila Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stormowski, Vandoir |
contributor_str_mv |
Stormowski, Vandoir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de erros Aprendizagem EJA |
topic |
Análise de erros Aprendizagem EJA Analysis of errors Learning EJA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Analysis of errors Learning EJA |
description |
Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:34:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193306 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001089089 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193306 |
identifier_str_mv |
001089089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/2/001089089.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193306/1/001089089.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d59c97c6a2debccabb6df69d9d0ac5d5 a1c83486f39dc5c3ae9b81119f583f9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224572456927232 |