Didática da performatividade espetacular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230587 |
Resumo: | Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, em três casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo. |
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Dubois, JerômeIcle, Gilberto2021-10-09T04:51:51Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230587000753910Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, em três casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo.With the help of such cases, this article wants to show the specificity didactic of the performativity when this one come inside spectaculars practices – artistic or not. After a definition and a genealogy of the word, we show the specificity didactic of the performativity through the work of theatre’s professionals in three cases, in a atelier of theatre, in a class-room for deficient child, during a spectacle organised by the prostestantism’s house; we evoke then the social uses of theatre without of theatre (inside firm, hospital, jail); finally, we speak about two cases without theatre’s professionals, in the publicity and the sport’s show.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 77-88TeatroSociedadeDidáticaPerformativity spectacularDidática da performatividade espetacularDidactic of the spectacular performativity info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753910.pdf.txt000753910.pdf.txtExtracted Texttext/plain35577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230587/2/000753910.pdf.txt282a40a5e7fc9243dd93237c80f20f18MD52ORIGINAL000753910.pdfTexto completoapplication/pdf471221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230587/1/000753910.pdfed83907d0ac07f2314207e3564edb43fMD5110183/2305872021-11-20 05:40:44.168256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:40:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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