Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28076 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha Poupedi Sicredi 2009 e objetiva compreender como a comunicação foi empregada na campanha para a construção de identidade de marca e posicionamento da poupança do Sicredi, resultando no aumento de captação do produto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. A revisão bibliográfica aprofundou temas como comunicação organizacional, comunicação estratégica, campanha de comunicação, identidade, imagem-conceito/pública e gestão de marca, conceitos utilizados para embasar a análise. Os principais resultados indicam que, através de associações positivas que ressaltavam benefícios físicos e emocionais do produto e da utilização de um personagem, a comunicação do Sicredi estabeleceu uma estratégia de identificação e posicionamento da poupança, que reverteu em sua identidade de marca e imagem-conceito. Dessa forma, a marca conseguiu se diferenciar no mercado, ganhar visibilidade e atrair os associados, resultando no aumento no número de contas poupança e crescimento do volume de captação do produto. |
id |
UFRGS-2_2e7cfab14877922915e43d350676acfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28076 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hennig, RaquelBaldissera, Rudimar2011-03-12T06:01:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/28076000767624Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha Poupedi Sicredi 2009 e objetiva compreender como a comunicação foi empregada na campanha para a construção de identidade de marca e posicionamento da poupança do Sicredi, resultando no aumento de captação do produto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. A revisão bibliográfica aprofundou temas como comunicação organizacional, comunicação estratégica, campanha de comunicação, identidade, imagem-conceito/pública e gestão de marca, conceitos utilizados para embasar a análise. Os principais resultados indicam que, através de associações positivas que ressaltavam benefícios físicos e emocionais do produto e da utilização de um personagem, a comunicação do Sicredi estabeleceu uma estratégia de identificação e posicionamento da poupança, que reverteu em sua identidade de marca e imagem-conceito. Dessa forma, a marca conseguiu se diferenciar no mercado, ganhar visibilidade e atrair os associados, resultando no aumento no número de contas poupança e crescimento do volume de captação do produto.The present work presents a case study of the campaign Poupedi Sicredi 2009 and aims to verify how communication was applied in the campaign to create brand identity and positioning of the Sicredi savings, resulting in increase of catchment of the product. The methodology was based on bibliography review and case study, and the deepening of the study was conducted through documentary research and content analysis of communications materials for the campaign. The bibliography review deepened topics as organizational communication, strategic communication, communication campaign, identity, image and branding management, the concepts used to support this analysis. At the end of the study the conclusion was that, through positive associations that enhanced physical and emotional benefits of the product, and use of a character, communication of Sicredi established a strategy for the identification and positioning of savings, which reversed on its brand identity and concept image. Thus, the brand was differentiated in the market, gain visibility and attract associate members, resulting in an increase in the number of savings accounts and growing of the volume of catchment of the product.application/pdfporMarcaComunicação organizacionalIdentidadeOrganizational communicationStrategic communicationIdentityBrandMarket positioningCampaign Poupedi SicrediComunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767624.pdf000767624.pdfTexto completoapplication/pdf2062436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28076/1/000767624.pdfa893976398938bccad5dc2b72420e954MD51TEXT000767624.pdf.txt000767624.pdf.txtExtracted Texttext/plain209874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28076/2/000767624.pdf.txta311bac0e222bbc259b6665ffd85a95fMD52THUMBNAIL000767624.pdf.jpg000767624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28076/3/000767624.pdf.jpga587dec229136b5e7f5fa8cc5a8865bbMD5310183/280762018-10-11 08:56:48.119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28076Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:56:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
title |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
spellingShingle |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 Hennig, Raquel Marca Comunicação organizacional Identidade Organizational communication Strategic communication Identity Brand Market positioning Campaign Poupedi Sicredi |
title_short |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
title_full |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
title_fullStr |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
title_full_unstemmed |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
title_sort |
Comunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009 |
author |
Hennig, Raquel |
author_facet |
Hennig, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hennig, Raquel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
contributor_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Comunicação organizacional Identidade |
topic |
Marca Comunicação organizacional Identidade Organizational communication Strategic communication Identity Brand Market positioning Campaign Poupedi Sicredi |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational communication Strategic communication Identity Brand Market positioning Campaign Poupedi Sicredi |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de caso da campanha Poupedi Sicredi 2009 e objetiva compreender como a comunicação foi empregada na campanha para a construção de identidade de marca e posicionamento da poupança do Sicredi, resultando no aumento de captação do produto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. A revisão bibliográfica aprofundou temas como comunicação organizacional, comunicação estratégica, campanha de comunicação, identidade, imagem-conceito/pública e gestão de marca, conceitos utilizados para embasar a análise. Os principais resultados indicam que, através de associações positivas que ressaltavam benefícios físicos e emocionais do produto e da utilização de um personagem, a comunicação do Sicredi estabeleceu uma estratégia de identificação e posicionamento da poupança, que reverteu em sua identidade de marca e imagem-conceito. Dessa forma, a marca conseguiu se diferenciar no mercado, ganhar visibilidade e atrair os associados, resultando no aumento no número de contas poupança e crescimento do volume de captação do produto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-12T06:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28076 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28076 |
identifier_str_mv |
000767624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28076/1/000767624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28076/2/000767624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28076/3/000767624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a893976398938bccad5dc2b72420e954 a311bac0e222bbc259b6665ffd85a95f a587dec229136b5e7f5fa8cc5a8865bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447054342684672 |