Desenho como experiência : percepção e sensibilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Juliana de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114816
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar o que foi realizado no estágio prestado, para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, sobre a forma de aulas que promovem a experiência através do desenho. Para tal estudo exponho minhas referências como bagagem e justificativa para o tema. Também são apresentados escola, alunos e a escolha do Plano de Ensino para as turmas. Desenvolvo minhas ideias e a de autores, para analisar a experiência e percepção sobre as aulas ministradas e os trabalhos produzidos dos alunos. Acerca de encontrar um caminho para a percepção através da experiência prática e conceitual do desenho, evidencio as aulas e os questionamentos que foram ocorrendo durante o processo do estágio. Retomo ainda o que foi a verdadeira experiência com o desenho, assim como a importância da arte na escola, na minha percepção sobre os alunos e sobre mim. Concluo então que se deve buscar intensificar o estudo e a prática do desenho, das artes, do pensar e do perceber dentro da escola.
id UFRGS-2_2e87411f12b5457253188a5748541ff5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Veloso, Juliana de LimaRocha, Luiz Antonio Carvalho da2015-04-03T01:58:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/114816000952511Este trabalho consiste em apresentar o que foi realizado no estágio prestado, para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, sobre a forma de aulas que promovem a experiência através do desenho. Para tal estudo exponho minhas referências como bagagem e justificativa para o tema. Também são apresentados escola, alunos e a escolha do Plano de Ensino para as turmas. Desenvolvo minhas ideias e a de autores, para analisar a experiência e percepção sobre as aulas ministradas e os trabalhos produzidos dos alunos. Acerca de encontrar um caminho para a percepção através da experiência prática e conceitual do desenho, evidencio as aulas e os questionamentos que foram ocorrendo durante o processo do estágio. Retomo ainda o que foi a verdadeira experiência com o desenho, assim como a importância da arte na escola, na minha percepção sobre os alunos e sobre mim. Concluo então que se deve buscar intensificar o estudo e a prática do desenho, das artes, do pensar e do perceber dentro da escola.application/pdfporDesenhoExperiênciaPercepçãoSensibilizaçãoEscolaDesenho como experiência : percepção e sensibilizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952511.pdf000952511.pdfTexto completoapplication/pdf6522532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/1/000952511.pdfd82622caa4a2611a034c0b06a53c7061MD51TEXT000952511.pdf.txt000952511.pdf.txtExtracted Texttext/plain79525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/2/000952511.pdf.txt56e68f220c7bb75b1fe7a43bf188a534MD52THUMBNAIL000952511.pdf.jpg000952511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/3/000952511.pdf.jpg47ac0d1d6d633df7659a1b91fe41ba08MD5310183/1148162022-10-23 04:50:05.62738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:50:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho como experiência : percepção e sensibilização
title Desenho como experiência : percepção e sensibilização
spellingShingle Desenho como experiência : percepção e sensibilização
Veloso, Juliana de Lima
Desenho
Experiência
Percepção
Sensibilização
Escola
title_short Desenho como experiência : percepção e sensibilização
title_full Desenho como experiência : percepção e sensibilização
title_fullStr Desenho como experiência : percepção e sensibilização
title_full_unstemmed Desenho como experiência : percepção e sensibilização
title_sort Desenho como experiência : percepção e sensibilização
author Veloso, Juliana de Lima
author_facet Veloso, Juliana de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Juliana de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Luiz Antonio Carvalho da
contributor_str_mv Rocha, Luiz Antonio Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Experiência
Percepção
Sensibilização
Escola
topic Desenho
Experiência
Percepção
Sensibilização
Escola
description Este trabalho consiste em apresentar o que foi realizado no estágio prestado, para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, sobre a forma de aulas que promovem a experiência através do desenho. Para tal estudo exponho minhas referências como bagagem e justificativa para o tema. Também são apresentados escola, alunos e a escolha do Plano de Ensino para as turmas. Desenvolvo minhas ideias e a de autores, para analisar a experiência e percepção sobre as aulas ministradas e os trabalhos produzidos dos alunos. Acerca de encontrar um caminho para a percepção através da experiência prática e conceitual do desenho, evidencio as aulas e os questionamentos que foram ocorrendo durante o processo do estágio. Retomo ainda o que foi a verdadeira experiência com o desenho, assim como a importância da arte na escola, na minha percepção sobre os alunos e sobre mim. Concluo então que se deve buscar intensificar o estudo e a prática do desenho, das artes, do pensar e do perceber dentro da escola.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-03T01:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114816
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952511
url http://hdl.handle.net/10183/114816
identifier_str_mv 000952511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/1/000952511.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/2/000952511.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/3/000952511.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d82622caa4a2611a034c0b06a53c7061
56e68f220c7bb75b1fe7a43bf188a534
47ac0d1d6d633df7659a1b91fe41ba08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447145028780032