Desenho como experiência : percepção e sensibilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114816 |
Resumo: | Este trabalho consiste em apresentar o que foi realizado no estágio prestado, para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, sobre a forma de aulas que promovem a experiência através do desenho. Para tal estudo exponho minhas referências como bagagem e justificativa para o tema. Também são apresentados escola, alunos e a escolha do Plano de Ensino para as turmas. Desenvolvo minhas ideias e a de autores, para analisar a experiência e percepção sobre as aulas ministradas e os trabalhos produzidos dos alunos. Acerca de encontrar um caminho para a percepção através da experiência prática e conceitual do desenho, evidencio as aulas e os questionamentos que foram ocorrendo durante o processo do estágio. Retomo ainda o que foi a verdadeira experiência com o desenho, assim como a importância da arte na escola, na minha percepção sobre os alunos e sobre mim. Concluo então que se deve buscar intensificar o estudo e a prática do desenho, das artes, do pensar e do perceber dentro da escola. |
id |
UFRGS-2_2e87411f12b5457253188a5748541ff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114816 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Veloso, Juliana de LimaRocha, Luiz Antonio Carvalho da2015-04-03T01:58:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/114816000952511Este trabalho consiste em apresentar o que foi realizado no estágio prestado, para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, sobre a forma de aulas que promovem a experiência através do desenho. Para tal estudo exponho minhas referências como bagagem e justificativa para o tema. Também são apresentados escola, alunos e a escolha do Plano de Ensino para as turmas. Desenvolvo minhas ideias e a de autores, para analisar a experiência e percepção sobre as aulas ministradas e os trabalhos produzidos dos alunos. Acerca de encontrar um caminho para a percepção através da experiência prática e conceitual do desenho, evidencio as aulas e os questionamentos que foram ocorrendo durante o processo do estágio. Retomo ainda o que foi a verdadeira experiência com o desenho, assim como a importância da arte na escola, na minha percepção sobre os alunos e sobre mim. Concluo então que se deve buscar intensificar o estudo e a prática do desenho, das artes, do pensar e do perceber dentro da escola.application/pdfporDesenhoExperiênciaPercepçãoSensibilizaçãoEscolaDesenho como experiência : percepção e sensibilizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952511.pdf000952511.pdfTexto completoapplication/pdf6522532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/1/000952511.pdfd82622caa4a2611a034c0b06a53c7061MD51TEXT000952511.pdf.txt000952511.pdf.txtExtracted Texttext/plain79525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/2/000952511.pdf.txt56e68f220c7bb75b1fe7a43bf188a534MD52THUMBNAIL000952511.pdf.jpg000952511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/3/000952511.pdf.jpg47ac0d1d6d633df7659a1b91fe41ba08MD5310183/1148162022-10-23 04:50:05.62738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:50:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
title |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
spellingShingle |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização Veloso, Juliana de Lima Desenho Experiência Percepção Sensibilização Escola |
title_short |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
title_full |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
title_fullStr |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
title_full_unstemmed |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
title_sort |
Desenho como experiência : percepção e sensibilização |
author |
Veloso, Juliana de Lima |
author_facet |
Veloso, Juliana de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Juliana de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Luiz Antonio Carvalho da |
contributor_str_mv |
Rocha, Luiz Antonio Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Experiência Percepção Sensibilização Escola |
topic |
Desenho Experiência Percepção Sensibilização Escola |
description |
Este trabalho consiste em apresentar o que foi realizado no estágio prestado, para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, sobre a forma de aulas que promovem a experiência através do desenho. Para tal estudo exponho minhas referências como bagagem e justificativa para o tema. Também são apresentados escola, alunos e a escolha do Plano de Ensino para as turmas. Desenvolvo minhas ideias e a de autores, para analisar a experiência e percepção sobre as aulas ministradas e os trabalhos produzidos dos alunos. Acerca de encontrar um caminho para a percepção através da experiência prática e conceitual do desenho, evidencio as aulas e os questionamentos que foram ocorrendo durante o processo do estágio. Retomo ainda o que foi a verdadeira experiência com o desenho, assim como a importância da arte na escola, na minha percepção sobre os alunos e sobre mim. Concluo então que se deve buscar intensificar o estudo e a prática do desenho, das artes, do pensar e do perceber dentro da escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-03T01:58:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114816 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952511 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114816 |
identifier_str_mv |
000952511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/1/000952511.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/2/000952511.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114816/3/000952511.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d82622caa4a2611a034c0b06a53c7061 56e68f220c7bb75b1fe7a43bf188a534 47ac0d1d6d633df7659a1b91fe41ba08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447145028780032 |