A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255494 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21. |
id |
UFRGS-2_2ee34e35e2074bf1a8b42c6eb9232395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255494 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Skolaude, Lucas SilvaCanon Buitrago, Edwin AlexanderBossle, Fabiano2023-03-10T03:25:31Z20200104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/255494001147898O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21.This study analyzes academic-scientific production on Physical Education, specifically focused on Indigenous School Education. Searches were conducted in CAPES’s Catalog of Thesis and Dissertations as well as on Brazilian journals on Physical Education and Education published in the so-called Area 21. During the process of grouping the material found by themes, interculturality gained relevance due to the dialogue that its productions present both for Indigenous School Education and for Physical Education. Dialogue is the central category of analysis because it presents, from a critical perspective, the very close relations between the intercultural vision and the knowledges that Physical Education can develop for the recognition of this cultural “other”. The analysis found “subalternity” in the treatment of indigenous people in the field of Physical Education and in journals that publish in area 21.El estudio tiene por objetivo analizar la producción académico-científica sobre la Educación Física, centrada la Educación Escolar Indígena. Las búsquedas se realizaron en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES y en los periódicos y revistas nacionales de Educación Física y de Educación que se publican en el Área 21. Durante el agrupamiento temático de los materiales encontrados, la interculturalidad ganó relevancia debido al diálogo que sus producciones presentan para Educación Escolar Indígena y Educación Física. La dialogicidad es categoría central de análisis al presentar en una perspectiva crítica relaciones muy próximas entre la visión intercultural y los saberes que la Educación Física puede desarrollar para el reconocimiento de ese “otro” cultural. El resultado del análisis fue la presencia de una “subalternidad” en relación al tratamiento de las temáticas indígenas en el campo de la Educación Física y en los periódicos y revistas que publican en el Área 21.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16Educação física escolarCultura indígenaInterculturalidadePhysical EducationIndigenous cultureInterculturalityReviewEducación FísicaCultura IndígenaInterculturalidadRevisiónA educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento interculturalPhysical education in indigenous school education: academic-scientific production in area 21 as a perspective for dialogue and intercultural recognition/knowledgeLa educación física en la educación escolar indígena: la producción académica y científica en el área 21 como perspectiva de diálogo y (re)conocimiento interculturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147898.pdf.txt001147898.pdf.txtExtracted Texttext/plain55215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/2/001147898.pdf.txt229704ab2698787bab5f321541d33848MD52ORIGINAL001147898.pdfTexto completoapplication/pdf491924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/1/001147898.pdf5dbc258ba159a4b56b588a6311b19046MD5110183/2554942023-03-11 03:28:14.038015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255494Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:28:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physical education in indigenous school education: academic-scientific production in area 21 as a perspective for dialogue and intercultural recognition/knowledge |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La educación física en la educación escolar indígena: la producción académica y científica en el área 21 como perspectiva de diálogo y (re)conocimiento intercultural |
title |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
spellingShingle |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural Skolaude, Lucas Silva Educação física escolar Cultura indígena Interculturalidade Physical Education Indigenous culture Interculturality Review Educación Física Cultura Indígena Interculturalidad Revisión |
title_short |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
title_full |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
title_fullStr |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
title_full_unstemmed |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
title_sort |
A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural |
author |
Skolaude, Lucas Silva |
author_facet |
Skolaude, Lucas Silva Canon Buitrago, Edwin Alexander Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Canon Buitrago, Edwin Alexander Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Skolaude, Lucas Silva Canon Buitrago, Edwin Alexander Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Cultura indígena Interculturalidade |
topic |
Educação física escolar Cultura indígena Interculturalidade Physical Education Indigenous culture Interculturality Review Educación Física Cultura Indígena Interculturalidad Revisión |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education Indigenous culture Interculturality Review |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Física Cultura Indígena Interculturalidad Revisión |
description |
O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:25:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255494 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X 0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147898 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001147898 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16 Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/2/001147898.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/1/001147898.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
229704ab2698787bab5f321541d33848 5dbc258ba159a4b56b588a6311b19046 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821122273280 |