A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skolaude, Lucas Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Canon Buitrago, Edwin Alexander, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255494
Resumo: O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21.
id UFRGS-2_2ee34e35e2074bf1a8b42c6eb9232395
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255494
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Skolaude, Lucas SilvaCanon Buitrago, Edwin AlexanderBossle, Fabiano2023-03-10T03:25:31Z20200104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/255494001147898O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21.This study analyzes academic-scientific production on Physical Education, specifically focused on Indigenous School Education. Searches were conducted in CAPES’s Catalog of Thesis and Dissertations as well as on Brazilian journals on Physical Education and Education published in the so-called Area 21. During the process of grouping the material found by themes, interculturality gained relevance due to the dialogue that its productions present both for Indigenous School Education and for Physical Education. Dialogue is the central category of analysis because it presents, from a critical perspective, the very close relations between the intercultural vision and the knowledges that Physical Education can develop for the recognition of this cultural “other”. The analysis found “subalternity” in the treatment of indigenous people in the field of Physical Education and in journals that publish in area 21.El estudio tiene por objetivo analizar la producción académico-científica sobre la Educación Física, centrada la Educación Escolar Indígena. Las búsquedas se realizaron en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES y en los periódicos y revistas nacionales de Educación Física y de Educación que se publican en el Área 21. Durante el agrupamiento temático de los materiales encontrados, la interculturalidad ganó relevancia debido al diálogo que sus producciones presentan para Educación Escolar Indígena y Educación Física. La dialogicidad es categoría central de análisis al presentar en una perspectiva crítica relaciones muy próximas entre la visión intercultural y los saberes que la Educación Física puede desarrollar para el reconocimiento de ese “otro” cultural. El resultado del análisis fue la presencia de una “subalternidad” en relación al tratamiento de las temáticas indígenas en el campo de la Educación Física y en los periódicos y revistas que publican en el Área 21.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16Educação física escolarCultura indígenaInterculturalidadePhysical EducationIndigenous cultureInterculturalityReviewEducación FísicaCultura IndígenaInterculturalidadRevisiónA educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento interculturalPhysical education in indigenous school education: academic-scientific production in area 21 as a perspective for dialogue and intercultural recognition/knowledgeLa educación física en la educación escolar indígena: la producción académica y científica en el área 21 como perspectiva de diálogo y (re)conocimiento interculturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147898.pdf.txt001147898.pdf.txtExtracted Texttext/plain55215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/2/001147898.pdf.txt229704ab2698787bab5f321541d33848MD52ORIGINAL001147898.pdfTexto completoapplication/pdf491924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/1/001147898.pdf5dbc258ba159a4b56b588a6311b19046MD5110183/2554942023-03-11 03:28:14.038015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255494Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:28:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical education in indigenous school education: academic-scientific production in area 21 as a perspective for dialogue and intercultural recognition/knowledge
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La educación física en la educación escolar indígena: la producción académica y científica en el área 21 como perspectiva de diálogo y (re)conocimiento intercultural
title A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
spellingShingle A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
Skolaude, Lucas Silva
Educação física escolar
Cultura indígena
Interculturalidade
Physical Education
Indigenous culture
Interculturality
Review
Educación Física
Cultura Indígena
Interculturalidad
Revisión
title_short A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
title_full A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
title_fullStr A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
title_full_unstemmed A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
title_sort A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural
author Skolaude, Lucas Silva
author_facet Skolaude, Lucas Silva
Canon Buitrago, Edwin Alexander
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Canon Buitrago, Edwin Alexander
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Skolaude, Lucas Silva
Canon Buitrago, Edwin Alexander
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Cultura indígena
Interculturalidade
topic Educação física escolar
Cultura indígena
Interculturalidade
Physical Education
Indigenous culture
Interculturality
Review
Educación Física
Cultura Indígena
Interculturalidad
Revisión
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Indigenous culture
Interculturality
Review
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física
Cultura Indígena
Interculturalidad
Revisión
description O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:25:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255494
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147898
identifier_str_mv 0104-754X
001147898
url http://hdl.handle.net/10183/255494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16
Movimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/2/001147898.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255494/1/001147898.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 229704ab2698787bab5f321541d33848
5dbc258ba159a4b56b588a6311b19046
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082541965312