Metamorfoseando espaços na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102974 |
Resumo: | Na realização deste trabalho, buscou-se analisar a organização dos espaços em uma escola da rede municipal de Esteio/RS, com o objetivo de evidenciar as concepções pedagógicas que circunscrevem esses espaços. Para tanto, considerou-se a organização dos espaços como um elemento curricular na educação infantil (FORNEIRO, 1998) e como um importante demarcador das especificidades dessa etapa, que, por sua vez, tem como objeto as relações educativas e como sujeito a criança. Usou-se como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário auto avaliativo, tal como o proposto nos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) ao grupo de professoras da referida escola. Acredita-se que esse documento dispõe de elementos indispensáveis na organização do espaço – ainda que se reconheça, igualmente, suas limitações em apontar questões mais profundas para a compreensão da temática. Para a realização da análise, realizou-se o cruzamento entre os dados quantitativos extraídos dos questionários e as discussões acerca de práticas fundamentais na organização dos espaços como o brincar, o letramento e a produção visual da escola. Abordou-se também o que os indicadores “silenciam” e o quanto isso fere o entendimento da organização de um espaço para o protagonismo infantil. Espera-se que as discussões aqui propostas somem-se a outras, no sentido de contribuir para ampliar o quadro analítico das condições dos espaços da educação infantil, avaliando seus avanços e desafios. |
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