Metamorfoseando espaços na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Anne Gabriela Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102974
Resumo: Na realização deste trabalho, buscou-se analisar a organização dos espaços em uma escola da rede municipal de Esteio/RS, com o objetivo de evidenciar as concepções pedagógicas que circunscrevem esses espaços. Para tanto, considerou-se a organização dos espaços como um elemento curricular na educação infantil (FORNEIRO, 1998) e como um importante demarcador das especificidades dessa etapa, que, por sua vez, tem como objeto as relações educativas e como sujeito a criança. Usou-se como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário auto avaliativo, tal como o proposto nos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) ao grupo de professoras da referida escola. Acredita-se que esse documento dispõe de elementos indispensáveis na organização do espaço – ainda que se reconheça, igualmente, suas limitações em apontar questões mais profundas para a compreensão da temática. Para a realização da análise, realizou-se o cruzamento entre os dados quantitativos extraídos dos questionários e as discussões acerca de práticas fundamentais na organização dos espaços como o brincar, o letramento e a produção visual da escola. Abordou-se também o que os indicadores “silenciam” e o quanto isso fere o entendimento da organização de um espaço para o protagonismo infantil. Espera-se que as discussões aqui propostas somem-se a outras, no sentido de contribuir para ampliar o quadro analítico das condições dos espaços da educação infantil, avaliando seus avanços e desafios.
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