A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grübler, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95677
Resumo: O presente trabalho envolve uma Produção Editorial Impressa com embasamento teórico, compreende a maneira como algumas escolas trabalham com o jornal, bem como o público escolar que utiliza essa metodologia e as mudanças provocadas pela utilização da mesma. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas a partir de notícias publicadas nos jornais, analisa os conceitos permeados nas diversas áreas do conhecimento e estimula a atividade crítica frente aos problemas mostrados nos jornais, numa forma de apresentação do trabalho dos professores que utilizam esta técnica em sala de aula. O embasamento teórico engloba a Educação para a Comunicação, o Jornal como Ferramenta Pedagógica e o Jornal Escolar, visto que estas atividades são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade do aluno, além de constituírem as bases para a aquisição da escrita e posteriormente da construção de texto como um instrumento cultural complexo. O trabalho também contém os resultados obtidos na pesquisa realizada com algumas escolas sobre a utilização do jornal no ambiente escolar. Estes resultados demonstram que grande parte dos professores das escolas que responderam o questionário utiliza o jornal na escola e obtêm o apoio da supervisão pedagógica e a aceitação dos alunos, pois estes notam melhoras na aprendizagem após utilizarem essa mídia na educação.
id UFRGS-2_2f6ae33396e7b64a037c0f0b94a3fdfb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95677
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grübler, Luiz CarlosFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-05-29T02:04:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95677000916585O presente trabalho envolve uma Produção Editorial Impressa com embasamento teórico, compreende a maneira como algumas escolas trabalham com o jornal, bem como o público escolar que utiliza essa metodologia e as mudanças provocadas pela utilização da mesma. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas a partir de notícias publicadas nos jornais, analisa os conceitos permeados nas diversas áreas do conhecimento e estimula a atividade crítica frente aos problemas mostrados nos jornais, numa forma de apresentação do trabalho dos professores que utilizam esta técnica em sala de aula. O embasamento teórico engloba a Educação para a Comunicação, o Jornal como Ferramenta Pedagógica e o Jornal Escolar, visto que estas atividades são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade do aluno, além de constituírem as bases para a aquisição da escrita e posteriormente da construção de texto como um instrumento cultural complexo. O trabalho também contém os resultados obtidos na pesquisa realizada com algumas escolas sobre a utilização do jornal no ambiente escolar. Estes resultados demonstram que grande parte dos professores das escolas que responderam o questionário utiliza o jornal na escola e obtêm o apoio da supervisão pedagógica e a aceitação dos alunos, pois estes notam melhoras na aprendizagem após utilizarem essa mídia na educação.This work involves an Editorial Production Printed theoretical background, understands the way some schools work with the newspaper as well as the public school that uses this methodology and the changes caused by the use of the same. Moreover, highlights the activities developed from reports in newspapers, examines the concepts permeated the various areas of knowledge and stimulates critical activity of the problems shown in the papers, a presentation of the work of teachers who use this technique in the classroom. The theoretical framework includes the Education for Communication, the Journal as a Tool Teaching and School Journal, since these activities are essential to the formation of identity, intelligence and personality of the student, as well as being the basis for the acquisition of writing and Subsequent construction of text as a cultural complex instrument. The paper also contains the results obtained in the survey of some schools on the use of the newspaper in the school environment. These results demonstrate that most school teachers who answered the questionnaire using the newspaper in school and get the support and acceptance of supervision of students, as they notice improvements in learning after using this media in education.application/pdfporJornal escolarAprendizagemMídias digitaisSala de aulaSchool journalEducation communicationImprovements in learningA utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916585.pdf000916585.pdfTexto completoapplication/pdf4965370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95677/1/000916585.pdfb87389638b5b74b56965b4fbf7feff93MD51TEXT000916585.pdf.txt000916585.pdf.txtExtracted Texttext/plain98115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95677/2/000916585.pdf.txtc9d3cdfcc802d13cf7fffbd2645d1140MD52THUMBNAIL000916585.pdf.jpg000916585.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95677/3/000916585.pdf.jpg71b0bd80fd25449c84009649ba80300bMD5310183/956772023-12-25 04:25:05.978879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
title A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
spellingShingle A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
Grübler, Luiz Carlos
Jornal escolar
Aprendizagem
Mídias digitais
Sala de aula
School journal
Education communication
Improvements in learning
title_short A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
title_full A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
title_fullStr A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
title_full_unstemmed A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
title_sort A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
author Grübler, Luiz Carlos
author_facet Grübler, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grübler, Luiz Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal escolar
Aprendizagem
Mídias digitais
Sala de aula
topic Jornal escolar
Aprendizagem
Mídias digitais
Sala de aula
School journal
Education communication
Improvements in learning
dc.subject.eng.fl_str_mv School journal
Education communication
Improvements in learning
description O presente trabalho envolve uma Produção Editorial Impressa com embasamento teórico, compreende a maneira como algumas escolas trabalham com o jornal, bem como o público escolar que utiliza essa metodologia e as mudanças provocadas pela utilização da mesma. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas a partir de notícias publicadas nos jornais, analisa os conceitos permeados nas diversas áreas do conhecimento e estimula a atividade crítica frente aos problemas mostrados nos jornais, numa forma de apresentação do trabalho dos professores que utilizam esta técnica em sala de aula. O embasamento teórico engloba a Educação para a Comunicação, o Jornal como Ferramenta Pedagógica e o Jornal Escolar, visto que estas atividades são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade do aluno, além de constituírem as bases para a aquisição da escrita e posteriormente da construção de texto como um instrumento cultural complexo. O trabalho também contém os resultados obtidos na pesquisa realizada com algumas escolas sobre a utilização do jornal no ambiente escolar. Estes resultados demonstram que grande parte dos professores das escolas que responderam o questionário utiliza o jornal na escola e obtêm o apoio da supervisão pedagógica e a aceitação dos alunos, pois estes notam melhoras na aprendizagem após utilizarem essa mídia na educação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95677
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916585
url http://hdl.handle.net/10183/95677
identifier_str_mv 000916585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95677/1/000916585.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95677/2/000916585.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95677/3/000916585.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b87389638b5b74b56965b4fbf7feff93
c9d3cdfcc802d13cf7fffbd2645d1140
71b0bd80fd25449c84009649ba80300b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465163485184