Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102677 |
Resumo: | Este trabalho traz como tema a Utilização do Jornal na Escola como Apoio Pedagógico e apresenta esta ferramenta como enfoque didático no ambiente escolar para promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Investigando o uso do jornal em sala de aula e colaborando na inclusão desta mídia para que se torne apoio pedagógico para muitos educadores e explanando com estudos e pensamentos de autores que trazem sua história, benefícios e colaboração dentro do âmbito da Educação, com enfoque na comunidade escolar e sala de aula. E mostrar através de toda pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica apresentada por autores, como, Ghilardi (2006), Kenski (2007), Freire (1987 e 1997), Belloni (1998), Pastorello (2005) e entre tantos estudiosos, que vêm tentando compreender o uso dos jornais impressos em sala de aula uma forma de contribuir positivamente no auxílio da pratica educativa. A leitura de jornais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Neste pensamento de contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos com o uso da ferramenta jornalística impressa dentro do âmbito escolar resultou na explanação fundamentada teoricamente de que o uso do jornal como recurso e apoio pedagógico colabora de forma positiva a melhoria da leitura e interpretação, num olhar crítico e reflexivo de alunos e formação crítica do professor ao contribuir, a partir da busca pela mediação do aprender e ensinar e na sua formação como docente. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar. |
id |
UFRGS-2_4cdc9c441ab6cc4dd352c91d329f4fea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Milena De MacedoMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-09-10T02:11:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/102677000918262Este trabalho traz como tema a Utilização do Jornal na Escola como Apoio Pedagógico e apresenta esta ferramenta como enfoque didático no ambiente escolar para promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Investigando o uso do jornal em sala de aula e colaborando na inclusão desta mídia para que se torne apoio pedagógico para muitos educadores e explanando com estudos e pensamentos de autores que trazem sua história, benefícios e colaboração dentro do âmbito da Educação, com enfoque na comunidade escolar e sala de aula. E mostrar através de toda pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica apresentada por autores, como, Ghilardi (2006), Kenski (2007), Freire (1987 e 1997), Belloni (1998), Pastorello (2005) e entre tantos estudiosos, que vêm tentando compreender o uso dos jornais impressos em sala de aula uma forma de contribuir positivamente no auxílio da pratica educativa. A leitura de jornais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Neste pensamento de contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos com o uso da ferramenta jornalística impressa dentro do âmbito escolar resultou na explanação fundamentada teoricamente de que o uso do jornal como recurso e apoio pedagógico colabora de forma positiva a melhoria da leitura e interpretação, num olhar crítico e reflexivo de alunos e formação crítica do professor ao contribuir, a partir da busca pela mediação do aprender e ensinar e na sua formação como docente. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.application/pdfporJornalSala de aulaAprendizagemUtilização do jornal na escola como apoio pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918262.pdf000918262.pdfTexto completoapplication/pdf790415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102677/1/000918262.pdfdd0c3c588419ab5d483be77d6f78b5b4MD51TEXT000918262.pdf.txt000918262.pdf.txtExtracted Texttext/plain69723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102677/2/000918262.pdf.txt5088655e8bd1848d7d51602fa7a847c9MD52THUMBNAIL000918262.pdf.jpg000918262.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102677/3/000918262.pdf.jpg97e7a446c2edc393ca73aebeb02b9a3cMD5310183/1026772018-10-23 09:13:26.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
title |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
spellingShingle |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico Alves, Milena De Macedo Jornal Sala de aula Aprendizagem |
title_short |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
title_full |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
title_fullStr |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
title_full_unstemmed |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
title_sort |
Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico |
author |
Alves, Milena De Macedo |
author_facet |
Alves, Milena De Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Milena De Macedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
contributor_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal Sala de aula Aprendizagem |
topic |
Jornal Sala de aula Aprendizagem |
description |
Este trabalho traz como tema a Utilização do Jornal na Escola como Apoio Pedagógico e apresenta esta ferramenta como enfoque didático no ambiente escolar para promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Investigando o uso do jornal em sala de aula e colaborando na inclusão desta mídia para que se torne apoio pedagógico para muitos educadores e explanando com estudos e pensamentos de autores que trazem sua história, benefícios e colaboração dentro do âmbito da Educação, com enfoque na comunidade escolar e sala de aula. E mostrar através de toda pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica apresentada por autores, como, Ghilardi (2006), Kenski (2007), Freire (1987 e 1997), Belloni (1998), Pastorello (2005) e entre tantos estudiosos, que vêm tentando compreender o uso dos jornais impressos em sala de aula uma forma de contribuir positivamente no auxílio da pratica educativa. A leitura de jornais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Neste pensamento de contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos com o uso da ferramenta jornalística impressa dentro do âmbito escolar resultou na explanação fundamentada teoricamente de que o uso do jornal como recurso e apoio pedagógico colabora de forma positiva a melhoria da leitura e interpretação, num olhar crítico e reflexivo de alunos e formação crítica do professor ao contribuir, a partir da busca pela mediação do aprender e ensinar e na sua formação como docente. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918262 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102677 |
identifier_str_mv |
000918262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102677/1/000918262.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102677/2/000918262.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102677/3/000918262.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd0c3c588419ab5d483be77d6f78b5b4 5088655e8bd1848d7d51602fa7a847c9 97e7a446c2edc393ca73aebeb02b9a3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132240347136 |