Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciele Cunha da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215240
Resumo: O trabalho em questão objetivou caracterizar o processo necessário para a inserção do comércio eletrônico em micro e pequenas empresas, visto que, apesar do mercado digital ter deixado de ser uma opção e ter se tornado um fator determinante para a sobrevivência das organizações, os fatores para o processo de implementação de e-commerce específico para as particularidades das micro e pequenas empresas ainda é um assunto pouco abordado na literatura. Foi utilizada como objeto de estudo, neste trabalho, uma pequena empresa varejista de Gravataí/RS, que identificou a necessidade da inserção da loja no comércio eletrônico. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica sobre comércio eletrônico e sobre seus aspectos em micro e pequenas empresas, sendo formulado um processo de implementação. Posteriormente, foi adotado o método de pesquisa ação, a fim de realizar uma construção conjunta, do e-commerce, entre agente pesquisador e agentes responsáveis pela empresa, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, um questionário aplicado nos clientes, além de uma análise de concorrentes, dada por um formulário com informações retiradas dos resultados do questionário e, finalmente, o acompanhamento do processo de preparação da implementação do novo canal na empresa.
id UFRGS-2_2f87bfe368b7e2b7b3a4bb6439247d26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Franciele Cunha daSilveira, Teniza da2020-11-19T04:16:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/215240001119198O trabalho em questão objetivou caracterizar o processo necessário para a inserção do comércio eletrônico em micro e pequenas empresas, visto que, apesar do mercado digital ter deixado de ser uma opção e ter se tornado um fator determinante para a sobrevivência das organizações, os fatores para o processo de implementação de e-commerce específico para as particularidades das micro e pequenas empresas ainda é um assunto pouco abordado na literatura. Foi utilizada como objeto de estudo, neste trabalho, uma pequena empresa varejista de Gravataí/RS, que identificou a necessidade da inserção da loja no comércio eletrônico. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica sobre comércio eletrônico e sobre seus aspectos em micro e pequenas empresas, sendo formulado um processo de implementação. Posteriormente, foi adotado o método de pesquisa ação, a fim de realizar uma construção conjunta, do e-commerce, entre agente pesquisador e agentes responsáveis pela empresa, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, um questionário aplicado nos clientes, além de uma análise de concorrentes, dada por um formulário com informações retiradas dos resultados do questionário e, finalmente, o acompanhamento do processo de preparação da implementação do novo canal na empresa.The study in question aimed to characterize the necessary proccess to the insertion of the eletronic commerce in micro and small businesses, whereas, despite the digital Market is no longer an option and have been turned a determinant factor for the survival of an organization, the process of the especific e-commerce implementing with the focus on the micro and small businesses particularities still being a subject little addressed in the literature. Was used as study object a small commerce from Gravataí/RS, that identified the necessity of the store insertion on the eletronic commerce. For that, was made a teoric review about the eletronic commerce and its aspects in micro em small businesses, being formulated a implementation process. Posteriorly,was adopted a action research process,ir order to do a joint construction of e-commerce between research agente and agents responsible for the company, throught a quantitative descriptive research, witch was a questionnaire applied to clients, besides a analises of the competitors, done by a formulary with informations cought from the questionnaire results and, finaly, the side dish of the preparation process of the new canal implementation in the company.application/pdfporMicro e pequenas empresasVarejoComércio eletrônicoAbertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119198.pdf.txt001119198.pdf.txtExtracted Texttext/plain211367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215240/2/001119198.pdf.txtcb25fc5c36653e7cd834cc4190daf353MD52ORIGINAL001119198.pdfTexto completoapplication/pdf1844433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215240/1/001119198.pdfe83ab9cd9005f724578da0957e4e93acMD5110183/2152402023-05-06 03:26:53.444273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
title Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
spellingShingle Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
Silva, Franciele Cunha da
Micro e pequenas empresas
Varejo
Comércio eletrônico
title_short Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
title_full Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
title_fullStr Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
title_full_unstemmed Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
title_sort Abertura de e-commerce em micro e pequenas empresas : implantação de novo canal em uma pequena empresa varejista de Gravataí
author Silva, Franciele Cunha da
author_facet Silva, Franciele Cunha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciele Cunha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e pequenas empresas
Varejo
Comércio eletrônico
topic Micro e pequenas empresas
Varejo
Comércio eletrônico
description O trabalho em questão objetivou caracterizar o processo necessário para a inserção do comércio eletrônico em micro e pequenas empresas, visto que, apesar do mercado digital ter deixado de ser uma opção e ter se tornado um fator determinante para a sobrevivência das organizações, os fatores para o processo de implementação de e-commerce específico para as particularidades das micro e pequenas empresas ainda é um assunto pouco abordado na literatura. Foi utilizada como objeto de estudo, neste trabalho, uma pequena empresa varejista de Gravataí/RS, que identificou a necessidade da inserção da loja no comércio eletrônico. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica sobre comércio eletrônico e sobre seus aspectos em micro e pequenas empresas, sendo formulado um processo de implementação. Posteriormente, foi adotado o método de pesquisa ação, a fim de realizar uma construção conjunta, do e-commerce, entre agente pesquisador e agentes responsáveis pela empresa, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, um questionário aplicado nos clientes, além de uma análise de concorrentes, dada por um formulário com informações retiradas dos resultados do questionário e, finalmente, o acompanhamento do processo de preparação da implementação do novo canal na empresa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T04:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215240
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119198
url http://hdl.handle.net/10183/215240
identifier_str_mv 001119198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215240/2/001119198.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215240/1/001119198.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb25fc5c36653e7cd834cc4190daf353
e83ab9cd9005f724578da0957e4e93ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224599306764288