Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271641 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da recomendação pedagógica da plataforma de vídeos YouTube Edu, que indica vídeos educacionais ao usuário de acordo com o seu perfil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, a coleta dos dados foi realizada com professores da educação infantil, ensino médio e superior. A análise descritiva dos resultados evidenciou que, a maioria dos professores considera os vídeos adequados e de boa qualidade, porém não usariam o material em suas disciplinas. As conclusões apontam inconsistências no modelo de recomendação, tendo em vista que, apesar de ser uma plataforma com uma proposta pedagógica, a filtragem de vídeos para reprodução automática de acordo com o perfil do usuário, reporta à plataforma genérica (YouTube), cujo conteúdo não se relaciona à educação. Além disso, os professores consideram que os vídeos não trazem contribuições significativas e por este motivo não se sentiram motivados a se engajarem no canal. |
id |
UFRGS-2_2fad2b8a3e26bec6285f92650ac93349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guizzo, Michele Alda RossoSchorn, Gabriella ThaisCano, Debora StaubSilva, Kétia Kellen Araújo daBernardi, MairaBehar, Patrícia Alejandra2024-02-08T05:02:32Z20201850-9959http://hdl.handle.net/10183/271641001126082Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da recomendação pedagógica da plataforma de vídeos YouTube Edu, que indica vídeos educacionais ao usuário de acordo com o seu perfil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, a coleta dos dados foi realizada com professores da educação infantil, ensino médio e superior. A análise descritiva dos resultados evidenciou que, a maioria dos professores considera os vídeos adequados e de boa qualidade, porém não usariam o material em suas disciplinas. As conclusões apontam inconsistências no modelo de recomendação, tendo em vista que, apesar de ser uma plataforma com uma proposta pedagógica, a filtragem de vídeos para reprodução automática de acordo com o perfil do usuário, reporta à plataforma genérica (YouTube), cujo conteúdo não se relaciona à educação. Além disso, os professores consideram que os vídeos não trazem contribuições significativas e por este motivo não se sentiram motivados a se engajarem no canal.This article aims to present the evaluation of the pedagogical recommendation of the YouTube Edu video platform, which indicates educational videos to the user according to their profile. The methodology used was the quantitative research, from the evaluation of the pedagogical recommendation of teachers of elementary school, high school and higher education. The descriptive analysis of the results showed that most teachers consider the videos appropriate and of good quality, but would not use the material in their subjects. The conclusions point to inconsistencies in the recommendation model, considering that, despite being a platform with a pedagogical proposal, the filtering of videos for automatic playback according to the user's profile, reports to the generic platform (YouTube), whose content is not related to education. In addition, teachers consider that the videos do notbring significant contributions and for this reason did not feel motivated to engage in the channel.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 66-72Tecnologia educacionalPedagogical recommendationYouTube Edu platformRecommendation systemsPlataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógicaYouTube Edu Platform : a look from the pedagogical recommendationEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126082.pdf.txt001126082.pdf.txtExtracted Texttext/plain31842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/2/001126082.pdf.txt2015b56d111e8091a4ede449b22d0c3cMD52ORIGINAL001126082.pdfTexto completoapplication/pdf400195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/1/001126082.pdfc8a35d87a38a12d24bbf79b215243f14MD5110183/2716412024-02-09 06:06:17.422853oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:06:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
YouTube Edu Platform : a look from the pedagogical recommendation |
title |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
spellingShingle |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica Guizzo, Michele Alda Rosso Tecnologia educacional Pedagogical recommendation YouTube Edu platform Recommendation systems |
title_short |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
title_full |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
title_fullStr |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
title_sort |
Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica |
author |
Guizzo, Michele Alda Rosso |
author_facet |
Guizzo, Michele Alda Rosso Schorn, Gabriella Thais Cano, Debora Staub Silva, Kétia Kellen Araújo da Bernardi, Maira Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Schorn, Gabriella Thais Cano, Debora Staub Silva, Kétia Kellen Araújo da Bernardi, Maira Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guizzo, Michele Alda Rosso Schorn, Gabriella Thais Cano, Debora Staub Silva, Kétia Kellen Araújo da Bernardi, Maira Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Pedagogical recommendation YouTube Edu platform Recommendation systems |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical recommendation YouTube Edu platform Recommendation systems |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da recomendação pedagógica da plataforma de vídeos YouTube Edu, que indica vídeos educacionais ao usuário de acordo com o seu perfil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, a coleta dos dados foi realizada com professores da educação infantil, ensino médio e superior. A análise descritiva dos resultados evidenciou que, a maioria dos professores considera os vídeos adequados e de boa qualidade, porém não usariam o material em suas disciplinas. As conclusões apontam inconsistências no modelo de recomendação, tendo em vista que, apesar de ser uma plataforma com uma proposta pedagógica, a filtragem de vídeos para reprodução automática de acordo com o perfil do usuário, reporta à plataforma genérica (YouTube), cujo conteúdo não se relaciona à educação. Além disso, os professores consideram que os vídeos não trazem contribuições significativas e por este motivo não se sentiram motivados a se engajarem no canal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-08T05:02:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271641 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-9959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126082 |
identifier_str_mv |
1850-9959 001126082 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 66-72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/2/001126082.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/1/001126082.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2015b56d111e8091a4ede449b22d0c3c c8a35d87a38a12d24bbf79b215243f14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447852291194880 |