Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Michele Alda Rosso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schorn, Gabriella Thais, Cano, Debora Staub, Silva, Kétia Kellen Araújo da, Bernardi, Maira, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271641
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da recomendação pedagógica da plataforma de vídeos YouTube Edu, que indica vídeos educacionais ao usuário de acordo com o seu perfil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, a coleta dos dados foi realizada com professores da educação infantil, ensino médio e superior. A análise descritiva dos resultados evidenciou que, a maioria dos professores considera os vídeos adequados e de boa qualidade, porém não usariam o material em suas disciplinas. As conclusões apontam inconsistências no modelo de recomendação, tendo em vista que, apesar de ser uma plataforma com uma proposta pedagógica, a filtragem de vídeos para reprodução automática de acordo com o perfil do usuário, reporta à plataforma genérica (YouTube), cujo conteúdo não se relaciona à educação. Além disso, os professores consideram que os vídeos não trazem contribuições significativas e por este motivo não se sentiram motivados a se engajarem no canal.
id UFRGS-2_2fad2b8a3e26bec6285f92650ac93349
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271641
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guizzo, Michele Alda RossoSchorn, Gabriella ThaisCano, Debora StaubSilva, Kétia Kellen Araújo daBernardi, MairaBehar, Patrícia Alejandra2024-02-08T05:02:32Z20201850-9959http://hdl.handle.net/10183/271641001126082Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da recomendação pedagógica da plataforma de vídeos YouTube Edu, que indica vídeos educacionais ao usuário de acordo com o seu perfil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, a coleta dos dados foi realizada com professores da educação infantil, ensino médio e superior. A análise descritiva dos resultados evidenciou que, a maioria dos professores considera os vídeos adequados e de boa qualidade, porém não usariam o material em suas disciplinas. As conclusões apontam inconsistências no modelo de recomendação, tendo em vista que, apesar de ser uma plataforma com uma proposta pedagógica, a filtragem de vídeos para reprodução automática de acordo com o perfil do usuário, reporta à plataforma genérica (YouTube), cujo conteúdo não se relaciona à educação. Além disso, os professores consideram que os vídeos não trazem contribuições significativas e por este motivo não se sentiram motivados a se engajarem no canal.This article aims to present the evaluation of the pedagogical recommendation of the YouTube Edu video platform, which indicates educational videos to the user according to their profile. The methodology used was the quantitative research, from the evaluation of the pedagogical recommendation of teachers of elementary school, high school and higher education. The descriptive analysis of the results showed that most teachers consider the videos appropriate and of good quality, but would not use the material in their subjects. The conclusions point to inconsistencies in the recommendation model, considering that, despite being a platform with a pedagogical proposal, the filtering of videos for automatic playback according to the user's profile, reports to the generic platform (YouTube), whose content is not related to education. In addition, teachers consider that the videos do notbring significant contributions and for this reason did not feel motivated to engage in the channel.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 66-72Tecnologia educacionalPedagogical recommendationYouTube Edu platformRecommendation systemsPlataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógicaYouTube Edu Platform : a look from the pedagogical recommendationEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126082.pdf.txt001126082.pdf.txtExtracted Texttext/plain31842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/2/001126082.pdf.txt2015b56d111e8091a4ede449b22d0c3cMD52ORIGINAL001126082.pdfTexto completoapplication/pdf400195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/1/001126082.pdfc8a35d87a38a12d24bbf79b215243f14MD5110183/2716412024-02-09 06:06:17.422853oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:06:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv YouTube Edu Platform : a look from the pedagogical recommendation
title Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
spellingShingle Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
Guizzo, Michele Alda Rosso
Tecnologia educacional
Pedagogical recommendation
YouTube Edu platform
Recommendation systems
title_short Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
title_full Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
title_fullStr Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
title_full_unstemmed Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
title_sort Plataforma YouTube Edu : um olhara partir da recomendação pedagógica
author Guizzo, Michele Alda Rosso
author_facet Guizzo, Michele Alda Rosso
Schorn, Gabriella Thais
Cano, Debora Staub
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Bernardi, Maira
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Schorn, Gabriella Thais
Cano, Debora Staub
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Bernardi, Maira
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Michele Alda Rosso
Schorn, Gabriella Thais
Cano, Debora Staub
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Bernardi, Maira
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Pedagogical recommendation
YouTube Edu platform
Recommendation systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical recommendation
YouTube Edu platform
Recommendation systems
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da recomendação pedagógica da plataforma de vídeos YouTube Edu, que indica vídeos educacionais ao usuário de acordo com o seu perfil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, a coleta dos dados foi realizada com professores da educação infantil, ensino médio e superior. A análise descritiva dos resultados evidenciou que, a maioria dos professores considera os vídeos adequados e de boa qualidade, porém não usariam o material em suas disciplinas. As conclusões apontam inconsistências no modelo de recomendação, tendo em vista que, apesar de ser uma plataforma com uma proposta pedagógica, a filtragem de vídeos para reprodução automática de acordo com o perfil do usuário, reporta à plataforma genérica (YouTube), cujo conteúdo não se relaciona à educação. Além disso, os professores consideram que os vídeos não trazem contribuições significativas e por este motivo não se sentiram motivados a se engajarem no canal.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-08T05:02:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271641
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-9959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126082
identifier_str_mv 1850-9959
001126082
url http://hdl.handle.net/10183/271641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 66-72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/2/001126082.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271641/1/001126082.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2015b56d111e8091a4ede449b22d0c3c
c8a35d87a38a12d24bbf79b215243f14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447852291194880