O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruno Garcia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87664
Resumo: O presente trabalho trata de um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem dentro dos projetos de extensão: Iniciação ao Polo Aquático e Natação: Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Condicionamento. O desenvolvimento de atividades aquáticas, dentro de suas especificidades, foi oferecido para crianças e jovens com idade que variavam entre oito e 13 anos, com o intuito de ensinar e aprimorar habilidades básicas da natação ao mesmo tempo em que fundamentos do polo aquático eram ensinados. Para tal, foi importante revisar e repensar a pedagogia tradicional e sugerir um programa no qual a natação e o polo aquático sejam conteúdos paralelos, de modo que fossem descritos o plano de ensino e os planos de aula; discutidas e analisadas a prática a partir das impressões dos participantes e do autor deste relato. A proposta apresentada indica uma metodologia que valoriza a formação multilateral, de modo a estimular o individuo nas mais variadas qualidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais.
id UFRGS-2_2fbc9d30d8bfe0daf9c9bad51481db7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Bruno GarciaCastro, Flavio Antonio de Souza2014-02-25T01:53:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/87664000911753O presente trabalho trata de um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem dentro dos projetos de extensão: Iniciação ao Polo Aquático e Natação: Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Condicionamento. O desenvolvimento de atividades aquáticas, dentro de suas especificidades, foi oferecido para crianças e jovens com idade que variavam entre oito e 13 anos, com o intuito de ensinar e aprimorar habilidades básicas da natação ao mesmo tempo em que fundamentos do polo aquático eram ensinados. Para tal, foi importante revisar e repensar a pedagogia tradicional e sugerir um programa no qual a natação e o polo aquático sejam conteúdos paralelos, de modo que fossem descritos o plano de ensino e os planos de aula; discutidas e analisadas a prática a partir das impressões dos participantes e do autor deste relato. A proposta apresentada indica uma metodologia que valoriza a formação multilateral, de modo a estimular o individuo nas mais variadas qualidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais.application/pdfporNataçãoPolo aquáticoO polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911753.pdf000911753.pdfTexto completoapplication/pdf344927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/1/000911753.pdfd159322f34c3889880efb00ec25479e6MD51TEXT000911753.pdf.txt000911753.pdf.txtExtracted Texttext/plain89256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/2/000911753.pdf.txtfa5a6d2f8d1e9982c5a9c0cc1b0490faMD52THUMBNAIL000911753.pdf.jpg000911753.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/3/000911753.pdf.jpg0e68d30c6084f61ecbe24709f2ded0d0MD5310183/876642022-06-16 04:41:22.427326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:41:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
title O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
spellingShingle O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
Ferreira, Bruno Garcia
Natação
Polo aquático
title_short O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
title_full O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
title_fullStr O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
title_full_unstemmed O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
title_sort O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
author Ferreira, Bruno Garcia
author_facet Ferreira, Bruno Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruno Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Flavio Antonio de Souza
contributor_str_mv Castro, Flavio Antonio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Polo aquático
topic Natação
Polo aquático
description O presente trabalho trata de um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem dentro dos projetos de extensão: Iniciação ao Polo Aquático e Natação: Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Condicionamento. O desenvolvimento de atividades aquáticas, dentro de suas especificidades, foi oferecido para crianças e jovens com idade que variavam entre oito e 13 anos, com o intuito de ensinar e aprimorar habilidades básicas da natação ao mesmo tempo em que fundamentos do polo aquático eram ensinados. Para tal, foi importante revisar e repensar a pedagogia tradicional e sugerir um programa no qual a natação e o polo aquático sejam conteúdos paralelos, de modo que fossem descritos o plano de ensino e os planos de aula; discutidas e analisadas a prática a partir das impressões dos participantes e do autor deste relato. A proposta apresentada indica uma metodologia que valoriza a formação multilateral, de modo a estimular o individuo nas mais variadas qualidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911753
url http://hdl.handle.net/10183/87664
identifier_str_mv 000911753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/1/000911753.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/2/000911753.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/3/000911753.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d159322f34c3889880efb00ec25479e6
fa5a6d2f8d1e9982c5a9c0cc1b0490fa
0e68d30c6084f61ecbe24709f2ded0d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460051677184