O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87664 |
Resumo: | O presente trabalho trata de um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem dentro dos projetos de extensão: Iniciação ao Polo Aquático e Natação: Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Condicionamento. O desenvolvimento de atividades aquáticas, dentro de suas especificidades, foi oferecido para crianças e jovens com idade que variavam entre oito e 13 anos, com o intuito de ensinar e aprimorar habilidades básicas da natação ao mesmo tempo em que fundamentos do polo aquático eram ensinados. Para tal, foi importante revisar e repensar a pedagogia tradicional e sugerir um programa no qual a natação e o polo aquático sejam conteúdos paralelos, de modo que fossem descritos o plano de ensino e os planos de aula; discutidas e analisadas a prática a partir das impressões dos participantes e do autor deste relato. A proposta apresentada indica uma metodologia que valoriza a formação multilateral, de modo a estimular o individuo nas mais variadas qualidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais. |
id |
UFRGS-2_2fbc9d30d8bfe0daf9c9bad51481db7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87664 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Bruno GarciaCastro, Flavio Antonio de Souza2014-02-25T01:53:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/87664000911753O presente trabalho trata de um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem dentro dos projetos de extensão: Iniciação ao Polo Aquático e Natação: Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Condicionamento. O desenvolvimento de atividades aquáticas, dentro de suas especificidades, foi oferecido para crianças e jovens com idade que variavam entre oito e 13 anos, com o intuito de ensinar e aprimorar habilidades básicas da natação ao mesmo tempo em que fundamentos do polo aquático eram ensinados. Para tal, foi importante revisar e repensar a pedagogia tradicional e sugerir um programa no qual a natação e o polo aquático sejam conteúdos paralelos, de modo que fossem descritos o plano de ensino e os planos de aula; discutidas e analisadas a prática a partir das impressões dos participantes e do autor deste relato. A proposta apresentada indica uma metodologia que valoriza a formação multilateral, de modo a estimular o individuo nas mais variadas qualidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais.application/pdfporNataçãoPolo aquáticoO polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911753.pdf000911753.pdfTexto completoapplication/pdf344927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/1/000911753.pdfd159322f34c3889880efb00ec25479e6MD51TEXT000911753.pdf.txt000911753.pdf.txtExtracted Texttext/plain89256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/2/000911753.pdf.txtfa5a6d2f8d1e9982c5a9c0cc1b0490faMD52THUMBNAIL000911753.pdf.jpg000911753.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/3/000911753.pdf.jpg0e68d30c6084f61ecbe24709f2ded0d0MD5310183/876642022-06-16 04:41:22.427326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87664Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-06-16T07:41:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
title |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
spellingShingle |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência Ferreira, Bruno Garcia Natação Polo aquático |
title_short |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
title_full |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
title_fullStr |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
title_sort |
O polo aquático como recurso pedagógico para o ensino da natação : um relato de experiência |
author |
Ferreira, Bruno Garcia |
author_facet |
Ferreira, Bruno Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bruno Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Flavio Antonio de Souza |
contributor_str_mv |
Castro, Flavio Antonio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação Polo aquático |
topic |
Natação Polo aquático |
description |
O presente trabalho trata de um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem dentro dos projetos de extensão: Iniciação ao Polo Aquático e Natação: Aprendizagem, Aperfeiçoamento e Condicionamento. O desenvolvimento de atividades aquáticas, dentro de suas especificidades, foi oferecido para crianças e jovens com idade que variavam entre oito e 13 anos, com o intuito de ensinar e aprimorar habilidades básicas da natação ao mesmo tempo em que fundamentos do polo aquático eram ensinados. Para tal, foi importante revisar e repensar a pedagogia tradicional e sugerir um programa no qual a natação e o polo aquático sejam conteúdos paralelos, de modo que fossem descritos o plano de ensino e os planos de aula; discutidas e analisadas a prática a partir das impressões dos participantes e do autor deste relato. A proposta apresentada indica uma metodologia que valoriza a formação multilateral, de modo a estimular o individuo nas mais variadas qualidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-25T01:53:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87664 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911753 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87664 |
identifier_str_mv |
000911753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/1/000911753.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/2/000911753.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87664/3/000911753.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d159322f34c3889880efb00ec25479e6 fa5a6d2f8d1e9982c5a9c0cc1b0490fa 0e68d30c6084f61ecbe24709f2ded0d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724557217234944 |