Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Lopes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232938
Resumo: Designers podem atuar como gestores de processos, catalizadores de inovações e facilitadores de cocriação. Para proceder de forma colaborativa no design é importante o trabalho interdisciplinar em equipe, com a participação de especialistas e não especialistas, experiências que nem sempre são consideradas positivas pelos seus participantes. Este estudo identificou as emoções elicitadas em uma experiência de cocriação entre designers integrantes do grupo O que marca Porto Alegre? – um projeto colaborativo realizado para definir uma marca para a cidade de Porto Alegre. Para isso foi realizada uma investigação qualitativa a partir de um questionário com nove questões respondidas por designers participantes do projeto. Os resultados apontam que nas fases iniciais do processo colaborativo as emoções positivas são predominantes. Todos os designers comunicaram o interesse/ entusiasmo na fase de geração de ideias, confirmando que havia motivação intrínseca no início do trabalho. Conforme as fases do projeto evoluem, passando por discussões e seleções de alternativas projetuais, emoções negativas se tornam mais presentes. O desapontamento foi a escolha negativa mais citada, confirmando que as divergências projetuais podem evidenciar oposições e interferir na motivação. Referente à gestão do processo, admiração e desapontamento foram apontados. De forma geral, os resultados indicam a predominância de emoções positivas, porém pode-se observar indícios de conflitos emocionais ao longo de todo o processo de cocriação entre designers.
id UFRGS-2_3047fe915bf97da26e64315763b1cacb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232938
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Denise Lopes daPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2021-12-14T04:28:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/232938001133939Designers podem atuar como gestores de processos, catalizadores de inovações e facilitadores de cocriação. Para proceder de forma colaborativa no design é importante o trabalho interdisciplinar em equipe, com a participação de especialistas e não especialistas, experiências que nem sempre são consideradas positivas pelos seus participantes. Este estudo identificou as emoções elicitadas em uma experiência de cocriação entre designers integrantes do grupo O que marca Porto Alegre? – um projeto colaborativo realizado para definir uma marca para a cidade de Porto Alegre. Para isso foi realizada uma investigação qualitativa a partir de um questionário com nove questões respondidas por designers participantes do projeto. Os resultados apontam que nas fases iniciais do processo colaborativo as emoções positivas são predominantes. Todos os designers comunicaram o interesse/ entusiasmo na fase de geração de ideias, confirmando que havia motivação intrínseca no início do trabalho. Conforme as fases do projeto evoluem, passando por discussões e seleções de alternativas projetuais, emoções negativas se tornam mais presentes. O desapontamento foi a escolha negativa mais citada, confirmando que as divergências projetuais podem evidenciar oposições e interferir na motivação. Referente à gestão do processo, admiração e desapontamento foram apontados. De forma geral, os resultados indicam a predominância de emoções positivas, porém pode-se observar indícios de conflitos emocionais ao longo de todo o processo de cocriação entre designers.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 146-169DesignCocriaçãoEmoçõesEmoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133939.pdf.txt001133939.pdf.txtExtracted Texttext/plain56534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232938/2/001133939.pdf.txt4f8fceaed4df667c1facd2ce9ce3e853MD52ORIGINAL001133939.pdfCapítulo 8application/pdf844993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232938/1/001133939.pdf696fd8c781b93e39a2fb79d3d45646c8MD5110183/2329382021-12-20 05:31:59.41808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232938Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:31:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
title Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
spellingShingle Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
Silva, Denise Lopes da
Design
Cocriação
Emoções
title_short Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
title_full Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
title_fullStr Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
title_full_unstemmed Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
title_sort Emoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?
author Silva, Denise Lopes da
author_facet Silva, Denise Lopes da
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
author_role author
author2 Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Lopes da
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cocriação
Emoções
topic Design
Cocriação
Emoções
description Designers podem atuar como gestores de processos, catalizadores de inovações e facilitadores de cocriação. Para proceder de forma colaborativa no design é importante o trabalho interdisciplinar em equipe, com a participação de especialistas e não especialistas, experiências que nem sempre são consideradas positivas pelos seus participantes. Este estudo identificou as emoções elicitadas em uma experiência de cocriação entre designers integrantes do grupo O que marca Porto Alegre? – um projeto colaborativo realizado para definir uma marca para a cidade de Porto Alegre. Para isso foi realizada uma investigação qualitativa a partir de um questionário com nove questões respondidas por designers participantes do projeto. Os resultados apontam que nas fases iniciais do processo colaborativo as emoções positivas são predominantes. Todos os designers comunicaram o interesse/ entusiasmo na fase de geração de ideias, confirmando que havia motivação intrínseca no início do trabalho. Conforme as fases do projeto evoluem, passando por discussões e seleções de alternativas projetuais, emoções negativas se tornam mais presentes. O desapontamento foi a escolha negativa mais citada, confirmando que as divergências projetuais podem evidenciar oposições e interferir na motivação. Referente à gestão do processo, admiração e desapontamento foram apontados. De forma geral, os resultados indicam a predominância de emoções positivas, porém pode-se observar indícios de conflitos emocionais ao longo de todo o processo de cocriação entre designers.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:28:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232938
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133939
url http://hdl.handle.net/10183/232938
identifier_str_mv 001133939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 146-169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232938/2/001133939.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232938/1/001133939.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f8fceaed4df667c1facd2ce9ce3e853
696fd8c781b93e39a2fb79d3d45646c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225045976023040