Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Lopes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Tania Luisa Koltermann da, Silva, Regio Pierre da, Scherer, Fabiano de Vargas, Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212617
Resumo: O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse segmento, a bibliografia sugere o engajamento dos diversos atores locais por meio de processos de cocriação. Por essa perspectiva, o presente artigo busca identificar a participação de designers em processos colaborativos associados ao place branding. Trata-se de um estudo realizado por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática (rbs), que toma como base a produção científica desenvolvida, nacional e internacionalmente, no período entre 2000 e 2020. O resultado apresenta sete artigos que tratam de aspectos ligados à participação dos designers nesses processos e comprovam a escassez de estudos que consideram a percepção dos designers em processos de cocriação associados ao place branding.
id UFRGS-2_6dfaa3c0a7dadf58874f6d7410df72e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212617
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Denise Lopes daSilva, Tania Luisa Koltermann daSilva, Regio Pierre daScherer, Fabiano de VargasPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2020-08-05T03:38:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/212617001116583O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse segmento, a bibliografia sugere o engajamento dos diversos atores locais por meio de processos de cocriação. Por essa perspectiva, o presente artigo busca identificar a participação de designers em processos colaborativos associados ao place branding. Trata-se de um estudo realizado por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática (rbs), que toma como base a produção científica desenvolvida, nacional e internacionalmente, no período entre 2000 e 2020. O resultado apresenta sete artigos que tratam de aspectos ligados à participação dos designers nesses processos e comprovam a escassez de estudos que consideram a percepção dos designers em processos de cocriação associados ao place branding.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 733-750DesignCocriaçãoDesignerDesigners em experiências de cocriação associadas ao place brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116583.pdf.txt001116583.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/2/001116583.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116583.pdfCapítulo 40application/pdf2777240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/1/001116583.pdfa5c1a490d0a52dcdb3a151326e1982b1MD5110183/2126172020-08-06 03:36:27.328741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
title Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
spellingShingle Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
Silva, Denise Lopes da
Design
Cocriação
Designer
title_short Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
title_full Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
title_fullStr Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
title_full_unstemmed Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
title_sort Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
author Silva, Denise Lopes da
author_facet Silva, Denise Lopes da
Silva, Tania Luisa Koltermann da
Silva, Regio Pierre da
Scherer, Fabiano de Vargas
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
author_role author
author2 Silva, Tania Luisa Koltermann da
Silva, Regio Pierre da
Scherer, Fabiano de Vargas
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Lopes da
Silva, Tania Luisa Koltermann da
Silva, Regio Pierre da
Scherer, Fabiano de Vargas
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cocriação
Designer
topic Design
Cocriação
Designer
description O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse segmento, a bibliografia sugere o engajamento dos diversos atores locais por meio de processos de cocriação. Por essa perspectiva, o presente artigo busca identificar a participação de designers em processos colaborativos associados ao place branding. Trata-se de um estudo realizado por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática (rbs), que toma como base a produção científica desenvolvida, nacional e internacionalmente, no período entre 2000 e 2020. O resultado apresenta sete artigos que tratam de aspectos ligados à participação dos designers nesses processos e comprovam a escassez de estudos que consideram a percepção dos designers em processos de cocriação associados ao place branding.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T03:38:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212617
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116583
url http://hdl.handle.net/10183/212617
identifier_str_mv 001116583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 733-750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/2/001116583.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/1/001116583.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a5c1a490d0a52dcdb3a151326e1982b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996567121920