Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tirelli, Christian
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61248
Resumo: O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado.
id UFRGS-2_311b977a298d20a6df9872b10e0125bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61248
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tirelli, ChristianSantos, Cristiane Pizzutti dos2012-11-22T01:41:00Z2006http://hdl.handle.net/10183/61248000548340O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado.application/pdfporComportamento do consumidorEntretenimentoGaysEntretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000548340.pdf000548340.pdfTexto completoapplication/pdf311904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/1/000548340.pdf9d39fa129bdd6807221070bf75f6738eMD51TEXT000548340.pdf.txt000548340.pdf.txtExtracted Texttext/plain154395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/2/000548340.pdf.txtc4247fe405a5e51a1a1fad42872cb9a6MD52THUMBNAIL000548340.pdf.jpg000548340.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/3/000548340.pdf.jpgfd4fb8fb594c091ee718f1db15115467MD5310183/612482018-10-16 07:58:28.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:58:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
title Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
spellingShingle Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
Tirelli, Christian
Comportamento do consumidor
Entretenimento
Gays
title_short Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
title_full Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
title_fullStr Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
title_sort Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
author Tirelli, Christian
author_facet Tirelli, Christian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tirelli, Christian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Entretenimento
Gays
topic Comportamento do consumidor
Entretenimento
Gays
description O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-22T01:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61248
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000548340
url http://hdl.handle.net/10183/61248
identifier_str_mv 000548340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/1/000548340.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/2/000548340.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/3/000548340.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d39fa129bdd6807221070bf75f6738e
c4247fe405a5e51a1a1fad42872cb9a6
fd4fb8fb594c091ee718f1db15115467
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447095125999616