Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jairo
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129373
Resumo: Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.
id UFRGS-2_315deb938ffb3839a7b090d0fe6b53b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129373
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, JairoAxt, Margarete2015-11-09T16:37:05Z19991414-3283http://hdl.handle.net/10183/129373000297273Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.This essay discusses aspects of the relations between society, knowledge, and technology, taking into account Marxist theories on social production and education, as well Jean Piaget’s socio-genetic perspectives. The hidden facet of these theories refers to the polemics on the cognitive possibilities revealed as a result of information and computer communication technology. Relativizing both one and the other approach, we seek – in the several construction steps – the theoretical references for the interpretation and evaluation of the aforementioned relations, focusing on the pedagogical action in environments equipped with information technology, as regards the opposition between autonomy and heteronomy.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 3, n. 5 (ago. 1999), p. 95-110ConhecimentoSociedadeComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemMarx, Karl, 1818-1883Piaget, Jean, 1896-1980TechnologySocietEducationConhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da açãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000297273.pdf000297273.pdfTexto completoapplication/pdf2534651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/1/000297273.pdfb71b5b67bbc72fd619d038f354c69037MD51TEXT000297273.pdf.txt000297273.pdf.txtExtracted Texttext/plain50568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/2/000297273.pdf.txt3acee269c9af562fee0bdb5b8d1adb99MD52THUMBNAIL000297273.pdf.jpg000297273.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/3/000297273.pdf.jpgbe80570ca3e0ac20654f7196c085a664MD5310183/1293732021-11-20 05:48:40.007731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:48:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
title Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
spellingShingle Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
Ferreira, Jairo
Conhecimento
Sociedade
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Marx, Karl, 1818-1883
Piaget, Jean, 1896-1980
Technology
Societ
Education
title_short Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
title_full Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
title_fullStr Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
title_full_unstemmed Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
title_sort Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
author Ferreira, Jairo
author_facet Ferreira, Jairo
Axt, Margarete
author_role author
author2 Axt, Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jairo
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Sociedade
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Marx, Karl, 1818-1883
Piaget, Jean, 1896-1980
topic Conhecimento
Sociedade
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Marx, Karl, 1818-1883
Piaget, Jean, 1896-1980
Technology
Societ
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Societ
Education
description Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:37:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129373
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000297273
identifier_str_mv 1414-3283
000297273
url http://hdl.handle.net/10183/129373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 3, n. 5 (ago. 1999), p. 95-110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/1/000297273.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/2/000297273.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/3/000297273.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b71b5b67bbc72fd619d038f354c69037
3acee269c9af562fee0bdb5b8d1adb99
be80570ca3e0ac20654f7196c085a664
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890126172160