Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129373 |
Resumo: | Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia. |
id |
UFRGS-2_315deb938ffb3839a7b090d0fe6b53b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129373 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, JairoAxt, Margarete2015-11-09T16:37:05Z19991414-3283http://hdl.handle.net/10183/129373000297273Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.This essay discusses aspects of the relations between society, knowledge, and technology, taking into account Marxist theories on social production and education, as well Jean Piaget’s socio-genetic perspectives. The hidden facet of these theories refers to the polemics on the cognitive possibilities revealed as a result of information and computer communication technology. Relativizing both one and the other approach, we seek – in the several construction steps – the theoretical references for the interpretation and evaluation of the aforementioned relations, focusing on the pedagogical action in environments equipped with information technology, as regards the opposition between autonomy and heteronomy.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 3, n. 5 (ago. 1999), p. 95-110ConhecimentoSociedadeComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemMarx, Karl, 1818-1883Piaget, Jean, 1896-1980TechnologySocietEducationConhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da açãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000297273.pdf000297273.pdfTexto completoapplication/pdf2534651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/1/000297273.pdfb71b5b67bbc72fd619d038f354c69037MD51TEXT000297273.pdf.txt000297273.pdf.txtExtracted Texttext/plain50568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/2/000297273.pdf.txt3acee269c9af562fee0bdb5b8d1adb99MD52THUMBNAIL000297273.pdf.jpg000297273.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/3/000297273.pdf.jpgbe80570ca3e0ac20654f7196c085a664MD5310183/1293732021-11-20 05:48:40.007731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:48:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
title |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
spellingShingle |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação Ferreira, Jairo Conhecimento Sociedade Computador na educação Ambiente de aprendizagem Marx, Karl, 1818-1883 Piaget, Jean, 1896-1980 Technology Societ Education |
title_short |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
title_full |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
title_fullStr |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
title_full_unstemmed |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
title_sort |
Conhecimento, tecnologia e sociedade : em busca de referências interpretativas da ação |
author |
Ferreira, Jairo |
author_facet |
Ferreira, Jairo Axt, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Axt, Margarete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jairo Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Sociedade Computador na educação Ambiente de aprendizagem Marx, Karl, 1818-1883 Piaget, Jean, 1896-1980 |
topic |
Conhecimento Sociedade Computador na educação Ambiente de aprendizagem Marx, Karl, 1818-1883 Piaget, Jean, 1896-1980 Technology Societ Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Societ Education |
description |
Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:37:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129373 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000297273 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000297273 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 3, n. 5 (ago. 1999), p. 95-110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/1/000297273.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/2/000297273.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129373/3/000297273.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b71b5b67bbc72fd619d038f354c69037 3acee269c9af562fee0bdb5b8d1adb99 be80570ca3e0ac20654f7196c085a664 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447602248810496 |