Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Roberto Bonette
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127200
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar quais são os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de Banda Larga Fixa em Porto Alegre, abordados por empresas de telemarketing, e quais destes fatores são mais relevantes, à luz das teorias que abordam o comportamento do consumidor e o processo de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa, a qual buscou identificar, através de entrevistas em profundidade, os principais atributos e quais eram considerados os mais importantes para aqueles consumidores. Com este propósito, após transcritas e analisadas as entrevistas, os resultados encontrados indicam que os fatores influenciadores na decisão de compra são a qualidade, o preço e o atendimento pós-venda, nesta ordem, e além disso, apresentam a definição destes fatores no conceito dos consumidores. Ao final, são discutidas as implicações gerenciais e acadêmicas a partir dos resultados obtidos.
id UFRGS-2_318ff59c798443cb21cc8b012d7aad06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127200
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Roberto BonetteBrei, Vinícius Andrade2015-09-29T10:53:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/127200000973567O objetivo deste trabalho é analisar quais são os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de Banda Larga Fixa em Porto Alegre, abordados por empresas de telemarketing, e quais destes fatores são mais relevantes, à luz das teorias que abordam o comportamento do consumidor e o processo de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa, a qual buscou identificar, através de entrevistas em profundidade, os principais atributos e quais eram considerados os mais importantes para aqueles consumidores. Com este propósito, após transcritas e analisadas as entrevistas, os resultados encontrados indicam que os fatores influenciadores na decisão de compra são a qualidade, o preço e o atendimento pós-venda, nesta ordem, e além disso, apresentam a definição destes fatores no conceito dos consumidores. Ao final, são discutidas as implicações gerenciais e acadêmicas a partir dos resultados obtidos.The purpose of this project is to analyze which are the main factors that influence the purchase decision of clients of fixed broadband in Porto Alegre, contacted by telemarketing companies, and which of these factors are more relevant, in the perspective of theories on consumer behavior and purchase process. For this purpose, an exploratory and qualitative research has been made, attempting to identify, through in-depth interview, the main aspects and which were considered most important for those customers. After transcribing and analyzing the interviews, the results that were found suggest that the factors that most influence the purchase decision are quality, price and after-sale service, in this order. The concept of those terms to the consumers are also displayed. At the end, the managing and academic implications of the results obtained are discussed.application/pdfporGestão empresarialComportamento do consumidorDecisão de compraTelemarketingConsumer behaviorPurchase decision processTelecommunicationsFixed broadbandFatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em Gestão Empresarial - Turma 2012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973567.pdf000973567.pdfTexto completoapplication/pdf316145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127200/1/000973567.pdfb2f07070dafe3ac0bb49bf14682d8294MD51TEXT000973567.pdf.txt000973567.pdf.txtExtracted Texttext/plain60224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127200/2/000973567.pdf.txt6425858733ca52bd39d6b99b11e11949MD52THUMBNAIL000973567.pdf.jpg000973567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127200/3/000973567.pdf.jpg6b92ce80e684f71d16db3de705026e2bMD5310183/1272002018-10-15 09:28:55.201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:28:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
title Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
spellingShingle Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
Abreu, Roberto Bonette
Gestão empresarial
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Telemarketing
Consumer behavior
Purchase decision process
Telecommunications
Fixed broadband
title_short Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
title_full Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
title_fullStr Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
title_full_unstemmed Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
title_sort Fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de banda larga fixa : abordados por telemarketing em porto alegre
author Abreu, Roberto Bonette
author_facet Abreu, Roberto Bonette
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Roberto Bonette
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
contributor_str_mv Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão empresarial
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Telemarketing
topic Gestão empresarial
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Telemarketing
Consumer behavior
Purchase decision process
Telecommunications
Fixed broadband
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Purchase decision process
Telecommunications
Fixed broadband
description O objetivo deste trabalho é analisar quais são os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes de serviço de Banda Larga Fixa em Porto Alegre, abordados por empresas de telemarketing, e quais destes fatores são mais relevantes, à luz das teorias que abordam o comportamento do consumidor e o processo de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa, a qual buscou identificar, através de entrevistas em profundidade, os principais atributos e quais eram considerados os mais importantes para aqueles consumidores. Com este propósito, após transcritas e analisadas as entrevistas, os resultados encontrados indicam que os fatores influenciadores na decisão de compra são a qualidade, o preço e o atendimento pós-venda, nesta ordem, e além disso, apresentam a definição destes fatores no conceito dos consumidores. Ao final, são discutidas as implicações gerenciais e acadêmicas a partir dos resultados obtidos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-29T10:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127200
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973567
url http://hdl.handle.net/10183/127200
identifier_str_mv 000973567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127200/1/000973567.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127200/2/000973567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127200/3/000973567.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2f07070dafe3ac0bb49bf14682d8294
6425858733ca52bd39d6b99b11e11949
6b92ce80e684f71d16db3de705026e2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224490044096512