Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lawisch, Andressa Pacheco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258741
Resumo: Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na arte. Muito do nosso cotidiano carrega elementos que condizem com essa técnica, como “copiar e colar” um texto, por exemplo. Trazer esse assunto para dentro da sala de aula foi interessante para instigar sobre composição, sobre percepção e espacialidade com o uso das imagens e de materiais diversos presentes em nosso cotidiano, além de fazer um link com a realidade imagética tão presente nas mídias digitais. Utilizo os autores Pierre Francastel (1990) e Alberto Tassinari (2001) para uma abordagem histórica sobre a collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) e Fayga Ostrower (1978, 1990) foram importantes para analisar questões voltadas à leitura de imagem, à percepção e à criatividade. Esse caminho foi importante para traçar a história do ensino da arte no Brasil, principalmente no contexto histórico atual da educação, e para que eu refletisse sobre minha experiência no estágio como professora.
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