Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lawisch, Andressa Pacheco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258741
Resumo: Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na arte. Muito do nosso cotidiano carrega elementos que condizem com essa técnica, como “copiar e colar” um texto, por exemplo. Trazer esse assunto para dentro da sala de aula foi interessante para instigar sobre composição, sobre percepção e espacialidade com o uso das imagens e de materiais diversos presentes em nosso cotidiano, além de fazer um link com a realidade imagética tão presente nas mídias digitais. Utilizo os autores Pierre Francastel (1990) e Alberto Tassinari (2001) para uma abordagem histórica sobre a collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) e Fayga Ostrower (1978, 1990) foram importantes para analisar questões voltadas à leitura de imagem, à percepção e à criatividade. Esse caminho foi importante para traçar a história do ensino da arte no Brasil, principalmente no contexto histórico atual da educação, e para que eu refletisse sobre minha experiência no estágio como professora.
id UFRGS-2_31a8b33f13cae38283ebd100b20af3d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258741
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lawisch, Andressa PachecoVitelli, Celso2023-06-01T03:28:55Z2023http://hdl.handle.net/10183/258741001170212Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na arte. Muito do nosso cotidiano carrega elementos que condizem com essa técnica, como “copiar e colar” um texto, por exemplo. Trazer esse assunto para dentro da sala de aula foi interessante para instigar sobre composição, sobre percepção e espacialidade com o uso das imagens e de materiais diversos presentes em nosso cotidiano, além de fazer um link com a realidade imagética tão presente nas mídias digitais. Utilizo os autores Pierre Francastel (1990) e Alberto Tassinari (2001) para uma abordagem histórica sobre a collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) e Fayga Ostrower (1978, 1990) foram importantes para analisar questões voltadas à leitura de imagem, à percepção e à criatividade. Esse caminho foi importante para traçar a história do ensino da arte no Brasil, principalmente no contexto histórico atual da educação, e para que eu refletisse sobre minha experiência no estágio como professora.Collage in the classroom: composition, perception and spatiality is about my classroom experience in the mandatory internship for the final years of elementary school. In the History of Art, collage began as a means of expression in the Cubist art movement and was perpetuated in Dadaism, Surrealism, and Pop Art. A technique that comes from painting, it was used as a way to affirm the planarity of the support. Artists such as Pablo Picasso and Georges Braque were important for this change in art. Much of our daily life carries elements that match this technique, such as "copy and paste" a text, for example. Bringing this subject into the classroom was interesting to instigate about composition, about perception and spatiality with the use of images and various materials present in our daily lives, besides making a link with the imagetic reality so present in digital media. I use the authors Pierre Francastel (1990) and Alberto Tassinari (2001) for a historical approach on collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) and Fayga Ostrower (1978, 1990) were important to analyze issues related to image reading, perception, and creativity. This path was important to trace the history of art teaching in Brazil, especially in the current historical context of education, and for me to reflect on my internship experience as a teacher.application/pdfporColagemComposiçãoPercepçãoSala de aulaEnsino de artesCollageCompositionPerceptionClassroomVisual arts teachingColagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170212.pdf.txt001170212.pdf.txtExtracted Texttext/plain91647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258741/2/001170212.pdf.txtc049848ec4dcc75120bd5ae838ca8568MD52ORIGINAL001170212.pdfTexto completoapplication/pdf7505411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258741/1/001170212.pdf1bb5283a41a59e3c50fe4828f1cecd1eMD5110183/2587412023-06-02 03:29:55.896775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258741Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:29:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
title Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
spellingShingle Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
Lawisch, Andressa Pacheco
Colagem
Composição
Percepção
Sala de aula
Ensino de artes
Collage
Composition
Perception
Classroom
Visual arts teaching
title_short Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
title_full Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
title_fullStr Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
title_full_unstemmed Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
title_sort Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
author Lawisch, Andressa Pacheco
author_facet Lawisch, Andressa Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lawisch, Andressa Pacheco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitelli, Celso
contributor_str_mv Vitelli, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Colagem
Composição
Percepção
Sala de aula
Ensino de artes
topic Colagem
Composição
Percepção
Sala de aula
Ensino de artes
Collage
Composition
Perception
Classroom
Visual arts teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Collage
Composition
Perception
Classroom
Visual arts teaching
description Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na arte. Muito do nosso cotidiano carrega elementos que condizem com essa técnica, como “copiar e colar” um texto, por exemplo. Trazer esse assunto para dentro da sala de aula foi interessante para instigar sobre composição, sobre percepção e espacialidade com o uso das imagens e de materiais diversos presentes em nosso cotidiano, além de fazer um link com a realidade imagética tão presente nas mídias digitais. Utilizo os autores Pierre Francastel (1990) e Alberto Tassinari (2001) para uma abordagem histórica sobre a collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) e Fayga Ostrower (1978, 1990) foram importantes para analisar questões voltadas à leitura de imagem, à percepção e à criatividade. Esse caminho foi importante para traçar a história do ensino da arte no Brasil, principalmente no contexto histórico atual da educação, e para que eu refletisse sobre minha experiência no estágio como professora.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T03:28:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258741
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170212
url http://hdl.handle.net/10183/258741
identifier_str_mv 001170212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258741/2/001170212.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258741/1/001170212.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c049848ec4dcc75120bd5ae838ca8568
1bb5283a41a59e3c50fe4828f1cecd1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447340020924416