Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolete, Priscila Cadorin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de, Cristiano, Marta Adriana da Silva, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Vila, Eduardo de, Silva, Juarez Bento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262966
Resumo: Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um designquase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado.
id UFRGS-2_31adc8897990ba10906eb5de41d674ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262966
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nicolete, Priscila CadorinOliveira Junior, Eduardo Tocchetto deCristiano, Marta Adriana da SilvaTarouco, Liane Margarida RockenbachVila, Eduardo deSilva, Juarez Bento da2023-08-01T03:34:17Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262966001171817Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um designquase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado.This paper aims to investigate the use or use of Augmented Remote Laboratories and Augmented Virtual Reality Labcontributed to some of the electrical circuits to some of the technical medium inElectromechanical. Through an exploratory research and mixed approach and using a quasi-experimental design, it was verified the students' perception regarding motivation, engagement, usability and perceived learning. In addition to verifying the progress of knowledge of two students, by means of a diagnostic assessment and a joint assessment. The results show significant progress in the understanding of the scanned content.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 345-355Tecnologia educacionalLaboratório virtualLearning AnalyticsTeacherEstudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de físicaExploratory study on augmented reality and remote lab in physics teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171817.pdf.txt001171817.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/2/001171817.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171817.pdfTexto completoapplication/pdf3956368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/1/001171817.pdf3c58b187631ebed6180a8c5b325295a9MD5110183/2629662023-08-02 03:33:52.425979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262966Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploratory study on augmented reality and remote lab in physics teaching
title Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
spellingShingle Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
Nicolete, Priscila Cadorin
Tecnologia educacional
Laboratório virtual
Learning Analytics
Teacher
title_short Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
title_full Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
title_fullStr Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
title_sort Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
author Nicolete, Priscila Cadorin
author_facet Nicolete, Priscila Cadorin
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Vila, Eduardo de
Silva, Juarez Bento da
author_role author
author2 Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Vila, Eduardo de
Silva, Juarez Bento da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolete, Priscila Cadorin
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Vila, Eduardo de
Silva, Juarez Bento da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Laboratório virtual
topic Tecnologia educacional
Laboratório virtual
Learning Analytics
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning Analytics
Teacher
description Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um designquase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:34:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262966
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171817
identifier_str_mv 1679-1916
001171817
url http://hdl.handle.net/10183/262966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 345-355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/2/001171817.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/1/001171817.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
3c58b187631ebed6180a8c5b325295a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093833031680