Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262966 |
Resumo: | Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um designquase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado. |
id |
UFRGS-2_31adc8897990ba10906eb5de41d674ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262966 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicolete, Priscila CadorinOliveira Junior, Eduardo Tocchetto deCristiano, Marta Adriana da SilvaTarouco, Liane Margarida RockenbachVila, Eduardo deSilva, Juarez Bento da2023-08-01T03:34:17Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262966001171817Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um designquase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado.This paper aims to investigate the use or use of Augmented Remote Laboratories and Augmented Virtual Reality Labcontributed to some of the electrical circuits to some of the technical medium inElectromechanical. Through an exploratory research and mixed approach and using a quasi-experimental design, it was verified the students' perception regarding motivation, engagement, usability and perceived learning. In addition to verifying the progress of knowledge of two students, by means of a diagnostic assessment and a joint assessment. The results show significant progress in the understanding of the scanned content.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 345-355Tecnologia educacionalLaboratório virtualLearning AnalyticsTeacherEstudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de físicaExploratory study on augmented reality and remote lab in physics teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171817.pdf.txt001171817.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/2/001171817.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171817.pdfTexto completoapplication/pdf3956368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/1/001171817.pdf3c58b187631ebed6180a8c5b325295a9MD5110183/2629662023-08-02 03:33:52.425979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262966Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exploratory study on augmented reality and remote lab in physics teaching |
title |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
spellingShingle |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física Nicolete, Priscila Cadorin Tecnologia educacional Laboratório virtual Learning Analytics Teacher |
title_short |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
title_full |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
title_fullStr |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
title_sort |
Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física |
author |
Nicolete, Priscila Cadorin |
author_facet |
Nicolete, Priscila Cadorin Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de Cristiano, Marta Adriana da Silva Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Vila, Eduardo de Silva, Juarez Bento da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de Cristiano, Marta Adriana da Silva Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Vila, Eduardo de Silva, Juarez Bento da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolete, Priscila Cadorin Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de Cristiano, Marta Adriana da Silva Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Vila, Eduardo de Silva, Juarez Bento da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Laboratório virtual |
topic |
Tecnologia educacional Laboratório virtual Learning Analytics Teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Analytics Teacher |
description |
Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um designquase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:34:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262966 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171817 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171817 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 345-355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/2/001171817.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262966/1/001171817.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 3c58b187631ebed6180a8c5b325295a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225093833031680 |