A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Leandra Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mutz, Andresa Silva da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270935
Resumo: Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber.
id UFRGS-2_31f2593f9910e791c935a18c50517b60
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270935
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Leandra GomesMutz, Andresa Silva da Costa2024-01-13T03:40:26Z20231518-4919http://hdl.handle.net/10183/270935001186259Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber.This article arises from ongoing research that aims to understand how the video platform YouTube operates in the agency of teachers, transforming them into digital entrepreneurs. The section selected here concerns the mapping of enunciations from the material published on the YouTube Official Blog entitled Meet 3 teachers who grew up on YouTube in 2021. Through Discourse Analysis inspired by Foucault, it was possible to perceive the discursive operations used by the platform to attract teachers and train YouTuber teachers to pursue a career on the platform. A demonstration of Cultural Pedagogy operates by encouraging teaching entrepreneurship and the platformization of the YouTuber teacher's work.application/pdfporTextura : Revista de Educação e Letras. Vol. 25, n. 64 (2023), p. 508-528.YouTube (Site)Pedagogia culturalEmpreendedorismoCultural PedagogyEntrepreneurshipPlatformizationA pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digitalThe “Pedagogy” of YouTube and digital teacher entrepreneurship info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186259.pdf.txt001186259.pdf.txtExtracted Texttext/plain41043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/2/001186259.pdf.txt533e040c4d55bd8bd8810e2ffd90c229MD52ORIGINAL001186259.pdfTexto completoapplication/pdf261642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/1/001186259.pdf5460549133a6e0d47f9f7c8119b03a4bMD5110183/2709352024-08-07 06:15:17.993102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-07T09:15:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The “Pedagogy” of YouTube and digital teacher entrepreneurship
title A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
spellingShingle A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
Gonçalves, Leandra Gomes
YouTube (Site)
Pedagogia cultural
Empreendedorismo
Cultural Pedagogy
Entrepreneurship
Platformization
title_short A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
title_full A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
title_fullStr A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
title_full_unstemmed A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
title_sort A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
author Gonçalves, Leandra Gomes
author_facet Gonçalves, Leandra Gomes
Mutz, Andresa Silva da Costa
author_role author
author2 Mutz, Andresa Silva da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Leandra Gomes
Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube (Site)
Pedagogia cultural
Empreendedorismo
topic YouTube (Site)
Pedagogia cultural
Empreendedorismo
Cultural Pedagogy
Entrepreneurship
Platformization
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural Pedagogy
Entrepreneurship
Platformization
description Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-13T03:40:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270935
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186259
identifier_str_mv 1518-4919
001186259
url http://hdl.handle.net/10183/270935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textura : Revista de Educação e Letras. Vol. 25, n. 64 (2023), p. 508-528.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/2/001186259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/1/001186259.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 533e040c4d55bd8bd8810e2ffd90c229
5460549133a6e0d47f9f7c8119b03a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447850570481664