A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270935 |
Resumo: | Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber. |
id |
UFRGS-2_31f2593f9910e791c935a18c50517b60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270935 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Leandra GomesMutz, Andresa Silva da Costa2024-01-13T03:40:26Z20231518-4919http://hdl.handle.net/10183/270935001186259Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber.This article arises from ongoing research that aims to understand how the video platform YouTube operates in the agency of teachers, transforming them into digital entrepreneurs. The section selected here concerns the mapping of enunciations from the material published on the YouTube Official Blog entitled Meet 3 teachers who grew up on YouTube in 2021. Through Discourse Analysis inspired by Foucault, it was possible to perceive the discursive operations used by the platform to attract teachers and train YouTuber teachers to pursue a career on the platform. A demonstration of Cultural Pedagogy operates by encouraging teaching entrepreneurship and the platformization of the YouTuber teacher's work.application/pdfporTextura : Revista de Educação e Letras. Vol. 25, n. 64 (2023), p. 508-528.YouTube (Site)Pedagogia culturalEmpreendedorismoCultural PedagogyEntrepreneurshipPlatformizationA pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digitalThe “Pedagogy” of YouTube and digital teacher entrepreneurship info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186259.pdf.txt001186259.pdf.txtExtracted Texttext/plain41043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/2/001186259.pdf.txt533e040c4d55bd8bd8810e2ffd90c229MD52ORIGINAL001186259.pdfTexto completoapplication/pdf261642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/1/001186259.pdf5460549133a6e0d47f9f7c8119b03a4bMD5110183/2709352024-08-07 06:15:17.993102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-07T09:15:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The “Pedagogy” of YouTube and digital teacher entrepreneurship |
title |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
spellingShingle |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital Gonçalves, Leandra Gomes YouTube (Site) Pedagogia cultural Empreendedorismo Cultural Pedagogy Entrepreneurship Platformization |
title_short |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
title_full |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
title_fullStr |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
title_sort |
A pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digital |
author |
Gonçalves, Leandra Gomes |
author_facet |
Gonçalves, Leandra Gomes Mutz, Andresa Silva da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Mutz, Andresa Silva da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Leandra Gomes Mutz, Andresa Silva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
YouTube (Site) Pedagogia cultural Empreendedorismo |
topic |
YouTube (Site) Pedagogia cultural Empreendedorismo Cultural Pedagogy Entrepreneurship Platformization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural Pedagogy Entrepreneurship Platformization |
description |
Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-13T03:40:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270935 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-4919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186259 |
identifier_str_mv |
1518-4919 001186259 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Textura : Revista de Educação e Letras. Vol. 25, n. 64 (2023), p. 508-528. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/2/001186259.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270935/1/001186259.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
533e040c4d55bd8bd8810e2ffd90c229 5460549133a6e0d47f9f7c8119b03a4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447850570481664 |