Aplicação do método IFT (Iterative Feedback Tuning) a um quadricóptero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127663 |
Resumo: | Os quadricópteros têm sido objeto de muitos estudos relacionados a sistemas de controle nos últimos anos. Dentro desse contexto, este projeto tem o objetivo de testar a implementação do Iterative Feedback Tuning (IFT), que é um método de controle baseado em dados para o auto-ajuste de parâmetros do controlador, em um quadricóptero. O relatório também explica aspectos básicos da dinâmica dos quadricópteros, assim como da teoria relacionada ao IFT. O método utilizado foi efetivo nesta aplicação, pois os resultados adquiridos mostram um comportamento similar entre o algoritmo implementado e as simulações feitas. |
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Richter, Maurício SpiazziBazanella, Alexandre Sanfelici2015-10-14T02:37:15Z2015http://hdl.handle.net/10183/127663000971113Os quadricópteros têm sido objeto de muitos estudos relacionados a sistemas de controle nos últimos anos. Dentro desse contexto, este projeto tem o objetivo de testar a implementação do Iterative Feedback Tuning (IFT), que é um método de controle baseado em dados para o auto-ajuste de parâmetros do controlador, em um quadricóptero. O relatório também explica aspectos básicos da dinâmica dos quadricópteros, assim como da teoria relacionada ao IFT. O método utilizado foi efetivo nesta aplicação, pois os resultados adquiridos mostram um comportamento similar entre o algoritmo implementado e as simulações feitas.Quadcopters have been the subject of much research related to control systems in the last few years. In this context, this project aims to test the implementation of the Iterative Feedback Tuning (IFT), which is a data-driven control method for the auto-tuning of controller parameters, in a quadcopter. The report also provides the basics of quadcopter dynamics as well as background on the IFT theory. The method has proven to be effective in this application, because the results acquired show a similar behaviour between the implemented algorithm and the simulations performed.application/pdfporEngenharia elétricaQuadcopterIterative feedback tuningData-driven controlAplicação do método IFT (Iterative Feedback Tuning) a um quadricópteroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2015Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971113.pdf000971113.pdfTexto completoapplication/pdf1177123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127663/1/000971113.pdf367e4f67e418c803fa6dfbac722809d2MD51TEXT000971113.pdf.txt000971113.pdf.txtExtracted Texttext/plain117755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127663/2/000971113.pdf.txtb3ae73b8a01bb05d9e3a20078b5a8c55MD52THUMBNAIL000971113.pdf.jpg000971113.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127663/3/000971113.pdf.jpgc522204d7c73d27f2cff8f1aa58b188cMD5310183/1276632024-01-17 04:29:22.275036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-17T06:29:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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