Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268236 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso descreve e reflete acerca de uma experiência de docência para a cadeira Estágio de Docência em Língua Inglesa I do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na disciplina de inglês em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em Porto Alegre - RS. A análise realizada neste trabalho leva em conta as metas e abordagens sugeridas para o ensino de inglês expostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, se baseia na pedagogia de projetos (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) desenvolvidos a partir de tarefas (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). O projeto tematizou os estereótipos de gênero presentes na mídia popular e convidou os alunos a eleger figuras que eles consideravam exemplares. O objetivo é, a partir das reflexões referentes à prática desenvolvida no estágio, destacar o que funcionou ou não e, a partir disso, propor um replanejamento para dar conta das lacunas diagnosticadas, substituindo tarefas e textos quando necessário. |
id |
UFRGS-2_32437181a1a961f90996f65752c5485d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268236 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Figueiredo, Stéfani RodriguesSarmento, Simone2023-12-09T03:28:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/268236001189483O presente trabalho de conclusão de curso descreve e reflete acerca de uma experiência de docência para a cadeira Estágio de Docência em Língua Inglesa I do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na disciplina de inglês em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em Porto Alegre - RS. A análise realizada neste trabalho leva em conta as metas e abordagens sugeridas para o ensino de inglês expostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, se baseia na pedagogia de projetos (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) desenvolvidos a partir de tarefas (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). O projeto tematizou os estereótipos de gênero presentes na mídia popular e convidou os alunos a eleger figuras que eles consideravam exemplares. O objetivo é, a partir das reflexões referentes à prática desenvolvida no estágio, destacar o que funcionou ou não e, a partir disso, propor um replanejamento para dar conta das lacunas diagnosticadas, substituindo tarefas e textos quando necessário.This paper describes and reflects on a teaching experience for the English Practicum I course of the Languages, Linguistics and Literature - Teaching Track major at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) carried out in the English subject in a seventh year group at Colégio de Aplicação (CAp) - UFRGS, in Porto Alegre - RS. The analysis carried out in this paper takes into account the goals and pedagogical approaches suggested for teaching English set out in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Additionally, it is based on project-based learning (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) developed through tasks (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). The project addressed gender stereotypes present in popular media and invited students to elect their role models. The objective is, based on the analysis of the practice developed in the practicum, to highlight what worked or not and, based on that, propose a replanning of the classes to deal with the diagnosed gaps, replacing tasks and texts when necessary.application/pdfporPedagogia de projetosPlanejamentoLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)Língua adicionalLesson planningTeaching English as an additional languageProject-based learningRole models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189483.pdf.txt001189483.pdf.txtExtracted Texttext/plain65437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/2/001189483.pdf.txt41bfbc305c9204d84062c01f39bdefbdMD52ORIGINAL001189483.pdfTexto completoapplication/pdf4497214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/1/001189483.pdf42ab1128b16700856bd8803bb8d764c6MD5110183/2682362023-12-10 04:21:24.691435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:21:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
title |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
spellingShingle |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês Figueiredo, Stéfani Rodrigues Pedagogia de projetos Planejamento Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua adicional Lesson planning Teaching English as an additional language Project-based learning |
title_short |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
title_full |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
title_fullStr |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
title_full_unstemmed |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
title_sort |
Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês |
author |
Figueiredo, Stéfani Rodrigues |
author_facet |
Figueiredo, Stéfani Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Stéfani Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia de projetos Planejamento Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua adicional |
topic |
Pedagogia de projetos Planejamento Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua adicional Lesson planning Teaching English as an additional language Project-based learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lesson planning Teaching English as an additional language Project-based learning |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso descreve e reflete acerca de uma experiência de docência para a cadeira Estágio de Docência em Língua Inglesa I do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na disciplina de inglês em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em Porto Alegre - RS. A análise realizada neste trabalho leva em conta as metas e abordagens sugeridas para o ensino de inglês expostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, se baseia na pedagogia de projetos (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) desenvolvidos a partir de tarefas (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). O projeto tematizou os estereótipos de gênero presentes na mídia popular e convidou os alunos a eleger figuras que eles consideravam exemplares. O objetivo é, a partir das reflexões referentes à prática desenvolvida no estágio, destacar o que funcionou ou não e, a partir disso, propor um replanejamento para dar conta das lacunas diagnosticadas, substituindo tarefas e textos quando necessário. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-09T03:28:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/268236 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/268236 |
identifier_str_mv |
001189483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/2/001189483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/1/001189483.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41bfbc305c9204d84062c01f39bdefbd 42ab1128b16700856bd8803bb8d764c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224672297091072 |