Imagens, docência e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Cecília Lorea
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hypolito, Alvaro Moreira, Loguercio, Rochele de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218549
Resumo: Este texto analisa imagens docentes a partir de uma investigação com três turmas de estudantes de três diferentes cursos universitários para formação docente. O texto discute a construção das imagens docentes a partir de imagens fílmicas e de como as imagens e identidades docentes vêm sendo debatidas na área. São analisadas imagens de docentes desenhadas por estudantes dos três cursos, a partir de atividades propostas pelos docentes das disciplinas. O texto discute os elementos mais significativos dos desenhos produzidos como representação da imagem que os estudantes e a sociedade fazem da docência e como essas imagens realimentam e reconstroem uma identidade centrada na vocação. Conclui que os estudantes, ao desenharem as figuras dos docentes, fazem referência a uma docente vocacionada, feminina, e a uma identidade construída no imaginário social como conservadora.
id UFRGS-2_32ba1b961048171af9d4d5fa24969336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218549
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Maria Cecília LoreaHypolito, Alvaro MoreiraLoguercio, Rochele de Quadros2021-03-10T04:21:58Z20100104-1371http://hdl.handle.net/10183/218549000770334Este texto analisa imagens docentes a partir de uma investigação com três turmas de estudantes de três diferentes cursos universitários para formação docente. O texto discute a construção das imagens docentes a partir de imagens fílmicas e de como as imagens e identidades docentes vêm sendo debatidas na área. São analisadas imagens de docentes desenhadas por estudantes dos três cursos, a partir de atividades propostas pelos docentes das disciplinas. O texto discute os elementos mais significativos dos desenhos produzidos como representação da imagem que os estudantes e a sociedade fazem da docência e como essas imagens realimentam e reconstroem uma identidade centrada na vocação. Conclui que os estudantes, ao desenharem as figuras dos docentes, fazem referência a uma docente vocacionada, feminina, e a uma identidade construída no imaginário social como conservadora.This article analyzes the teachers images from an investigation with three classes of students of the three higher courses of teachers formation . The text discuss the teachers image construction from the movies images and how the teachers images and identity have been discussed in the educational field. The teachers image are analyzed by the drawings made by the students of the three courses, from the activities proposed by the discipline teacher. The text discuss the more significant elements of the produced drawings as a representation image that the students and the society perform of the teaching and with those images re feed and rebuild an image focused on the vocation.The paper concludes that students' drawings represent a particular view of teaching and teachers, based on a missionary and female profession,and states that teacher identity has been socially constructed from a conservative view.application/pdfporCadernos de Educação. Pelotas, RS. Vol. 19, n. 36 (maio/ago. 2010), p. 319-335ImagemProfessorIdentidadeBrasilImagesTeachersIdentityImagens, docência e identidadeImages, Teachers, and Identity info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000770334.pdf.txt000770334.pdf.txtExtracted Texttext/plain28274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218549/2/000770334.pdf.txt3aa6fd9e81a223a15df206b9d0346d8dMD52ORIGINAL000770334.pdfTexto completoapplication/pdf1107218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218549/1/000770334.pdf60cec596fd023cdf688d27ecfd33a141MD5110183/2185492021-05-07 04:52:31.28035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:52:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens, docência e identidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Images, Teachers, and Identity
title Imagens, docência e identidade
spellingShingle Imagens, docência e identidade
Leite, Maria Cecília Lorea
Imagem
Professor
Identidade
Brasil
Images
Teachers
Identity
title_short Imagens, docência e identidade
title_full Imagens, docência e identidade
title_fullStr Imagens, docência e identidade
title_full_unstemmed Imagens, docência e identidade
title_sort Imagens, docência e identidade
author Leite, Maria Cecília Lorea
author_facet Leite, Maria Cecília Lorea
Hypolito, Alvaro Moreira
Loguercio, Rochele de Quadros
author_role author
author2 Hypolito, Alvaro Moreira
Loguercio, Rochele de Quadros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Cecília Lorea
Hypolito, Alvaro Moreira
Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Professor
Identidade
Brasil
topic Imagem
Professor
Identidade
Brasil
Images
Teachers
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Images
Teachers
Identity
description Este texto analisa imagens docentes a partir de uma investigação com três turmas de estudantes de três diferentes cursos universitários para formação docente. O texto discute a construção das imagens docentes a partir de imagens fílmicas e de como as imagens e identidades docentes vêm sendo debatidas na área. São analisadas imagens de docentes desenhadas por estudantes dos três cursos, a partir de atividades propostas pelos docentes das disciplinas. O texto discute os elementos mais significativos dos desenhos produzidos como representação da imagem que os estudantes e a sociedade fazem da docência e como essas imagens realimentam e reconstroem uma identidade centrada na vocação. Conclui que os estudantes, ao desenharem as figuras dos docentes, fazem referência a uma docente vocacionada, feminina, e a uma identidade construída no imaginário social como conservadora.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T04:21:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218549
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1371
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000770334
identifier_str_mv 0104-1371
000770334
url http://hdl.handle.net/10183/218549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Educação. Pelotas, RS. Vol. 19, n. 36 (maio/ago. 2010), p. 319-335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218549/2/000770334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218549/1/000770334.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3aa6fd9e81a223a15df206b9d0346d8d
60cec596fd023cdf688d27ecfd33a141
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225009983651840