Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872 |
Resumo: | Orientador: Silvio Donizetty de Oliveira Gallo |
id |
UNICAMP-30_6f94d5008498ea596aca64823e245b70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::449054 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomadesFrom the identitary images in pedagogy to the work of the work of the tachers : nomadic tracesEducaçãoImagemIdentidadeNomadesPedagogyImagesIdentityNomadismOrientador: Silvio Donizetty de Oliveira GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho é o de recolocar a problemática da identidade dos Pedagogos e da Pedagogia na contemporaneidade, através de outras bases analíticas. Trata-se de uma metodologia investigativa, reflexiva, conceitual e imanente, a partir das filosofias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e, mesmo sendo desenvolvida majoritariamente apoiada na teoria referida, não desconsidera a natureza prática do tema. Na obra Diferença e Repetição, Deleuze faz uma radical crítica à Filosofia da Representação, ou seja, o solo em que surge e se fixa a Identidade, tanto em seu sentido clássico, como em suas derivações contemporâneas. Para defender sua tese acerca da manifestação da Diferença em seu estado puro, Deleuze perverte e ataca todas e quaisquer formas de submissão do diferencial pela representação. Nesse contexto, a identidade, aqui, é abordada em perpétua relação com a Diferença. Ao utilizar a via da Imagem para confirmar esta relação Identidade-Diferença, constata-se que não se revelam mais Identidades em seu sentido estrito, mas produzem-se Imagens Identitárias em cada um dos territórios que vão efetuar a 'captura idêntido-imagética' da Pedagogia e seus profissionais. Nesses mesmos territórios, também são traçadas Linhas de Fuga que permitem, então, a dinâmica de desterritorialização dos elementos em voga. A partir das produções criativas e criadoras dessas fugas, surgem os traçados nômades, que ensejam à Pedagogia não somente a potência intensiva de uma Geopedagogia, como também a força de suas expressões singularmente experienciais. Destas duas forças-potências provêm dois elementos fundamentais nesta dinâmica cartográfica: os elementos variantes advindos do caos da Pedagogia, qual sejam, as ensinagens cotidianas, e seu elemento complementar, o acontecimento do aprendizar. Ambas as particularidades experienciantes surgem de uma Pedagogia em seu estado minoritário, pois advêm de desejos coletivos que estarão em conformidade com a presença de um Pedagogocelibatário em ação.Abstract: The object of this study is to relocate the problematic of teacher/pedagogue and Pedagogy identity in the contemporary times, according to the latest analytical basis. Na investigative, reflexive, conceptual and immanent methodology will be used, based on the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, and it does not disconsider the practical nature of the theme, even when developed in the majoritarian way. In Difference and Repetition, Deleuze radically criticizes the Philosophy of Representation, the grounds for the growth and the establishment of Identity, in its classical sense and in its contemporary derivations. In order to prove his ideas on the manifestation of Difference in its pure state, Deleuze perverts and attacks each and every form of submission of the differential to representation. In this context, identity is considered in constant relation to Difference. When Images are taken to confirm this relation between Identity-Difference, Identities are no longer revealed in their strict meanings, but Identitary Images are produced in each of the territories that are going to undertake the identity-imagetic captures of Pedagogy and the professionals involved with it. In these territories, Lines of Flight are traced, and these provoke the dynamics of desterritorialization of elements in place. In these creative and creating scapes the nomadic traces take place, and they give Pedagogy not only the Intensity potency of Geopedagogy, but also the strength of expressions that are singularly experiential. These two strengths/potencies come out of two basic foundations of a dynamic mapping: variable elements from the chaos of Pedagogy, or its regular teachings, and its matching element, the event of apprentice-learning. Both are experiential features, and they take place in Pedagogy in a minority state, for they come from collective desires which are in conformity with the presence of a celibate-pedagogue in action.DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Orlandi, Luiz Benedicto LacerdaAmorim, Antonio Carlos Rodrigues deHoussaye, JeanOliveira, Wanderley Cardoso deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf242 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872FIGUEIREDO SILVA, Glaucia Maria. Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo: traçados nomades. 2009. 242 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449054porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:33Zoai::449054Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades From the identitary images in pedagogy to the work of the work of the tachers : nomadic traces |
title |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades |
spellingShingle |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979- Educação Imagem Identidade Nomades Pedagogy Images Identity Nomadism |
title_short |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades |
title_full |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades |
title_fullStr |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades |
title_full_unstemmed |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades |
title_sort |
Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades |
author |
Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979- |
author_facet |
Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963- Orlandi, Luiz Benedicto Lacerda Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de Houssaye, Jean Oliveira, Wanderley Cardoso de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Imagem Identidade Nomades Pedagogy Images Identity Nomadism |
topic |
Educação Imagem Identidade Nomades Pedagogy Images Identity Nomadism |
description |
Orientador: Silvio Donizetty de Oliveira Gallo |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872 FIGUEIREDO SILVA, Glaucia Maria. Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo: traçados nomades. 2009. 242 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO SILVA, Glaucia Maria. Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo: traçados nomades. 2009. 242 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 242 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189011019792384 |