A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133985 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas. |
id |
UFRGS-2_32e57639ec6b91a35ae3f0015538b11d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133985 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl deVieira, Martha Barcellos2016-03-19T02:04:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/133985000975915As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas.Information and communication technologies are a reality in and out of school, requiring a look at how they are worked and incorporated into the school routine according to the proposed objectives in the educational curriculum. This study consists of a literature review that seeks to clarify how learning and affection are understood within the teaching-learning process in the preparation of integrated curriculum and the use of Information and Communication Technologies in Education. A field survey of school teachers of ICT in public schools of the northwest quadrant of Canoas on teacher training was conducted, internet access, planning, construction advice, participation in class council, classroom activities and those used in the Computer Lab. The way the curriculum is organized can contemplate the construction of knowledge and the development of skills and competencies of students. The distinction between natives and digital immigrants helps in understanding the teachers' resistance to using technology in the classroom and the ease with which students deal with them.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Processo ensino-aprendizagemSala de aulaInformation and communication technologiesEducationLearningA aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975915.pdf000975915.pdfTexto completoapplication/pdf573078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/1/000975915.pdf8249ef395980a41796a9f18a683b39f9MD51TEXT000975915.pdf.txt000975915.pdf.txtExtracted Texttext/plain94387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/2/000975915.pdf.txt10208e8f122a7a0b880932a0b57cdde7MD52THUMBNAIL000975915.pdf.jpg000975915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/3/000975915.pdf.jpg0b206c98f9189b89462eac31371bb7f7MD5310183/1339852018-10-29 07:44:40.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
title |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
spellingShingle |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Processo ensino-aprendizagem Sala de aula Information and communication technologies Education Learning |
title_short |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
title_full |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
title_fullStr |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
title_sort |
A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS |
author |
Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de |
author_facet |
Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
contributor_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Processo ensino-aprendizagem Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Processo ensino-aprendizagem Sala de aula Information and communication technologies Education Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and communication technologies Education Learning |
description |
As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133985 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133985 |
identifier_str_mv |
000975915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/1/000975915.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/2/000975915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/3/000975915.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8249ef395980a41796a9f18a683b39f9 10208e8f122a7a0b880932a0b57cdde7 0b206c98f9189b89462eac31371bb7f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500771028992 |