A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133985
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas.
id UFRGS-2_32e57639ec6b91a35ae3f0015538b11d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133985
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl deVieira, Martha Barcellos2016-03-19T02:04:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/133985000975915As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas.Information and communication technologies are a reality in and out of school, requiring a look at how they are worked and incorporated into the school routine according to the proposed objectives in the educational curriculum. This study consists of a literature review that seeks to clarify how learning and affection are understood within the teaching-learning process in the preparation of integrated curriculum and the use of Information and Communication Technologies in Education. A field survey of school teachers of ICT in public schools of the northwest quadrant of Canoas on teacher training was conducted, internet access, planning, construction advice, participation in class council, classroom activities and those used in the Computer Lab. The way the curriculum is organized can contemplate the construction of knowledge and the development of skills and competencies of students. The distinction between natives and digital immigrants helps in understanding the teachers' resistance to using technology in the classroom and the ease with which students deal with them.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Processo ensino-aprendizagemSala de aulaInformation and communication technologiesEducationLearningA aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975915.pdf000975915.pdfTexto completoapplication/pdf573078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/1/000975915.pdf8249ef395980a41796a9f18a683b39f9MD51TEXT000975915.pdf.txt000975915.pdf.txtExtracted Texttext/plain94387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/2/000975915.pdf.txt10208e8f122a7a0b880932a0b57cdde7MD52THUMBNAIL000975915.pdf.jpg000975915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/3/000975915.pdf.jpg0b206c98f9189b89462eac31371bb7f7MD5310183/1339852018-10-29 07:44:40.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
title A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
spellingShingle A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Processo ensino-aprendizagem
Sala de aula
Information and communication technologies
Education
Learning
title_short A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
title_full A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
title_fullStr A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
title_full_unstemmed A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
title_sort A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
author Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de
author_facet Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Angelica Edite Sonnenstrahl de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Martha Barcellos
contributor_str_mv Vieira, Martha Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Processo ensino-aprendizagem
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Processo ensino-aprendizagem
Sala de aula
Information and communication technologies
Education
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Education
Learning
description As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133985
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975915
url http://hdl.handle.net/10183/133985
identifier_str_mv 000975915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/1/000975915.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/2/000975915.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133985/3/000975915.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8249ef395980a41796a9f18a683b39f9
10208e8f122a7a0b880932a0b57cdde7
0b206c98f9189b89462eac31371bb7f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500771028992