O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Cibele dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134011
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar como ocorre o suporte pedagógico dos professores laboratoristas das escolas municipais de Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul-RS, com relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no laboratório de informática (LABIN). O referencial teórico utilizado na questão das TIC foi Behar (2009, 2013) e Moran (2000, 2007); trabalhou-se a formação de professores a partir de Tardif (2013, 2014) e Hargreaves (2004); e para embasar o uso do laboratório de informática na escola utilizou-se especialmente Valente (1995, 1999) e Tarouco (2003, 2014). Assim, selecionou-se como método de pesquisa o estudo de caso, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário on-line. Os principais resultados foram que o referido município tem uma trajetória consistente na implementação dos Laboratórios de Informática em suas escolas e uma estreita relação com as TIC, mas há uma preocupação por parte das laboratoristas quanto aos equipamentos existentes e a sua atualização. Evidencia-se o interesse por parte das laboratoristas em atender os alunos de Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, buscando utilizar os recursos digitais existentes na escola, mas faz-se necessário dar prosseguimento na realização de cursos de formação continuada nesta área por iniciativa da administração pública. Portanto, este trabalho não espera ser definitivo, porque se demonstra o interesse em dar continuidade ao estudo desta temática, partindo dos resultados desta pesquisa, futuramente pretende-se realizar formações pedagógicas nesse município e que esta monografia possa colaborar com subsídios para estudos nesta área.
id UFRGS-2_dc24ea1126711d63d8300add26fe9921
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134011
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, Cibele dos SantosSchneider, Daisy2016-03-19T02:04:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/134011000978071O presente trabalho tem por objetivo verificar como ocorre o suporte pedagógico dos professores laboratoristas das escolas municipais de Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul-RS, com relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no laboratório de informática (LABIN). O referencial teórico utilizado na questão das TIC foi Behar (2009, 2013) e Moran (2000, 2007); trabalhou-se a formação de professores a partir de Tardif (2013, 2014) e Hargreaves (2004); e para embasar o uso do laboratório de informática na escola utilizou-se especialmente Valente (1995, 1999) e Tarouco (2003, 2014). Assim, selecionou-se como método de pesquisa o estudo de caso, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário on-line. Os principais resultados foram que o referido município tem uma trajetória consistente na implementação dos Laboratórios de Informática em suas escolas e uma estreita relação com as TIC, mas há uma preocupação por parte das laboratoristas quanto aos equipamentos existentes e a sua atualização. Evidencia-se o interesse por parte das laboratoristas em atender os alunos de Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, buscando utilizar os recursos digitais existentes na escola, mas faz-se necessário dar prosseguimento na realização de cursos de formação continuada nesta área por iniciativa da administração pública. Portanto, este trabalho não espera ser definitivo, porque se demonstra o interesse em dar continuidade ao estudo desta temática, partindo dos resultados desta pesquisa, futuramente pretende-se realizar formações pedagógicas nesse município e que esta monografia possa colaborar com subsídios para estudos nesta área.This research paper aims to analyze the pedagogical support offered by lab coordinator teachers at public elementary schools within the city Sapucaia do Sul, RS – Brazil, regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT) in schools computer laboratories (LABIN). The theoretical references on ICT are Behar (2009, 2013) and Moran (2000, 2007); the research on teacher training is based on Tardif (2013, 2014) and Hargreaves (2004); finally, in order to base the computer lab use in schools, the main references are Valente (1995, 1999) and Tarouco (2003, 2014). Hence, the chosen research method was case study, for which was used an online questionnaire as a data collection instrument. The main results were the facts that the referred city has a consistent trajectory of implementing computer labs in their schools and a close relation with ICTs, however there is a concern by the lab coordinators regarding the existing equipment and its updating. It is evident the interest by the lab coordinators in helping students from preschool through ninth year of elementary school and their efforts on making use of the digital resources available in their schools, but it is necessary that public administration keep on providing teachers with continuing education courses in this field. That being said, this research does not aim to be definitive as there is interest in continuing the study of this thematic, starting from the results of this research, it is planned to provide teachers with training within this city and this monoghraph may collaborate as a base for following studies on this subject.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InformáticaLaboratórioEnsino fundamentalPedagogical supportInformation and communication technologiesComputer laboratoryTeacher educationO suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RSPedagogical support in the computer laboratories of public elementary schools in the city of Sapucaia do Sul-RS/Brazil info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978071.pdf000978071.pdfTexto completoapplication/pdf400089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134011/1/000978071.pdfd5a31850fdd328e40796db37d9a10490MD51TEXT000978071.pdf.txt000978071.pdf.txtExtracted Texttext/plain83212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134011/2/000978071.pdf.txt43022887341ee86b5b25cc75ac703ddaMD52THUMBNAIL000978071.pdf.jpg000978071.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134011/3/000978071.pdf.jpg1d9c7fcdd5be386b9ce754417527fd88MD5310183/1340112018-10-29 07:45:57.916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical support in the computer laboratories of public elementary schools in the city of Sapucaia do Sul-RS/Brazil
title O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
spellingShingle O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
Xavier, Cibele dos Santos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática
Laboratório
Ensino fundamental
Pedagogical support
Information and communication technologies
Computer laboratory
Teacher education
title_short O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
title_full O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
title_fullStr O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
title_full_unstemmed O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
title_sort O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
author Xavier, Cibele dos Santos
author_facet Xavier, Cibele dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Cibele dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Daisy
contributor_str_mv Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática
Laboratório
Ensino fundamental
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática
Laboratório
Ensino fundamental
Pedagogical support
Information and communication technologies
Computer laboratory
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical support
Information and communication technologies
Computer laboratory
Teacher education
description O presente trabalho tem por objetivo verificar como ocorre o suporte pedagógico dos professores laboratoristas das escolas municipais de Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul-RS, com relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no laboratório de informática (LABIN). O referencial teórico utilizado na questão das TIC foi Behar (2009, 2013) e Moran (2000, 2007); trabalhou-se a formação de professores a partir de Tardif (2013, 2014) e Hargreaves (2004); e para embasar o uso do laboratório de informática na escola utilizou-se especialmente Valente (1995, 1999) e Tarouco (2003, 2014). Assim, selecionou-se como método de pesquisa o estudo de caso, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário on-line. Os principais resultados foram que o referido município tem uma trajetória consistente na implementação dos Laboratórios de Informática em suas escolas e uma estreita relação com as TIC, mas há uma preocupação por parte das laboratoristas quanto aos equipamentos existentes e a sua atualização. Evidencia-se o interesse por parte das laboratoristas em atender os alunos de Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, buscando utilizar os recursos digitais existentes na escola, mas faz-se necessário dar prosseguimento na realização de cursos de formação continuada nesta área por iniciativa da administração pública. Portanto, este trabalho não espera ser definitivo, porque se demonstra o interesse em dar continuidade ao estudo desta temática, partindo dos resultados desta pesquisa, futuramente pretende-se realizar formações pedagógicas nesse município e que esta monografia possa colaborar com subsídios para estudos nesta área.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134011
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978071
url http://hdl.handle.net/10183/134011
identifier_str_mv 000978071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134011/1/000978071.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134011/2/000978071.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134011/3/000978071.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d5a31850fdd328e40796db37d9a10490
43022887341ee86b5b25cc75ac703dda
1d9c7fcdd5be386b9ce754417527fd88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500838137856