A negociação na definição e implantação da política de gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simanke, Denise Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40344
Resumo: Este trabalho analisa como se desenvolveu a negociação e a implantação do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), integrado pelos Programas de Dimensionamento das necessidades institucionais, com definição de modelos de alocação de vagas que contemplem a diversidade da instituição; Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento; e Programa de Avaliação de Desempenho, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com uma abordagem qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, os dados foram coletados em documentos e por meio de entrevistas com representantes sindicais, da área de gestão de pessoas e da comissão interna de supervisão do PCCTAE. Os resultados da pesquisa demonstraram que, do Plano de Desenvolvimento dos integrantes do PCCTAE, apenas o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento foi implantado na Universidade. Verificou-se que a implantação dos Programas, enquanto instrumentos de gestão de pessoas, requer processos de participação e negociação que ensejem à mudança cultural.
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