Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259228 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana. |
id |
UFRGS-2_32ff0be9eea49ea3d9b3d8fde8a1c727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259228 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Francyelle Viana daWelp, Anamaria Kurtz de Souza2023-06-21T03:31:07Z20222317-3475http://hdl.handle.net/10183/259228001168664Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.This article presents a pedagogical project for the 9th grade of a public state school in the state of RS. The project was conceived considering its potential application during the COVID-19 Pandemic, based on a reflection on the teaching of Spanish as an additional language in Brazilian basic education. Drawing on the notion of the Bakhtinian perspective of language (BAKHTIN, 2016) and translanguaging pedagogy (WELP, GARCÍA, 2022), the project approaches the concept of Latin America and the constitution of Latin American identity by Brazilian students. Thus, the tasks were designed to offer subsidies for the understanding of the theme and to mobilize resources from students’ entire linguistic repertoire for the construction of the final product, which involved the biography discourse genre. The article seeks to contribute to the practice of Spanish public teachers concerning the work with the concept of Latin America, and to the learning of Spanish by Brazilian students, speakers of Portuguese, in the sense of developing their Latin American collective identity.application/pdfpor(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 16, n. 33 (2022), p. 302-321Língua espanholaLíngua adicionalEnsino de língua estrangeira (espanhol)América Latina : Aspectos culturaisSpanish as an additional languageTranslanguaging pedagogyLatin American identityRemote teachingConhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19Getting to know Latin America : a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168664.pdf.txt001168664.pdf.txtExtracted Texttext/plain50138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/2/001168664.pdf.txt295a72f81b78ccd2bb37c4bc9fa45595MD52ORIGINAL001168664.pdfTexto completoapplication/pdf922941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/1/001168664.pdf63e1f5e08b38fd1da3a24ad1d012ff26MD5110183/2592282023-06-22 03:29:44.550321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:29:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Getting to know Latin America : a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemic |
title |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 Rosa, Francyelle Viana da Língua espanhola Língua adicional Ensino de língua estrangeira (espanhol) América Latina : Aspectos culturais Spanish as an additional language Translanguaging pedagogy Latin American identity Remote teaching |
title_short |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
title_full |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19 |
author |
Rosa, Francyelle Viana da |
author_facet |
Rosa, Francyelle Viana da Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Francyelle Viana da Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Língua adicional Ensino de língua estrangeira (espanhol) América Latina : Aspectos culturais |
topic |
Língua espanhola Língua adicional Ensino de língua estrangeira (espanhol) América Latina : Aspectos culturais Spanish as an additional language Translanguaging pedagogy Latin American identity Remote teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spanish as an additional language Translanguaging pedagogy Latin American identity Remote teaching |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-21T03:31:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259228 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-3475 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168664 |
identifier_str_mv |
2317-3475 001168664 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 16, n. 33 (2022), p. 302-321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/2/001168664.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/1/001168664.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
295a72f81b78ccd2bb37c4bc9fa45595 63e1f5e08b38fd1da3a24ad1d012ff26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447829045313536 |