Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163298 |
Resumo: | Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático. |
id |
UFRGS-2_3344cfa208ac8aa571fd0306b47d9c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Marcus Vinicius de AzevedoNotare, Márcia Rodrigues2017-06-22T02:42:23Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/163298001017504Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático.This article analyzes the role of the use of digital resources of dynamic mathematics in building concepts from the proposed resolution of problem situations to a group of students of informatics in education and thinking in mathematics. This exploratory study, based on construcionism theory of Papert are analyzed potential contributions that the use of digital artefacts in the construction of mathematical concepts. The research points to the need, in the construction of situations-problems, consider matters in which the technology becomes an instrument in the mobilization of mathematical thinking.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10Tecnologia digitalEducação MatemáticaDynamic mathematicsDigital technologyMathematics educationPensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmicaThink-with digital technologies of dynamic mathematics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017504.pdf001017504.pdfTexto completoapplication/pdf932163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/1/001017504.pdf7c04eaaaee720a947bf734d9fa049f0bMD51TEXT001017504.pdf.txt001017504.pdf.txtExtracted Texttext/plain33379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/2/001017504.pdf.txt66f138a75e9a1f9bf3f2c3c41baf6813MD52THUMBNAIL001017504.pdf.jpg001017504.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/3/001017504.pdf.jpg325789cbd4e45c930f14cc62fe2e6d7aMD5310183/1632982018-10-08 08:24:18.042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:24:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Think-with digital technologies of dynamic mathematics |
title |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
spellingShingle |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Tecnologia digital Educação Matemática Dynamic mathematics Digital technology Mathematics education |
title_short |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
title_full |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
title_fullStr |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
title_full_unstemmed |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
title_sort |
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica |
author |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_facet |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Educação Matemática |
topic |
Tecnologia digital Educação Matemática Dynamic mathematics Digital technology Mathematics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic mathematics Digital technology Mathematics education |
description |
Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-22T02:42:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163298 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017504 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001017504 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/1/001017504.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/2/001017504.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/3/001017504.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c04eaaaee720a947bf734d9fa049f0b 66f138a75e9a1f9bf3f2c3c41baf6813 325789cbd4e45c930f14cc62fe2e6d7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447634321604608 |