Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163298
Resumo: Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático.
id UFRGS-2_3344cfa208ac8aa571fd0306b47d9c73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Basso, Marcus Vinicius de AzevedoNotare, Márcia Rodrigues2017-06-22T02:42:23Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/163298001017504Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático.This article analyzes the role of the use of digital resources of dynamic mathematics in building concepts from the proposed resolution of problem situations to a group of students of informatics in education and thinking in mathematics. This exploratory study, based on construcionism theory of Papert are analyzed potential contributions that the use of digital artefacts in the construction of mathematical concepts. The research points to the need, in the construction of situations-problems, consider matters in which the technology becomes an instrument in the mobilization of mathematical thinking.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10Tecnologia digitalEducação MatemáticaDynamic mathematicsDigital technologyMathematics educationPensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmicaThink-with digital technologies of dynamic mathematics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017504.pdf001017504.pdfTexto completoapplication/pdf932163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/1/001017504.pdf7c04eaaaee720a947bf734d9fa049f0bMD51TEXT001017504.pdf.txt001017504.pdf.txtExtracted Texttext/plain33379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/2/001017504.pdf.txt66f138a75e9a1f9bf3f2c3c41baf6813MD52THUMBNAIL001017504.pdf.jpg001017504.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/3/001017504.pdf.jpg325789cbd4e45c930f14cc62fe2e6d7aMD5310183/1632982018-10-08 08:24:18.042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:24:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Think-with digital technologies of dynamic mathematics
title Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
spellingShingle Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tecnologia digital
Educação Matemática
Dynamic mathematics
Digital technology
Mathematics education
title_short Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
title_full Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
title_fullStr Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
title_full_unstemmed Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
title_sort Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
author Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_facet Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Educação Matemática
topic Tecnologia digital
Educação Matemática
Dynamic mathematics
Digital technology
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic mathematics
Digital technology
Mathematics education
description Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-22T02:42:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163298
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017504
identifier_str_mv 1679-1916
001017504
url http://hdl.handle.net/10183/163298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/1/001017504.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/2/001017504.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163298/3/001017504.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c04eaaaee720a947bf734d9fa049f0b
66f138a75e9a1f9bf3f2c3c41baf6813
325789cbd4e45c930f14cc62fe2e6d7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224919414996992