Participação na gestão democrática : um sonho possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151668 |
Resumo: | O presente Trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar na Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS, onde procuramos aproximar nossos estudos sobre a Gestão Democrática da Educação e a participação da comunidade escolar da Escola pesquisada; tendo como objetivo principal a participação na Gestão Democrática da Escola; Objetivos Específicos - Estimular a gestão democrática da escola através do fortalecimento da participação da comunidade escolar; - Construir o Projeto Pedagógico, através do fortalecimento o seu envolvimento, implementado na Escola pesquisada - Introdução, Participação da comunidade escolar com o propósito de reconstruir o Projeto Político Pedagógico da Escola de maneira coletiva e verdadeiramente participativa. Partes: Gestão democrática onde procuramos realizar o que é e como vem sendo desenvolvida na escola pesquisada, Projeto político pedagógico como o caminho a ser percorrido com a participação do coletivo e como está hoje nesta escola, participação na escola sua importância e como vem sendo desenvolvido, possibilidades de mudança. Participação e gestão democrática da educação, refletindo entre teoria e prática, onde ocorre o paralelo sobre o que foi estudado e a realidade dessa comunidade procurando identificar avanços e dificuldades e as considerações finais onde colocamos as percepções e objetivos alcançados através desse trabalho. O referencial teórico utilizado foram Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmem Moreira de Castro Neves A pesquisa utilizada foi pesquisa- ação que possibilitou a intervenção dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. |
id |
UFRGS-2_335d3067caf3cc4e6b972f19c01cc180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151668 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Lisiane Bestani Pereira daComerlatto, Luciani Paz2017-02-14T02:23:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/151668001004995O presente Trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar na Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS, onde procuramos aproximar nossos estudos sobre a Gestão Democrática da Educação e a participação da comunidade escolar da Escola pesquisada; tendo como objetivo principal a participação na Gestão Democrática da Escola; Objetivos Específicos - Estimular a gestão democrática da escola através do fortalecimento da participação da comunidade escolar; - Construir o Projeto Pedagógico, através do fortalecimento o seu envolvimento, implementado na Escola pesquisada - Introdução, Participação da comunidade escolar com o propósito de reconstruir o Projeto Político Pedagógico da Escola de maneira coletiva e verdadeiramente participativa. Partes: Gestão democrática onde procuramos realizar o que é e como vem sendo desenvolvida na escola pesquisada, Projeto político pedagógico como o caminho a ser percorrido com a participação do coletivo e como está hoje nesta escola, participação na escola sua importância e como vem sendo desenvolvido, possibilidades de mudança. Participação e gestão democrática da educação, refletindo entre teoria e prática, onde ocorre o paralelo sobre o que foi estudado e a realidade dessa comunidade procurando identificar avanços e dificuldades e as considerações finais onde colocamos as percepções e objetivos alcançados através desse trabalho. O referencial teórico utilizado foram Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmem Moreira de Castro Neves A pesquisa utilizada foi pesquisa- ação que possibilitou a intervenção dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes.This Working completion of the specialization course in School Management at the Faculty of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul, where we try to approach our study of the relationship of Education of the Democratic Management and the participation of the school community searched School; Its main objective participation in School Democratic Management; Specific Objectives - To stimulate the democratic management of the school by strengthening the school community participation; - Building Education Programme, by strengthening their involvement, implemented in the surveyed School - Introduction, the school community participation in order to rebuild the Pedagogical Political Project of the School of collectively and truly participatory. Parties: Democratic management where we try to accomplish what is and how it is being developed in the research school, political pedagogical project as the way to go with the participation of the team and how it is today in this school, participation in school their importance and how is being developed , possibilities of change. Participation and democratic management of education, reflecting between theory and practice, where parallel on what has been studied and the reality of this community seeking to identify achievements and difficulties and closing remarks where we put the perceptions and goals achieved through this work occurs. The theoretical framework was Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmen Moreira de Castro Neves The research used was action research that led to the intervention within a social problem, analyzing it and announcing its goal to mobilize participants, building new knowledge.application/pdfporGestão democráticaProjeto pedagógicoParticipaçãoComunidade escolarParticipationDemocratic managementSchool communityParticipação na gestão democrática : um sonho possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004995.pdf001004995.pdfTexto completoapplication/pdf739400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/1/001004995.pdf9ad7bf2506bb3daae58118ea509fee42MD51TEXT001004995.pdf.txt001004995.pdf.txtExtracted Texttext/plain96228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/2/001004995.pdf.txt2f93e0147d4a58b6e25da0d34ffa5887MD5210183/1516682017-02-15 02:27:50.813838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
title |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
spellingShingle |
Participação na gestão democrática : um sonho possível Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da Gestão democrática Projeto pedagógico Participação Comunidade escolar Participation Democratic management School community |
title_short |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
title_full |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
title_fullStr |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
title_full_unstemmed |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
title_sort |
Participação na gestão democrática : um sonho possível |
author |
Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da |
author_facet |
Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlatto, Luciani Paz |
contributor_str_mv |
Comerlatto, Luciani Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Projeto pedagógico Participação Comunidade escolar |
topic |
Gestão democrática Projeto pedagógico Participação Comunidade escolar Participation Democratic management School community |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Participation Democratic management School community |
description |
O presente Trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar na Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS, onde procuramos aproximar nossos estudos sobre a Gestão Democrática da Educação e a participação da comunidade escolar da Escola pesquisada; tendo como objetivo principal a participação na Gestão Democrática da Escola; Objetivos Específicos - Estimular a gestão democrática da escola através do fortalecimento da participação da comunidade escolar; - Construir o Projeto Pedagógico, através do fortalecimento o seu envolvimento, implementado na Escola pesquisada - Introdução, Participação da comunidade escolar com o propósito de reconstruir o Projeto Político Pedagógico da Escola de maneira coletiva e verdadeiramente participativa. Partes: Gestão democrática onde procuramos realizar o que é e como vem sendo desenvolvida na escola pesquisada, Projeto político pedagógico como o caminho a ser percorrido com a participação do coletivo e como está hoje nesta escola, participação na escola sua importância e como vem sendo desenvolvido, possibilidades de mudança. Participação e gestão democrática da educação, refletindo entre teoria e prática, onde ocorre o paralelo sobre o que foi estudado e a realidade dessa comunidade procurando identificar avanços e dificuldades e as considerações finais onde colocamos as percepções e objetivos alcançados através desse trabalho. O referencial teórico utilizado foram Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmem Moreira de Castro Neves A pesquisa utilizada foi pesquisa- ação que possibilitou a intervenção dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151668 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004995 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151668 |
identifier_str_mv |
001004995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/1/001004995.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/2/001004995.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ad7bf2506bb3daae58118ea509fee42 2f93e0147d4a58b6e25da0d34ffa5887 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188048707584 |