Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ouriques, Diovanne Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183426
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de estímulo às atitudes de sinergia nos ambientes laborais do tipo escritório. As investigações conduziram como resposta ao problema, ao desenvolvimento de um jogo empresarial comportamental do tipo cooperativo. Porém, antes disso, fez-se necessário investigar: os conceitos de sinergia e suas relações com a cooperação e ajuda; os ambientes laborais, as suas tipificações e o contexto do comprometimento organizacional por parte dos colaboradores; a personalidade e como ela afeta os ambientes laborais, além de elencar aspectos da personalidade que podem ser estimulados para, de fato, propiciar atitudes relacionada à sinergia; os processos de desenvolvimento de funcionários utilizados pelas empresas como treinamento de novas condutas no ambiente laboral e, por fim, os jogos empresariais. Após essas investigações e definições, o foco do trabalho volta-se para o estudo dos requisitos a serem atendidos no processo de criação do jogo mencionado e seu no registro criativo, considerando uma metodologia selecionada para tal tarefa empregada através de grupos-focais.
id UFRGS-2_33b4847509beaeac5ee9509ea8e9555e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183426
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ouriques, Diovanne MartinsKulpa, Cínthia Costa2018-10-16T02:43:15Z2015http://hdl.handle.net/10183/183426000972822O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de estímulo às atitudes de sinergia nos ambientes laborais do tipo escritório. As investigações conduziram como resposta ao problema, ao desenvolvimento de um jogo empresarial comportamental do tipo cooperativo. Porém, antes disso, fez-se necessário investigar: os conceitos de sinergia e suas relações com a cooperação e ajuda; os ambientes laborais, as suas tipificações e o contexto do comprometimento organizacional por parte dos colaboradores; a personalidade e como ela afeta os ambientes laborais, além de elencar aspectos da personalidade que podem ser estimulados para, de fato, propiciar atitudes relacionada à sinergia; os processos de desenvolvimento de funcionários utilizados pelas empresas como treinamento de novas condutas no ambiente laboral e, por fim, os jogos empresariais. Após essas investigações e definições, o foco do trabalho volta-se para o estudo dos requisitos a serem atendidos no processo de criação do jogo mencionado e seu no registro criativo, considerando uma metodologia selecionada para tal tarefa empregada através de grupos-focais.application/pdfporDesign gráficoJogosDesign de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laboraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2015Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972822.pdfTexto completoapplication/pdf661306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183426/1/000972822.pdf49d14db4a378a1fc20abe544d4ce67f6MD51TEXT000972822.pdf.txt000972822.pdf.txtExtracted Texttext/plain192135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183426/2/000972822.pdf.txt062bf521f61c5202bcb86b6afb353233MD52THUMBNAIL000972822.pdf.jpg000972822.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183426/3/000972822.pdf.jpge1f7c39619cf0d3ee7d51b142e46d922MD5310183/1834262018-10-17 02:37:42.737148oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T05:37:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
title Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
spellingShingle Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
Ouriques, Diovanne Martins
Design gráfico
Jogos
title_short Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
title_full Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
title_fullStr Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
title_full_unstemmed Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
title_sort Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
author Ouriques, Diovanne Martins
author_facet Ouriques, Diovanne Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ouriques, Diovanne Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kulpa, Cínthia Costa
contributor_str_mv Kulpa, Cínthia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Jogos
topic Design gráfico
Jogos
description O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de estímulo às atitudes de sinergia nos ambientes laborais do tipo escritório. As investigações conduziram como resposta ao problema, ao desenvolvimento de um jogo empresarial comportamental do tipo cooperativo. Porém, antes disso, fez-se necessário investigar: os conceitos de sinergia e suas relações com a cooperação e ajuda; os ambientes laborais, as suas tipificações e o contexto do comprometimento organizacional por parte dos colaboradores; a personalidade e como ela afeta os ambientes laborais, além de elencar aspectos da personalidade que podem ser estimulados para, de fato, propiciar atitudes relacionada à sinergia; os processos de desenvolvimento de funcionários utilizados pelas empresas como treinamento de novas condutas no ambiente laboral e, por fim, os jogos empresariais. Após essas investigações e definições, o foco do trabalho volta-se para o estudo dos requisitos a serem atendidos no processo de criação do jogo mencionado e seu no registro criativo, considerando uma metodologia selecionada para tal tarefa empregada através de grupos-focais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-16T02:43:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183426
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972822
url http://hdl.handle.net/10183/183426
identifier_str_mv 000972822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183426/1/000972822.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183426/2/000972822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183426/3/000972822.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49d14db4a378a1fc20abe544d4ce67f6
062bf521f61c5202bcb86b6afb353233
e1f7c39619cf0d3ee7d51b142e46d922
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224559665348608