Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Laura Campos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bugueño Miranda, Félix Valentin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203993
Resumo: Neste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese histórico-crítica desse gênero específico de dicionários, estabelecendo o estado da arte em que se encontra e procurando, ao mesmo tempo, determinar quais áreas do conhecimento oferecem subsídios para melhorar ainda mais esses dicionários. Como metodologia, aplicam-se princí-pios advindos da metalexicografia, tais como a necessidade de que toda infor-mação do dicionário corresponda a um fato de norma real; além disso, emprega-se também o princípio de que o usuário deve poder tirar proveito de uma infor-mação para resolver uma tarefa linguís-tica. Esses princípios são testados, por sua vez, à luz de disciplinas como a Linguística de Corpus, a análise de erros e a cognição, e ainda por meio de ferramentas como os corpora de apren-dizes (particularmente no que se refere a erros). Como resultado da aplicação dessa metodologia, comprovamos que ditas áreas fornecem dados e perspectivas extremamente úteis para o desenho de dicionários de aprendizes do espanhol e do inglês. Para concluir, destacamos que a lexicografia de aprendizes deve ter um caráter claramente interdisciplinar.
id UFRGS-2_33c66f1485b4ae2b427170f4488e5864
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203993
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Laura Campos deBugueño Miranda, Félix Valentin2019-12-28T04:03:00Z20191980-5799http://hdl.handle.net/10183/203993001106982Neste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese histórico-crítica desse gênero específico de dicionários, estabelecendo o estado da arte em que se encontra e procurando, ao mesmo tempo, determinar quais áreas do conhecimento oferecem subsídios para melhorar ainda mais esses dicionários. Como metodologia, aplicam-se princí-pios advindos da metalexicografia, tais como a necessidade de que toda infor-mação do dicionário corresponda a um fato de norma real; além disso, emprega-se também o princípio de que o usuário deve poder tirar proveito de uma infor-mação para resolver uma tarefa linguís-tica. Esses princípios são testados, por sua vez, à luz de disciplinas como a Linguística de Corpus, a análise de erros e a cognição, e ainda por meio de ferramentas como os corpora de apren-dizes (particularmente no que se refere a erros). Como resultado da aplicação dessa metodologia, comprovamos que ditas áreas fornecem dados e perspectivas extremamente úteis para o desenho de dicionários de aprendizes do espanhol e do inglês. Para concluir, destacamos que a lexicografia de aprendizes deve ter um caráter claramente interdisciplinar.In this paper we intend to establish an historical development of a special class of pedagogical lexicography, namely, learner’s lexicography. Learner’s dictionaries are specially designed as a support to foreign language-learning. We aim to present not only an historical panorama of this subject, but also we are especially interested in exploring which knowledge areas could help to improve learner’s dictionaries. As a methodological framework, we use principles of metalexicography, such the fact that every piece of information contained in a dictionary must corres-pond to the language in use. A second metalexicographical principle is that the user must profit from the lexicographical information in order to use the language. Subsequently, both principles are tested together in the light of disciplines as corpus linguistics, error analysis and cognition; furthermore, we analyze these principles with the aid of data obtained from learner’s corpora (in particular, errors performed by foreign-language students). Our results prove that all these areas offer a very useful knowledge for the design of English learners’ diction-naries and Spanish learners’ dictionaries. We can conclude that the learner’s lexicography must be an essentially interdisciplinary area.application/pdfporDomínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 13, n. 3 (jul./set. 2019), p. [1018]-1040MetalexicografiaDicionárioEnsinoAprendizagemLíngua estrangeiraMetalexicographyLearner's dictionariesInterdisciplinary approacPassado, presente e futuro dos dicionários de aprendizesLearner's Dictionaries : past, present and futureinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106982.pdf.txt001106982.pdf.txtExtracted Texttext/plain45950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203993/2/001106982.pdf.txt23ee5783578f4b4e3eb21d918eb9f92aMD52ORIGINAL001106982.pdfTexto completoapplication/pdf1356631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203993/1/001106982.pdfb8e1fe1a7f9be9519b33bd3ba80c7fa0MD5110183/2039932023-08-31 03:32:23.658854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-31T06:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learner's Dictionaries : past, present and future
title Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
spellingShingle Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
Borba, Laura Campos de
Metalexicografia
Dicionário
Ensino
Aprendizagem
Língua estrangeira
Metalexicography
Learner's dictionaries
Interdisciplinary approac
title_short Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
title_full Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
title_fullStr Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
title_full_unstemmed Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
title_sort Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes
author Borba, Laura Campos de
author_facet Borba, Laura Campos de
Bugueño Miranda, Félix Valentin
author_role author
author2 Bugueño Miranda, Félix Valentin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Laura Campos de
Bugueño Miranda, Félix Valentin
dc.subject.por.fl_str_mv Metalexicografia
Dicionário
Ensino
Aprendizagem
Língua estrangeira
topic Metalexicografia
Dicionário
Ensino
Aprendizagem
Língua estrangeira
Metalexicography
Learner's dictionaries
Interdisciplinary approac
dc.subject.eng.fl_str_mv Metalexicography
Learner's dictionaries
Interdisciplinary approac
description Neste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese histórico-crítica desse gênero específico de dicionários, estabelecendo o estado da arte em que se encontra e procurando, ao mesmo tempo, determinar quais áreas do conhecimento oferecem subsídios para melhorar ainda mais esses dicionários. Como metodologia, aplicam-se princí-pios advindos da metalexicografia, tais como a necessidade de que toda infor-mação do dicionário corresponda a um fato de norma real; além disso, emprega-se também o princípio de que o usuário deve poder tirar proveito de uma infor-mação para resolver uma tarefa linguís-tica. Esses princípios são testados, por sua vez, à luz de disciplinas como a Linguística de Corpus, a análise de erros e a cognição, e ainda por meio de ferramentas como os corpora de apren-dizes (particularmente no que se refere a erros). Como resultado da aplicação dessa metodologia, comprovamos que ditas áreas fornecem dados e perspectivas extremamente úteis para o desenho de dicionários de aprendizes do espanhol e do inglês. Para concluir, destacamos que a lexicografia de aprendizes deve ter um caráter claramente interdisciplinar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:03:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203993
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-5799
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106982
identifier_str_mv 1980-5799
001106982
url http://hdl.handle.net/10183/203993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Domínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 13, n. 3 (jul./set. 2019), p. [1018]-1040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203993/2/001106982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203993/1/001106982.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23ee5783578f4b4e3eb21d918eb9f92a
b8e1fe1a7f9be9519b33bd3ba80c7fa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447702834511872