Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Laura Campos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bugueño Miranda, Félix Valentin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203993
Resumo: Neste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese histórico-crítica desse gênero específico de dicionários, estabelecendo o estado da arte em que se encontra e procurando, ao mesmo tempo, determinar quais áreas do conhecimento oferecem subsídios para melhorar ainda mais esses dicionários. Como metodologia, aplicam-se princí-pios advindos da metalexicografia, tais como a necessidade de que toda infor-mação do dicionário corresponda a um fato de norma real; além disso, emprega-se também o princípio de que o usuário deve poder tirar proveito de uma infor-mação para resolver uma tarefa linguís-tica. Esses princípios são testados, por sua vez, à luz de disciplinas como a Linguística de Corpus, a análise de erros e a cognição, e ainda por meio de ferramentas como os corpora de apren-dizes (particularmente no que se refere a erros). Como resultado da aplicação dessa metodologia, comprovamos que ditas áreas fornecem dados e perspectivas extremamente úteis para o desenho de dicionários de aprendizes do espanhol e do inglês. Para concluir, destacamos que a lexicografia de aprendizes deve ter um caráter claramente interdisciplinar.
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spelling Borba, Laura Campos deBugueño Miranda, Félix Valentin2019-12-28T04:03:00Z20191980-5799http://hdl.handle.net/10183/203993001106982Neste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese histórico-crítica desse gênero específico de dicionários, estabelecendo o estado da arte em que se encontra e procurando, ao mesmo tempo, determinar quais áreas do conhecimento oferecem subsídios para melhorar ainda mais esses dicionários. Como metodologia, aplicam-se princí-pios advindos da metalexicografia, tais como a necessidade de que toda infor-mação do dicionário corresponda a um fato de norma real; além disso, emprega-se também o princípio de que o usuário deve poder tirar proveito de uma infor-mação para resolver uma tarefa linguís-tica. Esses princípios são testados, por sua vez, à luz de disciplinas como a Linguística de Corpus, a análise de erros e a cognição, e ainda por meio de ferramentas como os corpora de apren-dizes (particularmente no que se refere a erros). Como resultado da aplicação dessa metodologia, comprovamos que ditas áreas fornecem dados e perspectivas extremamente úteis para o desenho de dicionários de aprendizes do espanhol e do inglês. Para concluir, destacamos que a lexicografia de aprendizes deve ter um caráter claramente interdisciplinar.In this paper we intend to establish an historical development of a special class of pedagogical lexicography, namely, learner’s lexicography. Learner’s dictionaries are specially designed as a support to foreign language-learning. We aim to present not only an historical panorama of this subject, but also we are especially interested in exploring which knowledge areas could help to improve learner’s dictionaries. As a methodological framework, we use principles of metalexicography, such the fact that every piece of information contained in a dictionary must corres-pond to the language in use. A second metalexicographical principle is that the user must profit from the lexicographical information in order to use the language. Subsequently, both principles are tested together in the light of disciplines as corpus linguistics, error analysis and cognition; furthermore, we analyze these principles with the aid of data obtained from learner’s corpora (in particular, errors performed by foreign-language students). Our results prove that all these areas offer a very useful knowledge for the design of English learners’ diction-naries and Spanish learners’ dictionaries. We can conclude that the learner’s lexicography must be an essentially interdisciplinary area.application/pdfporDomínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 13, n. 3 (jul./set. 2019), p. [1018]-1040MetalexicografiaDicionárioEnsinoAprendizagemLíngua estrangeiraMetalexicographyLearner's dictionariesInterdisciplinary approacPassado, presente e futuro dos dicionários de aprendizesLearner's Dictionaries : past, present and futureinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106982.pdf.txt001106982.pdf.txtExtracted Texttext/plain45950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203993/2/001106982.pdf.txt23ee5783578f4b4e3eb21d918eb9f92aMD52ORIGINAL001106982.pdfTexto completoapplication/pdf1356631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203993/1/001106982.pdfb8e1fe1a7f9be9519b33bd3ba80c7fa0MD5110183/2039932023-08-31 03:32:23.658854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-31T06:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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