O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Caroline Christoff
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153019
Resumo: Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia.
id UFRGS-2_33d94ce1f090bbb8eb286b22f3e5b98b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153019
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Caroline ChristoffLuce, Maria Beatriz2017-02-23T02:26:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/153019001013722Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia.application/pdfporEnsino fundamentalCiências humanasO ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013722.pdf001013722.pdfTexto completoapplication/pdf749129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/1/001013722.pdf01d65aace3afdcb20d32dd46cc1d5df5MD51TEXT001013722.pdf.txt001013722.pdf.txtExtracted Texttext/plain101734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/2/001013722.pdf.txte280c5a5326cc5cb8d09a83ae947a005MD5210183/1530192017-02-24 02:25:45.500527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
title O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
spellingShingle O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
Menezes, Caroline Christoff
Ensino fundamental
Ciências humanas
title_short O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
title_full O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
title_fullStr O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
title_full_unstemmed O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
title_sort O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
author Menezes, Caroline Christoff
author_facet Menezes, Caroline Christoff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Caroline Christoff
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Maria Beatriz
contributor_str_mv Luce, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ciências humanas
topic Ensino fundamental
Ciências humanas
description Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-23T02:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153019
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013722
url http://hdl.handle.net/10183/153019
identifier_str_mv 001013722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/1/001013722.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/2/001013722.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01d65aace3afdcb20d32dd46cc1d5df5
e280c5a5326cc5cb8d09a83ae947a005
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524820119552